notícias

Covid-19: Idoso de 89 anos é o 37º caso confirmado em Prudentópolis

Com 30 pacientes recuperados e uma morte registrada, Prudentópolis tem seis casos ativos

Prudentópolis confirmou o 37º caso de coronavírus nesta quinta-feira, 9. O paciente diagnosticado com a doença possui 89 anos e reside na área urbana. Ele apresentou sintomas moderados e está em isolamento domiciliar. Segundo a secretaria de Saúde, o idoso realizou um teste rápido de marca habilitada pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

O Departamento de Vigilância Epidemiológica orientou e realizou os procedimentos necessários com o morador infectado. Mais um prudentopolitano se recuperou da Covid-19. Ele tem 41 anos e mora no perímetro urbano. O morador havia realizado um teste rápido de marca habilitada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Com 30 pacientes recuperados, Prudentópolis tem seis casos ativos da doença. Uma mulher, de 91 anos, morreu por complicações causadas pela doença no 5 de julho. Trinta e quatro moradores estão em investigação aguardando resultado do exame RT-PCR enviado ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR). São 101 pessoas em monitoramento e 171 casos descartados com resultado negativo do teste.

O secretário de Saúde, Marcelo Hohl Mazurechen, pede aos moradores diagnosticados com coronavírus e aqueles que apresentam sintomas suspeitos para respeitarem o período de isolamento domiciliar. O mesmo pedido é realizado aos contatos domiciliares dessas pessoas.

Como medida de combate ao coronavírus, a secretaria de Saúde de Prudentópolis realizará mais um trabalho de limpeza e desinfecção das vias e espaços públicos. A ação começará nesta quinta-feira, 9, às 21h, com previsão de término às 5 h de sexta-feira, 10.

O município solicita para a população evitar de sair de casa nesse período, principalmente porque está em vigor o toque de recolher das 20 h até 6 h do dia seguinte. Além disso, é necessário manter distância dos agentes de aplicação e não deixar carro estacionado nas vias públicas.

Os agentes que realizam a higienização utilizam hipoclorito de sódio. A aplicação será realizada por um pulverizador trator que passará nos locais com maior contato e fluxo de pessoas da cidade.


Teixeira Soares não tem casos ativos de Covid-19

Em Teixeira Soares, nenhum caso de coronavírus foi registrado nesta quinta-feira, 9. Foram diagnosticados sete casos desde o início da pandemia. Uma mulher morreu e seis pessoas estão recuperadas. Cinco moradores aguardam resultado do exame, 32 munícipes estão em monitoramento e 46 casos foram descartados.

Fernandes Pinheiro registra 10º caso; oito pessoas são da mesma família

Já o município de Fernandes Pinheiro confirmou dez casos de Covid-19. O último foi registrado hoje, 9. A mulher, de 37 anos, está em isolamento domiciliar. Ela tem vínculo de parentesco com o terceiro morador contaminado. No total, já são oito pessoas da mesma família infectadas. Todos permanecem em suas residências cumprindo quarentena.

Fernandes Pinheiro tem uma moradora recuperada e um óbito registrado em decorrência da infecção. Dez pessoas aguardam resultado do exame, 24 moradores estão sendo monitorados e 136 casos foram descartados, sendo 75 por critério epidemiológico e 61 laboratorial (resultado negativo do teste).
Paraná passa de 37 mil casos e registra 914 mortos

No Paraná, a SESA registrou 1.680 casos e 34 mortes por Covid-19 nesta quinta-feira, 9. Os óbitos ocorreram entre os dias 24 de junho e 9 de julho. Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (8), Piraquara e São José dos Pinhais (3), Maringá e Fazenda Rio Grande (2). Mais um falecimento foi registrado nas cidades de Almirante Tamandaré, Arapongas, Cascavel, Cianorte, Figueira, General Carneiro, Ivaiporã, Nova Tebas, Paranaguá, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Santa Mariana, Santa Tereza do Oeste, Sarandi, Umuarama e Wenceslau Braz.

O Paraná soma 37.001 casos e 914 mortos em decorrência da doença. 794 pessoas diagnosticadas com coronavírus estão internadas. Mais 1.036 pacientes hospitalizados no Estado aguardam resultado dos exames. Apenas 25 municípios não tiveram casos de Covid-19 no Paraná. São 374 cidades com pelo menos um registro e 177 com óbitos. O monitoramento da SESA registra 423 casos de pessoas que não residem no Paraná. Desses, 17 pacientes morreram.

O Brasil registrou 1.199 novas mortes por Covid-19, elevando o total para 69.254 óbitos. Segundo o consórcio de imprensa, foram contabilizados mais 42.907 casos. O total de infectados passou para 1.759.103 pessoas. Mais de 1 milhão de pessoas se recuperaram da doença no País.

Teixeira Soares não tem nenhum caso ativo de Covid-19. Foto: Divulgação

Fernandes Pinheiro diagnosticou 10º caso de Covid-19 nesta quinta-feira, 9. Foto: Divulgação

Boletim de Covid-19 divulgado hoje, 7, em Prudentópolis. Foto: Divulgação