notícias

Covid-19 causou morte de oito pessoas na área de abrangência da 4ª Regional

No fim de semana foram registrados óbitos de moradores de Imbituva e Irati. Cidades de Mallet, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares também registraram mortes causadas pela doença desde o início da pandemia
Foto: Divulgação
Com mais dois óbitos registrados no fim de semana, a 4ª Regional de Saúde soma oito mortes por complicações causadas pelo novo coronavírus (Covid-19) desde o início da pandemia. Uma moradora de Imbituva, de 42 anos, faleceu na noite de sexta-feira, 17, no hospital Evangélico de Curitiba. Já no domingo, 19, uma mulher, de 47 anos, morreu na Santa Casa de Irati.

Do total de óbitos, três pacientes moravam em Imbituva, dois em Mallet e um nas cidades de Irati, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares.

A imbituvense que morreu na sexta-feira, 17, tinha câncer e estava hospitalizada depois de realizar uma cirurgia. Um homem, de 77 anos, que também morava em Imbituva, faleceu na Santa Casa de Irati na quinta-feira, 16. Porém, foi constatado que ele não faleceu em razão da Covid-19. Até quinta-feira, 16, quando a secretaria Municipal de Saúde divulgou o último boletim de coronavírus, Imbituva registrava 142 casos da doença e 95 pacientes recuperados.
Em Guamiranga, o sétimo caso de Covid-19 foi registrado neste domingo, 19. A adolescente, de 15 anos, apresentou vários sintomas como cefaleia, mialgia, dor de garganta, dificuldade para deglutir, febre, calafrios, coriza e náusea. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a jovem não tinha comorbidades (outras doenças associadas). Ela está em isolamento domiciliar e apresenta boa evolução. A amostra do exame da adolescente foi analisada pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR).

Dos sete casos confirmados, seis moradores de Guamiranga estão recuperados. Uma pessoa está sendo monitorada, três casos permanecem em investigação e 56 foram descartados com resultado negativo do exame.

Fernandes Pinheiro teve o terceiro paciente recuperado. O homem, de 54 anos, estava internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. Ele recebeu alta e retornou para a residência no sábado, 18. Fernandes Pinheiro já registrou 15 casos de Covid-19, sendo 13 da mesma família. Desses, duas pessoas que possuem vínculo de parentesco estão recuperadas. Desde o início da pandemia, a cidade diagnosticou 15 casos de coronavírus. Uma pessoa morreu e três estão curadas. Dez casos estão em análise aguardando o resultado do exame laboratorial e 25 continuam em monitoramento. São 95 casos descartados com resultado negativo do teste e 82 por critério epidemiológico.

Nas outras cidades da 4ª Regional, Irati já registrou 95 casos de coronavírus. Vinte e cinco pessoas estão em isolamento domiciliar, 65 recuperadas, quatro internadas e um óbito foi registrado. Em Mallet, até o último boletim divulgado na sexta-feira, 17, haviam sido registrados 31 casos de Covid-19. Dez malletenses se recuperaram e dois morreram por complicações causadas pela doença. Em Rio Azul já foram diagnosticados seis casos, sendo que quatro estão curados. Rebouças soma sete pessoas infectadas e cinco recuperadas. Em Inácio Martins, conforme Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), foram confirmados 12 casos de coronavírus, três a mais do que o último boletim divulgado pelo município. De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, Inácio Martins tem nove moradores curados. Teixeira Soares registrou sete casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Seis pessoas se recuperaram e uma morreu em decorrência da doença.

Prudentópolis, que pertence a 5ª Regional de Saúde, registrou mais um caso no fim de semana.  O paciente infectado foi um adolescente, de 13 anos, que apresentou sintomas leves. O diagnóstico foi confirmado através de exame RT-PCR analisado pelo Lacen.

Prudentópolis teve mais dois pacientes recuperados, sendo uma adolescente, de 12 anos, e um menino, de 3 anos. Ambos moram no interior do município. No total, Prudentópolis já registrou 49 casos de Covid-19. Quarenta prudentopolitanos estão recuperados e um óbito foi contabilizado.

Noventa pessoas aguardam resultado do exame e 70 estão sendo monitoradas. 338 casos foram descartados.

No Paraná, a SESA confirmou mais 1.062 casos e 19 mortes neste domingo, 19. No total, são 54.026 diagnosticados positivos da doença e 1.308 óbitos. A quantidade de pacientes internados com Covid-19 é de 1.144. Outros 1.024 paranaenses estão hospitalizados aguardando resultado dos exames. Os 19 pacientes que morreram estavam internados. Foram oito mulheres e 11 homens, com idades que variam de 47 a 95 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 7 de junho e 19 de julho. Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (12), Almirante Tamandaré (1), Barracão (1), Cascavel (1), Colombo (1), Pinhais (1), Piraquara (1) e Wenceslau Braz (1).

Apenas 11 cidades no Paraná não tiveram casos de coronavírus. 388 municípios registraram pelo menos um caso da doença e 201 tiveram óbitos, conforme o boletim da SESA. O Estado tem 18.419 pessoas recuperadas da Covid-19, sendo 34,1% do total de infectados.

O Brasil registrou o domingo com mais mortes de Covid-19, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa com 716 óbitos. No total, 79.533 pessoas perderam a vida em decorrência da infecção. Segundo a média móvel dos últimos sete dias, o Brasil mantém estabilidade no número de casos: 1.055 mortes por dia.

O país chegou a 2.099.896 casos da doença, sendo 24.650 registrados nas últimas 24 horas.
O Brasil chegou a 1.371.229 pacientes recuperados, enquanto mais de 647 mil seguem em acompanhamento.