notícias

Unicentro completa 30 anos neste sábado

Universidade promoverá atividades online para marcar a data em virtude da pandemia de coronavírus. Instituição surgiu da fusão da FAFIG, de Guarapuava, e da FECLI, de Irati

Da Redação, com informações da Assessoria da Unicentro


Imagem de estudantes durante vestibular da Unicentro de 2019. Foto: Unicentro/Arquivo
Neste sábado, dia 13 de junho, a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) completa três décadas de existência. A instituição foi criada a partir da fusão de duas faculdades regionais, a FAFIG, de Guarapuava, e a FECLI, de Irati.

Em virtude da pandemia de coronavírus, a direção da Unicentro programou atividades virtuais para celebrar a data, já que não é possível realizar uma festa presencial. Segundo o reitor, professor Fábio Hernandes, a instituição transformou a realidade das regiões de Guarapuava, Irati e das cidades onde funcionam os campis avançados. “A Unicentro se transformou em uma das principais universidades brasileiras, porque desde o primeiro momento de sua criação, a comunidade, a sociedade de Irati, a sociedade de Guarapuava, os docentes e agentes universitários, que estavam, desde aquela época, muito lutaram em prol dessa universidade, essa universidade que tem transformado a nossa região, a região de Irati e tem transformado todo o Paraná”, avalia Fábio.

Um site específico para o aniversário foi criado pela Coordenadoria de Comunicação. O endereço www3.unicentro.br/30anos) estará disponível a partir de amanhã, 13, data do aniversário. No espaço será disponibilizada uma linha do tempo com os principais acontecimentos registrados nos 30 anos da universidade. O conteúdo também incluirá entrevistas com o reitor e o vice-reitor da universidade. As pessoas também poderão conferir o selo comemorativo, baixar uma moldura para as redes sociais e deixar sua própria mensagem de felicitação.


“Neste momento, temos que comemorar cada um nas suas casas, através da internet, através do site, através das redes sociais. Mas, mesmo assim, não podemos deixar de marcar uma data tão importante, que são os 30 anos da nossa Unicentro, 30 anos de uma universidade com bom conceito, mas que, principalmente, tem boas pessoas, pessoas que buscam o seu futuro enquanto acadêmicos, pessoas que têm o seu presente enquanto professores e as pessoas que passaram por aqui nesses 30 anos, cada uma construindo da sua forma, do seu jeito, transformando a Unicentro nessa nossa família, transformando a Unicentro numa universidade bem conceituada no Brasil e fazendo da universidade a nossa casa”, afirma o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Juracy Fanfa Ribas.

A Unicentro oferta cursos de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu nos Campus Irati e Santa Cruz e Cedeteg, ambos em Guarapuava. As unidades avançadas funcionam nas cidades de Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Coronel Vivida e Prudentópolis.

Unidade Avançada de Prudentópolis: Foto: Unicentro/Arquivo

Confira os cursos disponibilizados:

Campus Cedeteg:

Cursos de Graduação: Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Física, Fisioterapia, Geografia, Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Medicina Veterinária, Nutrição e Química.

Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu: Agronomia, Bioenergia, Biologia Evolutiva, Ciências Farmacêuticas, Ciências Veterinárias, Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Geografia, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação e Química.

Diretor: Ricardo Yoshimitsu Miyahara; Vice-Diretora: Aline Marques Genu

Campus Irati

Cursos de Graduação: Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Fonoaudiologia, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Pedagogia, Psicologia e Turismo.

Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu: Ciências Florestais, Desenvolvimento Comunitário, Educação, Engenharia Sanitária e Ambiental e História.

Diretora: Andrea Nogueira Dias; Vice-Diretora: Adriana Queiroz Silva

Campus Santa Cruz

Cursos de Graduação: Administração, Arte, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Filosofia, História, Jornalismo, Letras Inglês, Letras Português, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Secretariado Executivo e Serviço Social.

Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu: Administração, Educação e Letras.

Diretora: Christine Vargas Lima; Vice-Diretor: Carlos Alberto Kühl.

Chopinzinho

Cursos de Graduação: Administração, Pedagogia e Secretariado Executivo.

Diretora: Suzete Terezinha Orzechowski

Laranjeiras do Sul

Curso de Graduação: Pedagogia

Diretor: Sandro Aparecido dos Santos

Pitanga: 

Curso de Graduação: Administração

Diretor: Cleverson Fernando Salache

Prudentópolis:

Cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia

Diretor: Edson Roberto Macohon

Coronel Vivida: 

Cursos de Graduação: História e Letras Português

Coordenador: Ismael Antônio Vannini