notícias

Prudentópolis registra 14º caso de Covid-19

Homem, de 34 anos, não teve sintomas e está em isolamento domiciliar. Cidade também teve o primeiro paciente recuperado

Da Redação

Secretaria de Saúde de Prudentópolis confirmou décimo quarto caso de coronavírus nesta segunda-feira, 22. Foto: Divulgação
A secretaria de Saúde de Prudentópolis confirmou mais um caso de coronavírus (Covid-19) e registrou o primeiro paciente recuperado. O 14º morador infectado é um homem, de 34 anos, que reside na área urbana. Ele não teve sintomas da doença e está em isolamento domiciliar.

Conforme nota assinada pelo secretário de Saúde, Marcelo Hohl Mazurechen, o diagnóstico positivo foi confirmado através de teste rápido habilitado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR). Segundo ele, o paciente possivelmente teve vínculo epidemiológico com o 9º caso confirmado de Covid-19 no município. Essa pessoa é uma mulher, de 32 anos, que também mora no perímetro urbano. Ela apresentou sintomas leves da doença e cumpre período de quarentena.

A secretaria de Saúde de Prudentópolis também informou que um dos moradores contaminados já se recuperou. O homem, de 66 anos, foi o segundo caso diagnosticado na cidade. Ele também é assintomático, ou seja, não teve sintomas. “O critério de recuperação baseia-se na ausência de sintomas e término do período de isolamento que teve início na data de coleta de exame. Na data de coleta de exame o paciente é colocado em isolamento domiciliar como suspeito para Covid-19, contando a partir daí 14 dias de isolamento”, explica Marcelo.


O boletim da secretaria de Saúde de Prudentópolis divulgado nesta segunda-feira, 22, aponta 14 casos confirmados de coronavírus e um paciente recuperado. Trinta e seis pessoas aguardam resultado do exame RT-PCR enviado ao Lacen e 121 prudentopolitanos estão sendo monitorados em suas casas. São 61 casos descartados com resultado negativo do teste.

Boletim de coronavírus divulgado nesta segunda-feira, 22, pela secretaria Municipal de Saúde de Prudentópolis
O município solicita aos moradores que apresentaram sintomas suspeitos e os que tiveram diagnóstico positivo para respeitarem o isolamento domiciliar. O mesmo pedido foi realizado para os contatos domiciliares dessas pessoas para evitar o contágio.

O prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski, publicou um novo decreto proibindo a comercialização de bebidas alcoólicas no município, ainda que na modalidade delivery, no período entre 20 h e 6 h do dia seguinte. Nesse horário foi estabelecido o toque de recolher na cidade. Com isso, as pessoas não podem circular nas ruas nesse período.

O decreto também impede a permanência indeterminada de pessoas em praças públicas e locais públicos, bem como a instalação de barracas e realização de pernoite. “Pessoas em situação de vulnerabilidade social serão encaminhadas pelos serviços públicos próprios para abrigo ou encaminhamento familiar”, diz um trecho do decreto.

Novo decreto publicado pela prefeitura de Prudentópolis proíbe venda de bebidas alcoólicas entre 20 h e 6 h do dia seguinte. Foto: Divulgação