notícias

Duas pessoas da mesma família são diagnosticadas com coronavírus em Fernandes Pinheiro

Homens, de 55 e 58 anos, residem na área urbana e estão em isolamento domiciliar. Ambos tiveram contato com outro familiar diagnosticado com a doença
Imagem da secretaria de Saúde de Fernandes Pinheiro. Foto: Divulgação
Duas pessoas da mesma família foram diagnosticadas com coronavírus (Covid-19) em Fernandes Pinheiro. Os dois homens moram na área urbana e estão em isolamento domiciliar.

Um deles, de 55 anos, realizou o teste RT-PCR. Ele teve a amostra coletada na sexta-feira, 3. O resultado do exame foi divulgado hoje, 6. Já o outro paciente, de 58 anos, realizou um teste rápido habilitado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) nesta segunda-feira, 6. Ambos não têm comorbidades, ou seja, outras doenças associadas.

Os dois homens também são familiares do terceiro morador da cidade diagnosticado com a doença, que é um homem, de 50 anos, que reside no interior do município. Ele também está em isolamento domiciliar.

Em nota assinada pela secretária de Saúde, Emanuelle de Matos, e pela responsável do setor de Vigilância Epidemiológica, Patrícia Bielik Mattos, o município ressalta a importância de a população cumprir as medidas preventivas de combate ao coronavírus, como manter o distanciamento social, não viajar ou receber visitantes, sair somente quando necessário, usar máscaras de proteção facial e evitar de frequentar estabelecimentos e locais públicos em geral, sem necessidade. A secretaria de Saúde ainda solicita que idosos, crianças e doentes crônicos que fazem parte dos grupos de risco redobrem os cuidados. “A partir do momento que as pessoas consultam e o profissional de saúde confirma que está com sintoma gripal deve ficar em isolamento. Os pacientes assinam um documento que eles estão cientes que tem de manter o isolamento. Porém, muitas pessoas não estão cumprindo. Isso acontece em todos os municípios”, salienta Emanuelle.
Dos cinco casos confirmados em Fernandes Pinheiro, três permanecem ativos. Uma mulher, de 48 anos, que mora na área urbana, cumpriu o período de quarentena e se recuperou da doença. Já um homem, de 49 anos, morreu por complicações causadas pela infecção.

Conforme boletim atualizado pela secretaria de Saúde de Fernandes Pinheiro, às 18h30 desta segunda-feira, 6, oito moradores permanecem em análise aguardando resultado do exame laboratorial. Vinte pessoas que apresentaram sintomas gripais, mas não foram testadas estão sendo monitoradas em isolamento domiciliar válido por 14 dias. 128 casos foram descartados, sendo 72 por critério epidemiológico e 56 por critério laboratorial com resultado negativo do exame.
Boletim atualizado pela secretaria de Saúde de Fernandes Pinheiro nesta segunda-feira, 6. Foto: Divulgação