notícias

Fernandes Pinheiro registra 13 casos de coronavírus da mesma família

Mais uma mulher e um homem, que são familiares do terceiro paciente infectado, foram diagnosticados com coronavírus. No total, cidade já registrou 15 casos de Covid-19
Secretaria de Saúde de Fernandes Pinheiro já registrou 15 casos de Covid-19. Foto: Jussara Harmuch
O município de Fernandes Pinheiro confirmou mais dois casos de coronavírus (Covid-19) na quarta-feira, 15. Os dois moradores infectados são familiares de um homem, de 50 anos, que já teve a doença e está recuperado. Com isso, são 13 pessoas com vínculo de parentesco diagnosticadas com a infecção.

Os dois novos casos foram identificados através de testes rápidos. Um deles é um homem, de 42 anos, sem outras doenças associadas. Já uma mulher, de 78 anos, é hipertensa e diabética. Segundo a secretária de Saúde, Emanuelle de Matos, os dois moradores passam bem e estão cumprindo isolamento domiciliar. Eles foram os dois últimos membros da família que realizaram testes.

No total, Fernandes Pinheiro já registrou 15 casos de Covid-19. Um morador faleceu por complicações causadas pela doença, duas pessoas estão recuperadas e 12 permanecem em isolamento domiciliar. Quatorze moradores aguardam resultado dos exames, 29 estão em monitoramento e 85 testes tiveram resultado negativo. Mais 82 casos foram descartados por critério epidemiológico.
Rio Azul confirma quinto caso de Covid-19

Em Rio Azul, a secretaria de Saúde confirmou o quinto caso de coronavírus ontem, 15. A mulher na faixa etária de 20 anos teve contato com uma pessoa de outro município diagnosticada com Covid-19. Ela está em isolamento domiciliar. De acordo com a enfermeira Guaraciane Gembarowski Calliari, ontem, 15, foram coletados exames dos demais familiares que moram na mesma residência que a paciente infectada.

Em vídeo postado no facebook, o prefeito Rodrigo Solda disse que o município já está há mais 100 dias tomando medidas para evitar o contágio de coronavírus e a partir de agora a fiscalização dos decretos em vigência será mais efetiva. “Vamos tomar medidas mais abrangentes. Os casos são isolados, não são em grupos, mas estamos vendo o que está acontecendo nas cidades vizinhas [com aumento de casos]. Então vamos tomar medidas para fortalecer a fiscalização. [Essas medidas] são feitas em parceria com o Ministério Público, recomendações, inclusive com a barreira [sanitária] sendo feita no fim de semana, enquanto durar o lockdown nos municípios vizinhos”, disse o gestor.

Já a secretária de Saúde, Rosane Popovicz Schirlo, enaltece o trabalho que está sendo realizado pelas equipes de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, mas comenta que o município vai reforçar as medidas de controle com fiscalizações à noite para verificar se a população está cumprindo as determinações. “Então vamos ser um pouco mais rígidos para tentar controlar a situação para que não fuja do nosso controle e tenha aumento de casos”, relata Rosane.
Outros municípios da 4ª Regional
Em Guamiranga, o boletim divulgado ontem, 15, não registrou novos casos de coronavírus. Desta forma, a cidade não tem casos ativos da doença. Os seis pacientes diagnosticados com a infecção já estão recuperados. O município tem oito moradores em investigação e apresenta 48 casos descartados com resultado negativo do teste. Em Inácio Martins, também não há casos ativos de Covid-19. Os nove martinenses infectados se recuperaram. Oito pessoas estão aguardando resultado do exame laboratorial. Desde março, 129 moradores foram liberados do monitoramento e 98 pessoas realizaram testes e tiveram resultado negativo. Em Teixeira Soares, dos sete casos registrados, seis pessoas estão recuperadas e uma faleceu por complicações causadas pela doença. Sete moradores aguardam resultado dos exames, 28 estão sendo monitorados e 51 testes descartaram a contaminação.

Em Rebouças, a secretaria Municipal de Saúde confirmou ontem o sétimo caso de coronavírus desde o início da pandemia. Vinte pessoas aguardam resultados dos testes, 103 estão sendo monitoradas e 384 exames tiveram resultado negativo, sendo 256 sorológicos e 128 RT-PCR.

Prudentópolis mantém nove casos ativos de coronavírus 

Em Prudentópolis, o Informe Epidemiológico divulgado pela secretaria de Saúde ontem mostra que a cidade mantém nove casos ativos de coronavírus. No total, foram 48 prudentopolitanos diagnosticados com a doença. 38 pessoas se recuperaram e um óbito foi registrado. 88 moradores estão sendo monitorados, 188 aguardam resultado do exame laboratorial e 234 testes tiveram resultado negativo.

Paraná confirma mais 52 mortes

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou mais 1.751 casos de coronavírus e 52 mortes pela infecção na quarta-feira, 15. O Paraná soma 46.601 casos e 1.181 óbitos em decorrência da doença. 1.122 pessoas estão internadas com diagnóstico positivo e 927 paranaenses permanecem hospitalizados aguardando resultado dos testes.

Os 52 pacientes que faleceram estavam internados. São 14 mulheres e 38 homens, com idades que variam de 34 a 88 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 27 de junho e 15 de julho. As pessoas que faleceram residiam em Curitiba (21), Paranaguá (3), Arapongas, Itaperuçu, Pinhais, Pontal do Paraná, São Jose dos Pinhais e Araucária (2). Uma morte foi registrada nas cidades de: Assis Chateaubriand, Cascavel, Colombo, Corbélia, Curiúva, Guaratuba, Jesuítas, Mangueirinha, Matinhos, Pato Branco, Piraquara, Ponta Grossa, Quedas Do Iguaçu, Rio Branco do Sul, Santa Helena e Santa Izabel do Oeste.

Atualmente, 382 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado de Covid-19. Em 196 municípios foram registrados óbitos pela doença.

Média móvel é de 1.067 óbitos por dia no Brasil

O Brasil passou a contabilizar nas últimas 24 horas mais 1.261 mortes em decorrência da infecção. O total de óbitos chegou a 75.523 desde o início da pandemia. Considerada a média móvel de novas mortes na última semana, foram registrados 1.067 óbitos por dia. Os dados do consórcio de imprensa apontaram a entrada de mais 39.705 registros de casos de coronavírus nas últimas 24 horas. O total agora é de 1.970.909 infectados no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o País possui 1.255.564 pacientes recuperados.