notícias

Municípios da 4ª Regional atualizam boletins de coronavírus

Guamiranga, Inácio Martins e Teixeira Soares registraram novos casos da doença. Confira dados de pessoas curadas e diagnosticadas com Covid-19 na região

Da Redação


Inácio Martins registrou o 8º caso de Covid-19. Paciente já adquiriu anticorpos e é considerado como recuperado, segundo secretaria Municipal de Saúde. Foto: Divulgação
Somente os municípios de Rio Azul e Imbituva não publicaram novos dados do monitoramento de coronavírus (Covid-19) na sexta-feira, 19. Três novos casos da doença foram registrados nos municípios de Guamiranga, Teixeira Soares e Inácio Martins, sendo que o último já está curado, conforme a secretaria Municipal de Saúde.

Rio Azul e Imbituva não registraram novos casos

Conforme o último boletim divulgado pela secretaria Municipal de Saúde na quinta-feira, 18, Rio Azul apresentava um caso confirmado e já recuperado, oito moradores aguardando resultado do exame laboratorial e 24 pessoas monitoradas. O município ainda possui 50 casos descartados com resultado negativo do exame. Em Imbituva foram diagnosticados 36 casos da doença. Desses, 35 imbituvenses estão recuperados e uma pessoa faleceu em decorrência da infecção.

Irati tem 16 pessoas curadas

Em Irati, já foram registrados 19 casos, sendo que 16 pessoas se recuperaram e três permanecem em isolamento domiciliar. Não há ninguém internado e nenhum óbito foi registrado. São 38 iratienses aguardando resultado do teste.

Inácio Martins notifica oito caso de Covid-19

Em Inácio Martins, mais um caso foi confirmado ontem, 19. Porém, o paciente já foi contabilizado como recuperado. A secretaria de Saúde de Inácio Martins informa que o município passou a registrar como caso confirmado todos os moradores que atestaram em seu exame sorológico a presença de anticorpos contra a Covid-19. Isso ocorre porque no início da pandemia, as pessoas que apresentavam síndromes gripais ficavam em isolamento domiciliar, mas não eram testadas. Porém, esse protocolo foi alterado com uma nova determinação da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que orientou os municípios a testar todos que tiveram síndromes gripais anteriormente.

Inácio Martins ainda possui 12 pessoas aguardando resultado do teste laboratorial. Desde março, 93 martinenses foram monitorados, sendo que 81 já foram liberados e 12 seguem em investigação. São 49 testes descartados. Desses, foram 17 resultados negativos dos testes rápidos e 32 do exame RT-PCR.

Rebouças registra 16 casos suspeitos

Em Rebouças, a secretaria Municipal de Saúde registrou três casos de coronavírus. As três pessoas estão curadas. São 16 casos suspeitos aguardando resultado das análises laboratoriais e 64 reboucenses sendo monitorados. 107 testes apresentaram resultado negativo, sendo 54 de exame sorológico e 53 através do método RT-PCR, conforme dados divulgados na sexta-feira, 19.

16 reboucenses estão aguardando resultado da análise laboratorial. Foto: Divulgação

Teixeira Soares e Guamiranga registram novos casos


Teixeira Soares tem quatro casos confirmados, oito suspeitos, 49 monitorados e 25 descartados. Em Guamiranga, a secretaria de Saúde confirmou o segundo diagnóstico positivo da doença neste sábado, 20. O paciente, de 30 anos, está em isolamento domiciliar. Já a primeira moradora diagnosticada com coronavírus está recuperada. São cinco casos em investigação, um monitorado e cinco descartados através de teste do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR).

Fernandes Pinheiro tem um caso ativo

Em Fernandes Pinheiro, são dois casos confirmados. Desses, uma pessoa está se recuperando e a outra faleceu por complicações causadas pela doença. Seis moradores estão aguardando resultado do exame laboratorial e 15 apresentaram sintomas gripais e estão em isolamento social por 14 dias. 99 casos foram descartados, sendo 65 por critério clínico-epidemiológico (pessoas que não apresentaram sintomas após o período de quarentena) e 34 por critério laboratorial, ou seja, moradores que realizaram o teste e tiveram resultado negativo.

Boletim Epidemiológico divulgado pela secretaria de Saúde de Fernandes Pinheiro na sexta-feira, 19. Foto: Divulgação
Mallet tem mais de 100 casos descartados

Em Mallet são quatro casos confirmados e três recuperados. A cidade ainda apresenta 25 pacientes suspeitos, 37 monitorados e 108 casos descartados. Desde março foram notificados 133 moradores que apresentaram síndromes gripais.

Em Mallet são 108 casos descartados. Foto: Divulgação
Uma moradora de Prudentópolis está internada e cinco cumprem isolamento domiciliar

Prudentópolis, que pertence a 5ª Regional de Saúde, possui seis casos confirmados. Uma paciente está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital São Vicente, em Guarapuava. Dois moradores diagnosticados com a doença apresentaram sintomas leves e estão em isolamento domiciliar. Já os três prudentopolitanos infectados estão sem sintomas e também permanecem se recuperando em casa. 23 pessoas aguardam resultado do exame RT-PCR enviado para o Lacen e 64 moradores estão em monitoramento. Todos os pacientes confirmados e suspeitos estão isolados e sob monitoramento da Vigilância em Saúde de Prudentópolis.

Prudentópolis já registrou seis casos de coronavírus. Foto: Divulgação
Ponta Grossa registrou 226 casos 

Em Ponta Grossa, segundo dados da Fundação Municipal de Saúde, foram notificados 226 casos de coronavírus até a tarde de sexta-feira, 19. Desses, 76 moradores estão recuperados, 146 permanecem em isolamento domiciliar, três estão internados em enfermarias e um óbito foi registrado.

Taxa de ocupação de leitos no Hospital Regional

A taxa de ocupação de leitos de UTI do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, era de 70% até a tarde de ontem, 19. Estavam ocupados 14 dos 20 leitos disponíveis. Já na ala clínica ou de enfermaria, a ocupação era de 53%. Eram oito leitos ocupados e sete livres até ontem.

Paraná tem 419 mortes causadas pelo coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou 868 novos casos de coronavírus e 13 óbitos no Informe Epidemiológico de sexta-feira, 19. No total, o Paraná possui 12.785 casos confirmados e 419 mortes. Atualmente, 451 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados, sendo 315 em leitos SUS e 136 em leitos da rede particular.

Brasil supera marca de 1 milhão de casos

O Brasil superou a marca de 1 milhão de casos registrados. Somente ontem, 19, foram contabilizados 55.209 diagnósticos positivos da doença e 1.221 mortes. No total, são 1 milhão e 38 mil casos e 49.090 mortes pela doença causada pelo coronavírus.