notícias

Auxílio emergencial: Caixa de Irati atende mais de 400 pessoas por dia

Foram creditados nos meses de abril a julho R$ 65.134.800 em benefícios nos municípios da região vinculados à agência de Irati
Agência da Caixa em Irati. Foto: Najuá maio/2020
Hoje a agência da Caixa Econômica de Irati atende, por dia, em média mais de 400 pessoas que precisam de ajuda para receber o auxílio emergencial. Neste número não está se considerando os atendimentos do lado de fora, na fila, de pessoas que buscam informações. Mas esta situação era bem diferente no início da pandemia no Brasil. A Caixa chegou a registrar mais de 2 mil atendimentos dia no mês de abril. A fila do lado de fora virava a quadra duas vezes, quase encontrando ponta a ponta. A maioria buscava o banco fora do dia de pagamento porque não entendia os calendários ou não sabia como operar o aplicativo de pagamentos Caixa Tem. Muitos também buscavam ajuda para solicitar o benefício.

As pessoas se aglomeravam nas filas desde cedo, sem distanciamento, sem máscaras e permaneciam por muito tempo, pois a espera pelo atendimento chegava a durar mais de quatro horas. Foi aí que a prefeitura entrou enviando funcionários da assistência social e Guarda Municipal para organizar a fila e orientar quanto aos procedimentos. Tendas foram armadas na frente do banco para abrigar as pessoas da chuva e sol e cadeiras dispostas em fila com espaçamento seguro, são dispostas diariamente até hoje. O gerente da unidade, Roque Viland Policeno, colocou uma copiadora e funcionários do lado de fora para facilitar a impressão de documentos e adiantar as informações para os saques.

Diversas pessoas da comunidade se voluntariaram para ajudar e servidores públicos que estavam em férias, também se habilitaram. A empresa Toque fibra forneceu uma linha de internet gratuitamente e a Coutinho's Informática ajudou a população que buscava ainda o cadastro da solicitação do auxílio.

A fim de reduzir aglomeração, nos dias de pagamentos dos calendários iniciais, a Caixa disponibilizou empregados para atuar nas lotéricas de cada um dos municípios vinculados à agência de Irati [veja tabela] para auxiliar os beneficiários no manuseio do Caixa Tem e assim gerar os códigos de saque. Essa ação, além de evitar a aglomeração de pessoas em Irati, contribuiu para direcionar o gasto do auxílio no comércio local.

De acordo com o Portal da Transparência da União, foram creditados nos meses de abril a julho R$ 65.134.800,00 em benefícios nos municípios da região atendidos pela agência de Irati
Municípios vinculados à agência da Caixa de Irati. Dados do Portal Transparência da União extraídos dia 30/07/2020
Iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Ministério da Cidadania, o Portal da Transparência permite consultar pagamentos de cerca de 53,9 milhões de beneficiários. Os dados podem ser consultados através de filtros por estado e município e mês, também pelo nome, CPF e Número de Identificação Social (NIS). A página de detalhamento de cada beneficiário apresenta as informações cadastrais e as parcelas já disponibilizadas. Também há um link para encaminhar denúncia diretamente ao Ministério da Cidadania.