notícias

4ª Regional de Saúde já registrou 183 casos de Covid-19

140 pessoas já se recuperaram da doença nos nove municípios da área de abrangência da 4ª Regional

A 4ª Regional de Saúde de Irati já registrou 183 casos de coronavírus em seus nove municípios de abrangência desde o início da pandemia. Desses, 140 pacientes estão recuperados. Quatro óbitos foram registrados. Os dados se referem aos boletins divulgados pelos municípios até quarta-feira, 8.

Em Irati, três novos casos foram diagnosticados, sendo mais um homem e duas mulheres infectadas. Eles se enquadram nas faixas etárias entre 30 e 39 anos, 40 e 49 anos e 60 e 69 anos. Com isso, a cidade passa a totalizar 57 registros de Covid-19. Mais nove iratienses se recuperaram e estão aptos a retomar as atividades. No total, são 43 pessoas curadas. Quatorze permanecem em isolamento domiciliar. Ninguém está internado com diagnóstico positivo da doença e nenhum óbito foi registrado. Quarenta casos estão em investigação aguardando resultado do exame laboratorial.

Até agora, 31 mulheres e 26 homens tiveram coronavírus em Irati. Por faixa etária, são 15 pessoas infectadas na faixa etária entre 30 e 39 anos, 13 entre 40 e 49 anos, dez entre 20 e 29 anos, sete entre 50 e 59 anos, quatro entre 10 e 19 anos, quatro entre 60 e 69 anos, duas entre 0 e 5 anos, uma entre 6 e 9 anos e uma entre 70 e 79 anos.

Em Imbituva foram registrados 76 casos de Covid-19. 61 imbituvenses se recuperaram e 14 permanecem em isolamento domiciliar. Um óbito foi registrado no município.

Em Rio Azul, a secretaria de Saúde confirmou o quarto caso de coronavírus nesta quarta-feira, 8. A mulher, que reside na área urbana, se enquadra na faixa etária de 40 anos. Ela apresentou sintomas gripais no dia 24 de junho e procurou atendimento na unidade sentinela do município. Em função do protocolo estadual, ela retornou ao posto de saúde para realizar o teste rápido, que teve resultado positivo. Segundo a funcionária da secretaria de Saúde, Zuleica Brandino Amorim, a paciente infectada não tem relação com os outros casos diagnosticados.
O que quer dizer isso que o vírus está circulando em nossa cidade e que temos de tomar todo o cuidado, não fazer aglomerações, manter distanciamento, uso de máscaras, lavagem das mãos, porque esse caso não tem contato nenhum com os outros casos. Ela está bem e está sendo monitorada porque ela ainda apresenta sintomas. Já está bem. Estado estável. Está em casa, mas precisa esperar os dias de isolamento para circular novamente, relatou Zuleica em vídeo postado no facebook da prefeitura de Rio Azul.
O boletim da secretaria de Saúde de Rio Azul mostra que os três primeiros moradores diagnosticados com coronavírus estão recuperados. A cidade ainda possui 20 casos suspeitos, 58 monitorados e 79 descartados com resultado negativo do teste.

Em Fernandes Pinheiro, um jovem, de 24 anos, testou positivo. Ele mora na área urbana e não tem outras doenças associadas. Esse foi o nono caso de Covid-19 no município. Ele possui relação de parentesco com o terceiro paciente infectado. Desta forma, já são sete pessoas da mesma família contaminadas. Fernandes Pinheiro tem um morador recuperado e um óbito em decorrência do coronavírus. Quatorze moradores aguardam resultado do exame, 30 pessoas estão sendo monitoradas e 58 testes apresentaram resultado negativo. 74 casos foram descartados por critério epidemiológico.

Em Mallet, mais três pessoas estão curadas. Desta forma, oito dos dez casos notificados estão recuperados. Um homem morreu em função de complicações causadas pelo coronavírus. São 24 casos suspeitos, 39 monitorados e 194 descartados. 230 pessoas foram notificadas com síndrome gripal desde março.

Em Teixeira Soares foram confirmados sete casos de Covid-19. Seis pessoas estão recuperadas e um óbito foi registrado. Em Guamiranga, seis moradores foram diagnosticados com a doença. Quatro pessoas estão recuperadas, duas monitoradas, quatro em investigação e 36 casos foram descartados.

Os municípios de Inácio Martins e Rebouças não possuem casos ativos da doença. Em Inácio Martins foram nove registros de coronavírus. Todos estão recuperados. Sete martinenses estão em investigação aguardando resultado do exame. 118 pessoas já foram liberadas do monitoramento. 85 testes apresentaram resultado negativo, sendo 64 RT-PCR e 19 testes rápidos.

Já em Rebouças, cinco pessoas foram infectadas. Todas estão curadas. Quatorze aguardam resultado do exame, 45 estão sendo monitoradas e 261 testes apresentam resultado negativo. Desses, foram 157 testes sorológicos e 104 RT-PCR.

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) registrou 1.386 novos casos e 43 mortes nesta quarta-feira, 8, sendo 16 mulheres e 27 homens, com idades que variam de 31 a 99 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 4 de junho e 8 de julho. Onze pacientes que faleceram residiam em Curitiba, três em Cascavel, três em Pinhais, três em São José dos Pinhais e dois em Pontal do Paraná. Foi registrada uma morte em Alto Piquiri, Antonina, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Colombo, Farol, Floraí, Florestópolis, Goioerê, Ibaiti, Ivaiporã, Nova Londrina, Ortigueira, Paranaguá, Rio Negro, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Tijucas do Sul, Umuarama e Ventania. No total, são 880 óbitos no Estado e 35.324 diagnósticos positivos de Covid-19.

No Brasil foram contabilizados 1.187 mortes e 41.541 casos nesta quarta-feira, 8. O total de infectados no Brasil chegou a 1.716.196 e de óbitos é de 68.055. Já a quantidade de recuperados é de 1.117.922.

Rio Azul registrou o 4º caso de Covid-19 nesta quarta-feira, 8. Foto: Divulgação
Em Rebouças, os cinco pacientes diagnosticados com coronavírus se recuperaram. Foto: Divulgação

Em Mallet são dois casos ativos de Covid-19. Foto: Divulgação

Fernandes Pinheiro registrou nono caso de Covid-19. Sete pessoas contaminadas pertencem à mesma família. Foto: Divulgação

Em Inácio Martins, todos os moradores infectados estão recuperados. Foto: Divulgação

Já em Guamiranga são dois casos ativos. Foto: Divulgação