notícias

São-mateuenses podem pagar IPTU com 10% de desconto até sexta

Contribuintes ainda podem pagar o tributo em cota única com 5% de desconto ou parcelar em seis vezes

Rodrigo Zub


Prefeitura de São Mateus do Sul oferece duas opções de pagamento do IPTU com desconto. Foto: Divulgação
O prazo para pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com 10% de desconto se encerra na sexta-feira, 5, em São Mateus do Sul. O contribuinte ainda tem mais uma opção para pagar o tributo em cota única com 5% de desconto até 5 de julho.

O pagamento poderá ser parcelado em seis vezes. O vencimento da primeira parcela será no dia 5 de julho. As demais parcelas vencem em 5 de agosto, 5 de setembro, 5 de outubro, 5 de novembro e 5 de dezembro.

A guia de pagamento do IPTU pode ser emitida no site da prefeitura de São Mateus do Sul (https://www.saomateusdosul.pr.gov.br/). Ao entrar nesse endereço, o contribuinte deve digitar seu CPF e gerar a guia.



A prefeitura de São Mateus do Sul prorrogou os prazos de vencimento do tributo. A medida foi aplicada em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A cobrança do IPTU, anual, é sempre uma porcentagem aplicada sobre o valor venal do imóvel, uma estimativa que a própria prefeitura faz de qual seria o valor de mercado daquela propriedade. Não há uma regra geral para isso, e cada município decide como será a cobrança.

O valor venal é diferente do valor de mercado, que o preço do imóvel para compra ou venda. Alguns fatores influenciam o valor venal do imóvel, como: o tamanho do terreno, a localização, a área construída e o tipo de acabamento.