notícias

Paróquias terão programação diferenciada em Corpus Christi

Segundo orientação da Diocese de Ponta Grossa, paróquias deverão celebrar missas seguindo todas as medidas de prevenção e combate ao Coronavírus

Paróquias terão programação diferenciada no feriado de Corpus Christi. Foto: PASCOM/Diocese de Ponta Grossa
Paulo Henrique Sava, com informações da PASCOM/Diocese de Ponta Grossa

A tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, que marca o feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, 11, não será realizada em Irati. Segundo a orientação da Diocese de Ponta Grossa, cada paróquia deverá celebrar missas seguindo as determinações de cada município para o combate ao Coronavírus (Covid-19). 

A Diocese orienta ainda que, de preferência, os fiéis católicos acompanhem as celebrações de casa, pelas redes sociais e pelos meios de comunicação. Confira a programação das paróquias da região.

Paróquia Nossa Senhora da Luz

A Paróquia Nossa Senhora da Luz terá missas às 10h e às 15 horas. A Super Najuá FM 92,5 transmite a celebração, seguida de passeio com o Santíssimo.

O trajeto do passeio seguirá pelas ruas Alfredo Kaminski, Sebastião Mendes, 24 de maio, Marechal Deodoro, Benjamin Constant, parada em frente à unidade de saúde Ademar Vieira de Araújo, seguindo pela Edgar Távora, Antônio Lopes com parada em frente à Capela N. Sra. das Graças, no bairro Canisianas, São Pedro Canísio, Antônio Galicioli, parada na frente do hospital Agnus Dei, seguindo pelas rua Albinos Grigoletti e Conselheiro Zacarias com parada praça da Bandeira, seguindo novamente pela rua Marechal Deodoro e depois adentrando à rua Prefeito Alcides Boese, Natalina Tonial Boff, parada em frente ao hospital Erasto Gaërtner, seguindo pela rua Luisa Simionato Stroparo, Frei Irineu de Pádua, parada em frente à Capela São Francisco, seguindo pelas ruas Daniel Moreira, Irmã Helena Olek, Francisco Stroparo, Senhorinha Lopes, Dr. José Augusto da Silva, Agostinho Zarpelon, Angelim Mosele, 15 de julho, parada em frente à delegacia e seguindo pela rua Coronel Pires, onde haverá a Benção com o Santíssimo Sacramento.

Paróquia São João Batista

A Paróquia São João Batista, na Vila São João, terá missas às 10 horas. A partir das 15 horas, será feito um passeio com o Santíssimo Sacramento pelas ruas dos seguintes bairros: Vila São João, Vila Matilde, Vila Flor, Conjunto Joaquim Zarpellon, Santa Mónica, Jardim Aeroporto, Conjunto Araucária, Promorar 1 e 2, Fernando Gomes,  Loteamento Cartoon, Novo Irati, Boa Vista e Santos Dumont.

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as missas serão às 08h,10h, 15h (sistema drive-in) e 17 horas. O Pároco e coordenador do Setor 7 da Diocese, que compreende os municípios de Irati, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares, Padre Nelson Bueno da Silva, comenta que os padres estão se desdobrando na criatividade para fazer uma celebração bonita. 
Cada Paróquia estará fazendo seu trabalho, se organizando de uma forma diferente. Os padres estão se desdobrando para serem criativos. Penso que todas as manifestações a Jesus na Eucaristia são bem-vindas.
Como forma de decorar a igreja para Corpus Christi, o padre pede que os paroquianos levem algum símbolo relacionado à Eucaristia, como um cartaz ou outro material religioso, e o coloquem no gradil da Igreja. Os materiais ficarão expostos no local até domingo, 14. Ele solicita que as pessoas levem um pedaço de arame ou elástico para pendurar o material.

Paróquia São Miguel

Já a Paróquia São Miguel celebrará as missas às 09h, 12h, 15h e 19 horas, sem a realização da bênção com o Santíssimo.


Outros municípios

Em Fernandes Pinheiro, a Paróquia São Sebastião terá missas às 08h30min e às 19 horas. O passeio com a bênção do Santíssimo acontece a partir das 14 horas. 

Já em Teixeira Soares, a celebração de Corpus Christi na Paróquia Imaculada Conceição começa às 15 horas e terá bênção do Santíssimo pelas principais ruas da cidade. Se estiver chovendo, haverá apenas a Missa. 

Em Imbituva, a Paróquia Santo Antônio terá missa às 09 horas. Logo depois, o Santíssimo será conduzido por algumas ruas em carro aberto, com algumas paradas para bênção. O Santíssimo visitará o Asilo São Vicente de Paulo e o Pronto Atendimento Municipal. 

Em Ivaí, a celebração na Paróquia Cristo Rei será às 09 horas, seguida de bênção. A Paróquia Imaculada Conceição de Ipiranga não terá missa, mas fará a bênção com o Santíssimo pelas ruas da cidade a partir das 15 horas.