notícias

Covid-19: Mais 16 casos são diagnosticados em municípios da 4ª Regional

Mais sete casos foram confirmados em Imbituva, seis em Mallet, dois em Irati e um em Rebouças
Foto: Rádio Najuá
Dezesseis novos casos de coronavírus (Covid-19) foram registrados nos municípios da 4ª Regional de Saúde de Irati nesta sexta-feira, 10. Mais sete pessoas foram infectadas em Imbituva, seis em Mallet, duas em Irati e uma em Rebouças.

Em Irati, os pacientes contaminados foram um homem e uma mulher nas faixas etárias de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos. Com a atualização dos dados, o município já registrou 64 pessoas infectadas, sendo que 44 iratienses estão recuperados. Portanto, são 20 casos ativos da doença. Dezenove iratienses permanecem em isolamento domiciliar e uma mulher, de 56 anos, está internada em uma ala de enfermaria no hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. Vinte e cinco moradores aguardam resultado do exame laboratorial. Até o momento, nenhum óbito por complicações causadas pela infecção foi registrado em Irati.

Irati soma 34 mulheres e 30 homens diagnosticados com coronavírus. Por faixa etária são 17 pessoas infectadas entre 30 e 39 anos, 14 entre 40 e 49 anos, 12 entre 20 e 29 anos, oito entre 50 e 59 anos, cinco entre 60 e 69 anos, quatro entre 10 e 19 anos, duas entre 0 a 5 anos, uma entre 6 e 9 anos e uma entre 70 e 79 anos. Até o momento, ninguém acima de 80 anos teve Covid-19 em Irati.

Em Imbituva, mais quatro homens, de 18, 19, 20 e 63 anos, e três mulheres, de 31, 52 e 66 anos, testaram positivo para Covid-19. Dos 13 testes analisados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR), quatro tiveram resultado positivo e nove foram negativos. Mais três testes rápidos apontaram reagentes. Neste caso, são pessoas que já tiveram contato com a doença.
Dos novos casos, seis têm relação com pessoas que já diagnosticadas com coronavírus. Todos tiveram sintomas leves e estão em isolamento domiciliar, assim como seus contatos.  A secretaria de Saúde de Imbituva aguarda a liberação de 25 resultados de exames.

Em Imbituva já foram confirmados 90 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Sessenta e cinco pessoas cumpriram o período de isolamento e estão recuperadas. Vinte e quatro imbituvenses estão em isolamento domiciliar e um óbito foi registrado.

Mallet registrou mais seis casos de coronavírus nesta sexta-feira, 10. Com isso, a cidade contabiliza 19 pessoas infectadas. Oito malletenses estão recuperados, 12 aguardam resultado do exame laboratorial e 34 seguem em monitoramento. 203 casos foram descartados com resultado negativo e 247 pessoas foram notificadas com síndromes gripais desde março.

Em Rebouças, o sexto caso de Covid-19 foi diagnosticado hoje, 10. A mulher se enquadra na faixa etária entre 40 e 45 anos. Ela mora na área urbana e apresenta quadro de saúde estável. Cinco pessoas contaminadas em Rebouças já estão recuperadas. Dez casos suspeitos aguardam análise laboratorial e 71 pessoas estão sendo monitoradas. 329 casos foram descartados, sendo 216 testes sorológicos e 113 RT-PCR.

Os outros municípios da 4ª Regional de Saúde de Irati não diagnosticaram casos novos de coronavírus. Rio Azul já teve quatro moradores infectados, sendo que três estão recuperados. Em Teixeira Soares foram registrados sete casos desde o início da pandemia. Seis pessoas se recuperaram e uma morreu por complicações causadas pela doença. Quatro moradores aguardam resultado do exame laboratorial e 34 estão em monitoramento. 47 casos já foram descartados com resultado negativo do exame.

Em Fernandes Pinheiro, dez moradores foram infectados, sendo oito da mesma família e que tiveram contato com o terceiro paciente diagnosticado com a doença. Uma pessoa está curada da Covid-19 e um homem morreu em decorrência do coronavírus. Dezenove casos suspeitos aguardam resultado dos testes e 36 estão sendo monitorados. 136 casos foram descartados, sendo 75 por critério epidemiológico e 61 por critério laboratorial (resultado negativo do exame).

Guamiranga teve mais uma pessoa recuperada. Até agora, foram notificados seis casos de Covid-19. Desses, cinco moradores estão curados. Um munícipe está sendo monitorado, quatro em investigação e 40 casos foram descartados.

Já em Inácio Martins, as nove pessoas contaminadas já se recuperaram. Quatro martinenses estão sendo monitorados e aguardam resultado do exame laboratorial. 125 moradores já foram liberados do monitoramento. 91 testes apresentaram resultado negativo. Desses, 21 foram testes rápidos e 70 RT-PCR.

Prudentópolis, que integra a 5ª Regional de Saúde, não registrou novos casos de coronavírus nesta sexta-feira, 10. O município teve mais dois pacientes recuperados. Ambos são homens, de 37 anos e 54 anos. Um deles mora na área urbana e outro no interior. Eles estão liberados para retornarem suas atividades, assim como seus contatos domiciliares. No total, Prudentópolis já registrou 37 casos de Covid-19. Trinta e dois moradores estão curados e uma idosa, de 91 anos, morreu por complicações causadas pela infecção. Dos quatro casos ativos, todos permanecem em isolamento domiciliar. Quarenta e seis prudentopolitanos aguardam resultado do exame RT-PCR enviado ao Lacen e 135 pessoas estão em monitoramento. 174 casos foram descartados em Prudentópolis.
Paraná registra mais de 2 mil casos e 47 mortes
No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) registrou mais 2.063 casos de coronavírus e 47 mortes no Informe Epidemiológico desta sexta-feira, 10. No total, o Estado já diagnosticou 39.064 casos e contabilizou 961 óbitos. 800 paranaenses estão internados com Covid-19 e 1.046 pessoas permanecem hospitalizadas aguardando resultado dos exames.

As mortes registradas no boletim da SESA de hoje, 10, ocorreram entre os dias 22 de junho e 10 de julho. Os pacientes que faleceram residiam em Cascavel (7), Londrina (4), Maringá, Arapongas, Curitiba e Foz do Iguaçu (3), Rio Branco do Sul, Fazenda Rio Grande, Cambé e Astorga (2). As cidades que registraram um óbito foram: Assaí, Barbosa Ferraz, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Colombo, Colorado, Guarapuava, Lapa, Ortigueira, Paranaguá, Paula Freitas, Piraquara, Rio Negro, Santa Fé, Santa Terezinha de Itaipu e São José dos Pinhais. Todos estavam internados. As vítimas foram 22 mulheres e 25 homens, com idades que variam de 23 a 96 anos. Apenas 22 municípios do Paraná ainda não tiveram casos de coronavírus. O Estado soma 377 cidades com pelo menos um registro da doença. Em 182 municípios ocorreram óbitos. O monitoramento registra 448 casos de residentes fora do Paraná. Desses, foram computados 17 óbitos. O Paraná registra 13.374 pessoas recuperadas, o que corresponde a 34,2% do total de infectados.
Brasil atinge marca de 70 mil mortes
O Brasil ultrapassou hoje a marca de 70 mil mortes provocadas pelo coronavírus. Segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa, foram 1.270 óbitos registrados até as 20h de hoje, 10, em relação às 24 horas anteriores. O total de óbitos chegou a 70.524. O consórcio de imprensa também apontou que o Brasil passou de 1,8 milhão de casos confirmados da Covid-19. Foram 45.235 novos diagnósticos nas últimas 24 horas em todo o País. O número de recuperados chegou a 1.078.763 pessoas.

Mallet registrou seis casos de Covid-19 somente nesta sexta-feira, 10. Foto: Divulgação

Em Inácio Martins, quatro pessoas estão em investigação aguardando resultado do exame. Foto: Divulgação
Imbituva confirmou mais sete casos de coronavírus hoje, 10. Foto: Divulgação
Guamiranga teve mais um paciente recuperado. Foto: Divulgação
Prudentópolis tem quatro casos ativos de coronavírus. Foto: Divulgação
Rebouças confirmou o 6º caso de coronavírus nesta sexta-feira, 10. Foto: Divulgação
Em Teixeira Soares, quatro moradores aguardam resultado do exame laboratorial. Foto: Divulgação
Em Fernandes Pinheiro já foram diagnosticados dez casos de Covid-19. Foto: Divulgação