notícias

Mallet, Imbituva e Guamiranga registram novos casos de Covid-19

Guamiranga teve mais dois moradores infectados, enquanto que Mallet e Imbituva registraram um novo caso da doença

Da Redação


Guamiranga registrou dois novos casos de coronavírus no sábado, 27. Foto: Divulgação
Os municípios de Mallet, Imbituva e Guamiranga confirmaram novos casos de coronavírus (Covid-19) no sábado, 27.

Em Mallet, o sexto morador infectado realizou um teste rápido que confirmou a contaminação. O jovem, de 25 anos, reside na área urbana e foi notificado com síndrome gripal, conforme informações da secretaria de Saúde de Mallet. Ele está sendo monitorado e cumpre período de isolamento domiciliar, assim como as outras pessoas que residem no mesmo ambiente familiar.

A secretaria de Saúde de Mallet reforça a necessidade de a população respeitar as medidas sanitárias de combate ao coronavírus, como uso de máscara e álcool gel, além de manter o isolamento social.
Até o momento, Mallet registrou seis casos de Covid-19. Desses, três moradores estão recuperados, dois casos permanecem ativos e um homem faleceu por complicações causadas pela doença.


Em Imbituva, um jovem, de 23 anos, também foi diagnosticado com Covid-19 através de exame realizado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR). Ele foi o 42º imbituvense infectado. O rapaz teve sintomas leves da doença e também cumpre período de quarentena em sua residência. Os contatos dele estão sendo monitorados.

O setor de Epidemiologia da secretaria de Saúde de Imbituva informa que coletou amostras de 67 moradores de vários bairros e do interior do município e também de pessoas que trabalham na indústria e comércio da cidade. As amostras serão analisadas pelo Lacen.

“Todos são pacientes sintomáticos, que procuraram atendimento e estão em isolamento domiciliar. Estão sendo monitorados pelas equipes das unidades de saúde, vigilância sanitária e epidemiologia. Devido à grande demanda estadual, os resultados sofreram atraso na liberação por parte do Laboratório [Lacen]. Reforçamos assim, a necessidade da manutenção das medidas de isolamento social”, ressalta a secretaria de Saúde de Imbituva, em publicação no Facebook da prefeitura no sábado, 27.

Em Imbituva já foram diagnosticados 42 casos de Covid-19. Foto: Divulgação
Desde o início da pandemia, Imbituva notificou 42 pessoas infectadas. Quatro estão em isolamento domiciliar, 37 cumpriram o período de quarentena e são considerados recuperados e uma mulher faleceu.

Em Guamiranga foram registrados dois novos casos de coronavírus diagnosticados por meio de exames analisados pelo Lacen. Os dois pacientes são da mesma família, sendo uma mulher com menos de 35 anos e uma criança de 7 meses. Ambos são contatos de um homem, de 30 anos, que foi contaminado, mas já se recuperou da doença.

Os dois novos casos não apresentam comorbidades, ou seja, doenças associadas. Eles estão em isolamento domiciliar e apresentam boa evolução, conforme a Vigilância Epidemiológica de Guamiranga.

“Ressaltamos que são cinco casos confirmados no município, sendo quatro residentes e um não residente de Curitiba. Dos casos diagnosticados, dois estão recuperados e dois em monitoramento. O caso não residente retornou para seu município e também está recuperado. Aproveitamos a oportunidade para reforçar sobre as principais medidas de prevenção: manter distanciamento social, isolamento domiciliar, uso de máscaras e álcool gel.  Ainda pedimos as pessoas para não realizarem nenhum evento comemorativo que aglomere pessoas, não receber ou fazer visitas, principalmente de outros munícipes e ou em outros municípios”, solicita a secretaria de Saúde de Guamiranga.

Em Guamiranga são quatro casos confirmados, dois recuperados, dois monitorados, 16 em investigação e 11 descartados com resultado negativo do exame.

Em nota, representantes da secretaria de Saúde de Guamiranga repassaram dados sobre a situação de casos de coronavírus no município. Foto: Divulgação