notícias

Fernandes Pinheiro registra terceiro paciente infectado pela Covid-19

Homem, de 50 anos, reside no interior do município e já está em isolamento domiciliar há sete dias. Resultado do teste foi divulgado na noite desta quinta-feira, 2

Da Redação

Imagem da secretaria de Saúde de Fernandes Pinheiro. Foto: Emanuelle de Matos
Fernandes Pinheiro registrou a terceira pessoa infectada pelo vírus Sars-CoV-2 (Covid-19). O resultado do teste analisado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) foi disponibilizado na noite desta quinta-feira, 2.

A secretária de Saúde, Emanuelle de Matos, relata que o paciente, de 50 anos, reside no interior do município e está há uma semana em isolamento domiciliar. A amostra do material foi coletada no dia 26 de junho. O morador não tem comorbidades, ou seja, outras doenças associadas. Emanuelle afirma que ele teve apenas uma dor de cabeça e apresentou tosse seca nesta quinta-feira, 2. “Mais está estável. Não teve nada de sintomas mais graves”, complementa a secretária.

Segundo Emanuelle, os resultados dos exames estão demorando em torno de sete dias para serem disponibilizados. “Dificulta muito essa demora, mas sabemos que é em virtude do grande aumento de coletas”, salienta a secretária.


Dos outros casos de coronavírus diagnosticados em Fernandes Pinheiro, uma paciente, de 48 anos, que mora na área urbana, se recuperou da doença. Ela havia apresentado sintomas leves e não tinha comorbidades. O resultado positivo do teste foi divulgado no dia 10 de junho.

Já o primeiro morador infectado morreu por complicações causadas pela infecção. Ele recebeu o diagnóstico positivo no dia 19 de maio quando estava internado na Santa Casa de Irati. No mesmo dia, o homem, de 49 anos, foi transferido para o hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, que é a unidade de referência para atendimento de pacientes com Covid-19. O morador faleceu depois de permanecer 16 dias hospitalizado. O pedreiro tinha comorbidades (outras doenças pré-existentes), sendo diabético e hipertenso, além de ex-fumante.

Seis pessoas entre contatos e familiares dele foram monitorados e realizaram testes. Todos tiveram resultado negativo.