notícias

Moradora de Teixeira Soares com Covid-19 está internada em Campo Largo

Resultado do exame laboratorial foi divulgado neste sábado, 13. Com isso, todas as cidades da 4ª Regional tem pelo menos um caso registrado da doença

Da Redação


Prefeitura de Teixeira Soares confirmou 1º caso de Covid-19 neste sábado, 13. Foto: Divulgação
Na manhã deste sábado, 13, a secretaria de Saúde de Teixeira Soares confirmou o primeiro caso de coronavírus (Covid-19) no município. A mulher, de 53 anos, está internada no hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Com isso, todas as cidades da 4ª Regional de Saúde registraram moradores infectados com a doença.

A paciente realizou a coleta de swab nasofaringe na quarta-feira, 10, em uma unidade de saúde do município. O resultado do exame do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) foi disponibilizado hoje, 13. Em contato com a nossa reportagem, o secretário de Saúde, Amauri Klossowski, falou sobre o estado de saúde da moradora.

“Essa pessoa teve vários contatos saiu da cidade no final do mês passado foi para Campo Largo e esse mês ela foi para Irati. Ela está hoje internada no hospital do Rocio, o primeiro diagnóstico foi dia 10. A gente fez uma tomografia e aumentou a suspeita. Essa paciente foi transferida com uma ambulância do Estado do Paraná que nos deu apoio. Ela foi transferida para o hospital do Rocio, que é referência de Covid, e hoje [neste sábado, 13] infelizmente veio o resultado positivo para Covid-19”, relata Amauri.


Conforme o secretário, a paciente infectada possui um rim único e tem outros problemas de saúde, como hipertensão, diabetes e baixa imunidade. “Ela chegou na unidade dia 10 e fez a coleta. Ela vinha apresentando febre e dificuldade respiratória, dor de garganta e outros sintomas relacionadas ao Covid, principalmente dificuldade respiratória, que é a saturação do nível de oxigênio sanguíneo baixo. Ela estava com 87 a 91%, o que a equipe imediatamente adotou o protocolo do Covid. A gente levou para a sala de estabilização e dali iniciou as tratativas para transferir a paciente. Foi coletado o material no dia 10, mas desde então foi adotado todo o protocolo para que não tivesse erro”, afirma Amauri.

Em nota assinada pelo secretário de Saúde e pela responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Taciane Serafim, o município solicita para os teixeira-soarenses manter o distanciamento social, não viajar ou receber visitantes, usar a máscara de proteção fácil e sair somente quando necessário.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito Lula Thomaz pediu aos moradores para que cumpram as medidas sanitárias para evitar a contaminação. “O momento não é de desespero. Porém, temos que intensificar os cuidados usar máscara, fazer uso do álcool gel, permanecer em nossas casas. O momento não é desespero. Porém, de muita cautela. Com certeza novos casos serão positivados. Somente juntos poderemos vencer essa batalha. É necessário manter o isolamento social e também o distanciamento entre as pessoas. Amigo comerciante, vamos nos precaver para que medidas mais drásticas não sejam tomadas no município de Teixeira Soares. Peço encarecidamente, permaneçam em suas casas, vamos intensificar o uso de máscaras e álcool em gel. Em caso de sintomas suspeitos, procure a saúde pública”, solicita Lula.

Conforme boletim divulgado pela secretaria de Saúde de Teixeira Soares neste sábado, 13, além do caso confirmado, a cidade tem cinco moradores aguardando resultado do exame laboratorial, 40 pessoas sendo monitoradas e 20 testes com resultado negativo, ou seja, descartaram a contaminação.