notícias

Novo decreto flexibiliza horário de funcionamento de bares, salões de beleza, barbearias e arenas esportivas

Documento determina que estabelecimentos poderão estender horário de funcionamento inclusive aos sábados e domingos. Decreto também autoriza abertura de cinemas drive in

Salões de beleza, barbearias, bares, arenas esportivas particulares e cinemas drive in terão horários flexibilizados a partir de segunda-feira, 22. Foto: Ilustração
Paulo Henrique Sava

O prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB) decretou na tarde desta sexta-feira, 19, a flexibilização do horário de atendimento de bares e similares, salões de beleza, barbearias e arenas esportivas.

De acordo com o decreto nº 187, a partir de segunda-feira, 22, os salões de beleza e barbearias poderão abrir de segunda a sexta-feira das 13h30 às 19h30, e aos sábados das 9h às 19 horas.

Segundo o prefeito, proprietários destes estabelecimentos alegaram que o horário anterior, das 9 às 17 horas, prejudicava o movimento de clientes.
Você não vai cortar o cabelo em seu horário de expediente normal, então flexibilizamos este horário para atender estas pessoas que, como falei, tem um trabalho essencial.
Bares e similares

Bares e similares poderão funcionar de segunda a sábado das 11h às 20 horas e aos domingos das 9h às 14 horas. Derbli comenta que os proprietários também reclamaram do horário estabelecido anteriormente (das 09 às 18 horas), que teria prejudicado a frequência dos clientes.
Hoje os bares têm maior movimento no final do dia, depois que o pessoal sai do trabalho. O comércio vai até as 17 horas e a indústria até as 18 e aí as pessoas começam a frequentar os bares. Fechando às 18 horas, não teria tempo de ter um movimento e realmente a situação econômica deste povo é difícil porque eles dependem disto e a gente entende.
Arenas esportivas

As quadras e espaços públicos de práticas esportivas continuam interditadas. Já as arenas esportivas particulares terão seu horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 16h às 20h45, aos sábados das 09h às 20h45 e aos domingos das 8h às 12 horas. Estes estabelecimentos deverão adotar uma nova modalidade, conhecida como “New Fut”, na qual não há contato entre os jogadores, que ficarão em áreas delimitadas, mantendo o distanciamento mínimo entre eles. Os atletas apenas poderão tocar a bola um para o outro.
É uma diversão que eu acho que vai dar certo, sem ter contato físico. No futebol, quando você faz um gol, todo mundo corre para se abraçar e festejar, mas isto não poderá acontecer. Os jogadores ficam praticamente parados em um quadrado pré-dimensionado dentro do campo e ali é feito este toque de bola.
Cinemas drive in

Duas empresas estão estudando a instalação de cinemas drive in na cidade. Nesta modalidade, os estabelecimentos poderão funcionar todos os dias, sempre das 16h às 20h45.
Vamos também liberar esta modalidade. É aquele cinema em que você fica dentro do carro, sintoniza o rádio para ter o som e no telão vê as imagens. As pessoas não poderão ficar saindo dos carros para se locomover. Haverá garçons servindo bebidas, um salgadinho, um aperitivo. Neste estilo temos muitos estabelecimentos no Brasil e vamos liberar também aqui em Irati para duas empresas que querem fazer isto e vamos autorizar.

Medidas continuam valendo

Em todos os casos, os proprietários ficam responsáveis por manter e fiscalizar nas empresas o uso do álcool em gel, a limitação da capacidade de ocupação de cada estabelecimento em 40%, o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas e o uso de máscaras. Caso estas recomendações não sejam seguidas, os estabelecimentos podem ser fechados.
Se não tiver o álcool gel, a máscara e o distanciamento, é ‘caixão’, no bom sentido, nós fechamos o estabelecimento. Se não tomarmos as atitudes necessárias aqui em Irati, vamos correndo para uma situação bem difícil. Então, tem que obedecer ao decreto. Nós vamos liberar, desde que as pessoas tomem conhecimento da importância de manter estas normas e de tudo que temos falado.
O prefeito comenta que as atividades contidas neste decreto não são consideradas essenciais. Porém, ele considera que são importantes para aqueles que sobrevivem desses tipos de trabalho.
Não seria essencial hoje ir fazer a unha ou cortar o cabelo, mas estes serviços são essenciais para a pessoa que está do outro lado, que sobrevive deles. 
Demais estabelecimentos devem seguir decreto anterior

Ficam mantidas as disposições que integram o decreto anterior em relação aos demais estabelecimentos, que podem funcionar de segunda a sexta-feira das 9 às 17h e aos sábados das 9 às 13h. O toque de recolher também continua valendo, das 21h às 6 horas do dia seguinte.

Casos em Irati

Irati conta com 19 casos confirmados de coronavírus, sendo que 16 estão recuperados e três pessoas cumprem isolamento. Todos tiveram sintomas leves e nenhum precisou ficar internado. 38 iratienses estão aguardando resultado dos exames do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR).

Derbli atribui os números de Irati a grande parte da população, que vem obedecendo as normas dos decretos municipais. No entanto, ele alerta que as pessoas diagnosticadas com Covid-19 devem cumprir quarentena de 14 dias em casa. Se elas forem flagradas nas ruas, mesmo que estejam utilizando máscaras, poderão sofrer sanções, uma vez que estariam desrespeitando ordens municipais e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nestes casos, os infratores poderão ser levados pela Guarda Municipal ou pela Polícia Militar até a Delegacia de Polícia Civil, conforme explica o procurador do município, Robson Krupeizaki.
Eles devem ficar em isolamento e, caso seja verificado que estão nas ruas, é possível que solicitemos que a GM e a PM façam acompanhamento para serem levados para a Delegacia e responder por crimes que sejam detectados. Um deles é a transmissão de um vírus, do qual a pessoa tem ciência de ser portadora, para a sociedade.