notícias

PM disponibiliza aplicativo 190 PR para denúncias de aglomerações

Aplicativo foi atualizado e agora conta com interface para agilizar estas denúncias
Nova interface do aplicativo 190 PR oferece seção para denúncias de aglomerações por conta da pandemia de Covid-19. Foto: Reprodução app 190 PR
Paulo Henrique Sava

Atualizada em 16-06-2020 às 15h15min

A Polícia Militar do Paraná (PM) atualizou o aplicativo 190 PR e disponibilizou uma seção para denúncias de aglomerações de pessoas em todo o estado. 

Através do app, as pessoas podem enviar vídeos, fotos e informações sobre ocorrências em estabelecimentos comerciais, residências e locais públicos de forma anônima, conforme explica a oficial de comunicação da 8ª Companhia, Tenente Thaisa Nabozny. No aplicativo, a pessoa também pode informar se está com suspeita de infecção por coronavírus e obter mais informações e orientações sobre os cuidados a serem adotados. 

Thaisa ressaltou que estas situações têm se tornado frequentes desde o início da pandemia de Coronavírus.
Rotineiramente temos recebido várias denúncias de aglomerações e de pessoas realizando festas de maneira ilegal, e todas as ligações têm vindo através do telefone 190. Agora temos o aplicativo 190 PR atualizado para receber estas denúncias. Na tela inicial, tem o item ‘Covid-19’, onde a pessoa pode clicar e realizar sua denúncia, inclusive podendo enviar vídeos e fotos também.

Segundo a PM, desde o dia 21 de março, foram registradas 21 ocorrências. Nas demais cidades, foram 58. No total, a região teve até o momento 79 casos de aglomerações. Thaisa afirma que a maior parte das situações ocorreram em residências. 
São pessoas que insistem ainda em fazer festas de aniversários nas suas casas. Com as denúncias, a PM precisa intervir nestas residências.
O apoio da Guarda Municipal nestas ocorrências tem sido importante para aumentar o número de profissionais atuando nas fiscalizações. 
Para nós, o apoio da Guarda Municipal é fundamental, pois aumenta o efetivo que está atrás destas pessoas que ainda insistem em se aglomerar. Conseguimos dispersar o quanto antes. Recebendo a ocorrência, não tendo uma viatura da PMPR para ir até o local imediatamente, temos a Guarda Municipal que nos auxilia muito neste tipo de ocorrência.
Em entrevista recente à Najuá, o coordenador da sala de situação da Covid-19 em Irati, Agostinho Basso, afirmou que foram recebidas denúncias de estabelecimentos comerciais que, mesmo fechando as portas às 21 horas por conta do toque de recolher, mantinham clientes em suas instalações internas. Thaisa afirma que a PM comparece a estes locais e faz os devidos procedimentos.
Recebemos estas denúncias e vamos até o local para constatar o fato ou não. Normalmente a Vigilância Sanitária acompanha a gente e faz as autuações necessárias. 
O secretário de Segurança Pública, Cláudio Adão, relatou que a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária intensificarão ainda mais a fiscalização em residências, estabelecimentos comerciais e locais públicos.
A GM vai realizar o seu trabalho, mesmo com o seu efetivo reduzido. Estaremos realizando aquilo que estiver dentro da nossa possibilidade, em conjunto com a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária. Se você notar qualquer tipo de situação que venha a causar risco, entre em contato com o telefone 153. Sabemos que os trabalhos estão aumentando a cada dia, mas nós estaremos atendendo na medida do possível.
Através do app, é possível fazer denúncias de aglomerações ou desrespeito às medidas de combate ao Covid-19, informar se está com sintomas suspeitos ou obter informações e orientações sobre a doença. Foto: Reprodução app 190 PR