notícias

Mais sete casos de Covid-19 são diagnosticados em Prudentópolis

Conforme informações da secretaria Municipal de Saúde são 13 pessoas infectadas. Um morador está recuperado da doença

Da Redação


Boletim de coronavírus divulgado neste domingo, 21, pela secretaria Municipal de Saúde de Prudentópolis. Foto: Divulgação


A cidade de Prudentópolis registrou mais sete casos de SARS-CoV-2 (Covid-19). Os pacientes diagnosticados com a doença foram dois homens e cinco mulheres. Com isso, o município de quase 52 mil habitantes já contabilizou 13 pessoas contaminadas.

Em nota divulgada no facebook da prefeitura, o secretário de Saúde, Marcelo Hohl Mazurechen, repassou dados dos sete moradores infectados. Os homens possuem 29 e 17 anos. Ambos residem na área urbana e apresentaram sintomas leves. As mulheres têm 32, 44, 47, 53 e 68 anos. Todas moram no perímetro urbano. Quatro delas tiveram sintomas leves. Já a senhora, de 68 anos, não teve sintomas (assintomática). Os sete moradores identificados com Covid-19 estão em isolamento domiciliar. Todos tiveram resultado positivo no teste RT-PCR, sendo seis analisados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) e um por laboratório habilitado pelo Lacen.

Segundo a secretaria Municipal de Saúde, os 12 primeiros casos registrados na cidade têm correlação. Somente o 13º caso, da moradora, de 68 anos, não tem relação com os demais.


O Departamento de Vigilância Epidemiológica está investigando os novos casos e orientando sobre os procedimentos que devem ser realizados no período de quarentena. Vinte e dois prudentopolitanos aguardam resultado do exame RT-PCR e 90 pessoas estão sendo monitorados. O boletim da secretaria Municipal de Saúde apresenta 61 casos descartados. Uma pessoa contaminada já está recuperada.

“Reforçamos a orientação para que os casos suspeitos e confirmados respeitem o isolamento domiciliar, bem como seus contatos domiciliares. Estamos vivendo um momento extremamente delicado com a confirmação do primeiro caso positivo em nosso município, desde o dia 15 de junho, assim a colaboração de todos é imprescindível para desacelerarmos a disseminação do coronavírus. Todas as medidas necessárias para o momento estão sendo tomadas e a fiscalização está acontecendo de forma rígida. A possibilidade de adoção de novas medidas é avaliada dia a dia, considerando a evolução dos casos”, solicita o secretário de Saúde.

Em nota, secretário de Saúde repassou dados dos novos moradores diagnosticados com coronavírus. Foto: Divulgação

Paraná se aproxima de 500 mortes

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou 674 novos casos e 14 mortes por coronavírus. Todos estavam internados. As vítimas foram sete mulheres e sete homens, com idades que variam de 30 a 95 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 16 e 21 de junho. Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (4), Cascavel (3), Londrina (2), Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Ibema, Paranaguá e Vera Cruz do Oeste (1).

No total, a SESA registra 14.336 casos e 442 mortes por complicações da Covid-19. São 451 pessoas diagnosticadas com coronavírus internadas no Paraná. Desses, 319 pacientes estão em leitos SUS (134 em UTI e 185 em leitos clínicos/enfermaria) e 132 em leitos da rede particular (50 em UTI e 82 em leitos clínicos/enfermaria). Outros 707 paranaenses que estão hospitalizados aguardam resultado dos exames. Dos 399 municípios do Estado, 328 já registraram pelo menos um caso da doença. Os óbitos ocorreram em 116 cidades. No Paraná são 4.019 pessoas recuperadas (28,1% do total de infectados).

Casos no Brasil

O Brasil atingiu 50.659 mortes pelo novo coronavírus neste domingo, 21. A quantidade de falecimentos registrados nas últimas 24 horas foi de 601. O total de casos registrados no País desde o início da pandemia é de 1.086.990, com 16.851 diagnósticos nas últimas 24 horas. Segundo o Ministério da Saúde são 549.386 pacientes recuperados no País.