notícias

Coronavírus: Rio Azul registra sexto morador infectado

Mulher, de 70 anos, está em isolamento domiciliar. Município vai instalar barreiras sanitárias nas vias de acesso a área urbana no fim de semana
Rio Azul vai retomar barreiras sanitárias neste fim de semana. Foto: Rodrigo Zub
Rio Azul registrou o sexto morador infectado com o vírus Sars-CoV-2, causador da atual pandemia da Covid-19. O novo caso foi registrado em uma mulher, de 70 anos, que é hipertensa e mora no interior do município. Ela foi diagnosticada com a doença em um exame RT-PCR.

Segundo informações da secretaria de Saúde, a idosa procurou atendimento médico na terça-feira, 14, com sintomas como calafrios, fraqueza, tosse seca, dor de garganta e coriza. Nesta sexta-feira, 17, ela apresentava melhoras persistindo somente o quadro de tosse. Atualmente, a mulher está em isolamento domiciliar, assim como seus familiares, que estão sendo monitorados pela secretaria de Saúde.

Rio Azul já teve seis casos de coronavírus desde o início da pandemia. Quatro moradores estão recuperados e dois casos permanecem ativos. A cidade apresenta 25 pacientes suspeitos aguardando resultado dos exames e 100 monitorados. 127 casos foram descartados.

A secretaria de Saúde solicita que a população continue respeitando as medidas de proteção da Covid-19, como manter distanciamento social, não viajar ou receber visitantes, não levar crianças, idosos ou pessoas dos grupos de risco em lojas, mercados, comércio geral e locais públicos, não realizar rodas de chimarrão, não compartilhar objetos, utilizar máscara e álcool gel, além de manter cuidados para retornar para casa.
Informações ou dúvidas sobre a doença podem ser esclarecidas nos telefones 3463-1424 e 9-9145-2484 ou pelo e-mail epidemiorioazul@yahoo.com.br.

Na quinta-feira, 16, o Comitê Gestor da Pandemia em Rio Azul comunicou que o município vai instalar barreiras sanitárias restritivas nas vias de acesso a área urbana. “Essa medida está sendo tomada, pois municípios de nossa região, notadamente Irati, decretaram o fechamento de seus comércios nos sábados e domingos, com o intuito de evitar aglomerações. Sendo assim, não achamos justo com nosso município, que pessoas saiam dos municípios vizinhos e realizem aglomerações aqui em Rio Azul. Tal medida está sendo tomada, para evitar um possível fechamento do comércio de nossa cidade. Assim, pedimos a colaboração de todos no sentido de informar parentes, amigos e prováveis visitantes, que neste final de semana estará restrita a entrada em nosso município. Lembramos, também, que tal medida já foi utilizada em várias cidades, como Matinhos, Pontal do Paraná, Balneário Camboriú, Campo Magro”, diz o comunicado compartilhado nas redes sociais.

Em vídeo postado no facebook na quarta-feira, 15, o prefeito Rodrigo Solda anunciou que o município planejava retomar a barreira sanitária, que já foi implantada no início da pandemia.

“Vamos tomar medidas mais abrangentes. Os casos são isolados, não são em grupos, mas estamos vendo o que está acontecendo nas cidades vizinhas [com aumento de casos]. Então vamos tomar medidas para fortalecer a fiscalização. [Essas medidas] são feitas em parceria com o Ministério Público, recomendações, inclusive com a barreira [sanitária] sendo feita no fim de semana, enquanto durar o lockdown nos municípios vizinhos”, disse Rodrigo. 
Boletim de monitoramento de coronavírus de Rio Azul divulgado nesta sexta-feira, 17. Foto: Divulgação