notícias

Com dois casos novos, Teixeira Soares soma três internamentos por Covid-19

Município já registrou três casos de coronavírus. Todos estão internados em hospitais de referência no tratamento da doença

Da Redação


Boletim atualizado da secretaria Municipal de Saúde de Teixeira Soares confirma três moradores infectados com Covid-19. Foto: Divulgação
Dois novos casos de coronavírus (Covid-19) foram confirmados em Teixeira Soares. Ambos são homens, sendo que um reside na área urbana e outro no interior do município. Sendo assim, o município já registra três pessoas infectadas. Todos os pacientes estão internados em hospitais de referência no tratamento da doença.

Um dos diagnósticos positivo foi de um senhor, de 76 anos, que é esposo da primeira moradora infectada na cidade. Ele é hipertenso e apresentou os sintomas de pico febril (temperatura acima de 38 graus) e fraqueza. A coleta do material ocorreu no sábado, 13, no dia que sua mulher foi diagnosticada com a infecção. Ele permaneceu internado em uma área de isolamento no hospital de Teixeira Soares no sábado, 13, e domingo, 14, por aproximadamente 36 horas. O resultado do exame RT-PCR foi divulgado na noite de segunda-feira, 15. Assim que fechou o diagnóstico com exames físicos e clínicos, o teixeira-soarense foi internado no hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. A mulher dele, de 53 anos, também está hospitalizada na mesma instituição.


O terceiro caso de Covid-19 em Teixeira Soares foi registrado em um homem, de 66 anos, que reside no interior do município. Ele teve contato com pessoas da cidade de Ponta Grossa. O diagnóstico positivo foi confirmado pela Santa Casa de Irati, onde ele estava internado. Depois disso, ele foi transferido para o hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, que também é uma das unidades de referência no atendimento de pacientes confirmados e suspeitos do coronavírus. O morador de Teixeira Soares também tem comorbidades e sentiu os mesmos sintomas do senhor, de 76 anos, ou seja, febre acima de 38 graus e fraqueza. Conforme o secretário de Saúde, Amauri Klossowski, o paciente realiza hemodiálise. O caso também foi identificado através de teste RT-PCR com coleta de swab nasofaringe.

Amauri solicita a colaboração da população para evitar o contágio, principalmente utilizando máscara ao sair de casa e cumprindo o distanciamento social ao frequentar estabelecimentos e espaços públicos.

1º caso de Covid-19 em Teixeira Soares

O primeiro diagnóstico de Covid-19 em Teixeira Soares foi confirmado no sábado, 13. “Essa pessoa teve vários contatos saiu da cidade, no final do mês passado foi para Campo Largo, e esse mês ela foi para Irati. Ela está internada no hospital do Rocio, o primeiro diagnóstico foi dia 10”, relatou o secretário de Saúde durante entrevista a nossa reportagem no sábado, 13.

A paciente infectada possui um rim único e tem outros problemas de saúde, como hipertensão, diabetes e baixa imunidade. “Ela chegou na unidade dia 10 e fez a coleta. Ela vinha apresentando febre e dificuldade respiratória, dor de garganta e outros sintomas relacionadas ao Covid, principalmente dificuldade respiratória, que é a saturação do nível de oxigênio sanguíneo baixo. Ela estava com 87 a 91%, o que a equipe imediatamente adotou o protocolo do Covid. A gente levou para a sala de estabilização e dali iniciou as tratativas para transferir a paciente. Foi coletado o material no dia 10, mas desde então foi adotado todo o protocolo para que não tivesse erro”, afirma Amauri.

Até a manhã desta terça-feira, 16, Teixeira Soares registrava três casos de coronavírus confirmados com resultado positivo do teste, três moradores suspeitos aguardando resultado do exame, 48 pessoas monitoradas e 23 casos descartados com resultado negativo do teste.