notícias

Mais seis imbituvenses se recuperam da Covid-19

Cidade tem 34 pacientes curados. Somente uma mulher está internada na UTI do hospital Regional, em Ponta Grossa

Da Redação


Imbituva tem 34 moradores curados da Covid-19. Foto: Divulgação
Mais seis imbituvenses são considerados como pacientes recuperados de coronavírus (Covid-19). A informação consta no boletim divulgado pela secretaria Municipal de Saúde no fim da tarde desta sexta-feira, 5.

Imbituva tem 34 pessoas curadas da infecção. Essas pessoas cumpriram o período de isolamento e não apresentam sintomas da doença. No total, 35 pessoas já foram diagnosticadas com Covid-19 na cidade. O único caso ativo é uma mulher, de 44 anos, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. Conforme a secretaria de Saúde de Imbituva, a paciente é portadora de Diabetes.

Em Mallet, o número de pacientes que apresentaram sintomas suspeitos e aguardam resultado do exame subiu de dois para quatro. A cidade possui dois moradores diagnosticados com a doença que já se recuperaram. Dois malletenses estão sendo monitorados e 30 casos foram descartados, conforme boletim divulgado pela secretaria Municipal de Saúde na manhã desta sexta-feira, 5.

Em Rio Azul, três moradores aguardam resultado do exame laboratorial. Onze rio-azulenses permanecem em casa em monitoramento e 23 casos foram descartados laboratorialmente. Teixeira Soares possui cinco moradores suspeitos, 20 pessoas monitoradas e 13 casos descartados com resultado negativo do exame. Rio Azul, Teixeira Soares e Guamiranga são as únicas cidades da 4ª Regional que ainda não tiveram casos de coronavírus.

Três moradores de Rio Azul aguardam resultado do exame laboratorial. Foto: Divulgação
Em Fernandes Pinheiro, o único morador diagnosticado com a doença morreu na manhã de quinta-feira, 4. Dois munícipes estão em análise aguardando resultado do exame. Dezesseis pessoas apresentaram sintomas gripais sem coleta de exame. Essas pessoas devem permanecer em isolamento por 14 dias. Setenta casos já foram descartados na cidade, sendo 22 por critério laboratorial (resultado negativo do exame laboratorial) e 58 por critério epidemiológico, que considera as pessoas que não sentiram sintomas após duas semanas de quarentena. Esses moradores não fizeram coleta de material para o exame.

Boletim de coronavírus de Fernandes Pinheiro divulgado nesta sexta-feira, 5. Foto: Divulgação
Em Irati, o quarto caso de coronavírus foi registrado nesta sexta-feira, 5. O paciente, de 30 anos, apresentou febre e dor de garganta. Ela passa bem e está cumprindo quarentena em casa.

Segundo boletim divulgado no início da tarde, Irati tem 356 casos notificados de pessoas que apresentaram sintomas gripais e receberam atendimento médico. Desses, 132 foram descartados por critério clínico-epidemiológico. Foram realizados 224 testes, dos quais 196 foram descartados por critério laboratorial, ou seja, o resultado dos exames deu negativo para Covid-19, e 24 permanecem em investigação. Até o momento, foram confirmados quatro casos de coronavírus, sendo que uma pessoa já se recuperou e outras três permanecem em quarentena.

Irati registrou o quarto caso de coronavírus nesta sexta-feira. Foto: Divulgação
Teixeira Soares tem cinco moradores suspeitos aguardando resultado do exame


Paraná registra 533 casos e 13 óbitos

O boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) registrou o maior número de casos e mortes nesta sexta-feira, 5. Foram 533 novos diagnósticos da doença e 13 óbitos. No total, o Paraná possui 6.347 casos e 227 mortes. Há registro da Covid-19 em 273 municípios e falecimentos em 81 cidades.

As mortes contabilizadas hoje ocorreram entre 1º e 5 de junho. Foram sete mulheres e seis homens, com idades entre 34 e 90 anos. As vítimas residiam em Campina Grande do Sul, Piraquara, Cambé, Cornélio Procópio, Curitiba (2), Toledo, Bela Vista do Paraíso, Cascavel, Ibiporã, Londrina, Maringá e Rolândia. A morte do paciente de Fernandes Pinheiro ainda não foi registrada no boletim da SESA.

São 314 internadas no Estado com o diagnóstico confirmado para Covid-19. Do total, 230 estão em leitos SUS (85 em UTI e 145 em leitos enfermaria) e 84 em leitos da rede hospitalar privada (33 em UTI e 51 em leitos enfermaria).

O Paraná tem 1.947 leitos exclusivos Covid-19, que atendem pacientes com suspeita ou com diagnóstico já confirmado da doença. A taxa média de ocupação dos leitos está em 34%. São 658 leitos de UTI adulto, dos quais 304 estão ocupados (46%) e 1.182 enfermaria, sendo 354 ocupados (30%).

Dos leitos pediátricos são 37 de UTI, dos quais nove estão ocupados (24%), e 70 de enfermaria, com três ocupados (4%).

Até a manhã deste sábado, 6, foram registradas 35.071 mortes e 646.950 casos confirmados de coronavírus no Brasil, conforme levantamento do portal G-1. Ontem, 5, foram registrados 1.005 óbitos, de acordo com o Ministério da Saúde. No Paraná, a quantidade de recuperados é de 2.402 pessoas (37,8% do total de infectados). Já no País 288.652 brasileiros se recuperaram da doença.