notícias

Irati confirma 4º caso de coronavírus

Paciente é um homem de 30 anos que apresentou sintomas gripais e permanece em casa


Leito destinado para pacientes com suspeita de Covid-19, instalado na Santa Casa de Irati. Foto: Jussara Harmuch
Da redação

A Secretaria de Saúde de Irati confirmou nesta sexta-feira, 5, o 4º caso de coronavírus (Covid-19) no município. Trata-se de um homem de 30 anos, que teve febre e dor de garganta. O paciente passa bem e está cumprindo quarentena em casa.

Segundo boletim divulgado no início da tarde, Irati tem 356 casos notificados de pessoas que apresentaram sintomas gripais e passaram por atendimento médico. Destes, 132 foram descartados por critério clínico-epidemiológico. Foram realizados 224 testes, dos quais 196 foram descartados por critério laboratorial, ou seja, o resultado dos exames deu negativo para Covid-19, e 24 permanecem em investigação. Até o momento, foram confirmados 4 casos de coronavírus, sendo que uma pessoa já se recuperou e outras 3 permanecem em quarentena.

Posto de Saúde François Abib recebe Unidade Sentinela

Em vídeo, o prefeito Jorge Derbli informou que o posto de Saúde François Abib, localizado no Conjunto Joaquim Zarpellon, recebeu uma Unidade Sentinela, específica para atendimento de casos suspeitos de Covid-19.

Temos, nesta unidade, um médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atender pessoas com Covid-19. Elas podem se dirigir até lá e fazer uma consulta, a coleta do exames e, caso necessário, a medicação.
A Unidade de Saúde François Abib será destinada exclusivamente para pacientes com suspeita de Coronavírus. Quem precisar de atendimento médico para outras doenças deve procurar o Posto de Saúde da Vila São João ou o Pronto Atendimento Municipal.

Derbli solicita que as pessoas mantenham os cuidados e as medidas de restrição estabelecidas por decreto, como o uso de máscaras, higienização das mãos com álcool gel e distanciamento social.

Se puder, fique em casa, evite sair, aglomerações, churrasco, enfim, tudo aquilo que estamos cansados de falar. Tenho certeza que vocês estão colaborando para que o nosso número de infectados seja pequeno, e continuem com isto, com esta restrição e este cuidado com as outras pessoas. Verifique se outros estão utilizando a máscara, se estão mantendo distanciamento e evitando aglomerações, churrasquinhos, festas e tudo o que sabemos que acontece nos finais de semana.


Situação em outros municípios da região

Em outros municípios da região, Mallet teve dois pacientes diagnosticados com a doença que já se recuperaram. São quatro malletenses que apresentaram sintomas suspeitos e aguardam resultado do exame, duas pessoas monitoradas e 30 casos descartados, conforme boletim divulgado pela secretaria Municipal de Saúde na manhã de hoje. Já em Rio Azul, o último boletim divulgado hoje mostra três pessoas com sintomas suspeitos que aguardam resultado do exame, 11 casos monitorados e 23 descartados.

Em Ivaí, nenhum caso está sendo investigado. Os dois pacientes infectados já estão recuperados. Já o município de Teixeira Soares, um dos únicos da região a não registrar confirmações de Covid-19, conta com 20 casos sendo monitorados, 13 descartados por critério laboratorial e 05 aguardando resultados de exames.

Em Prudentópolis, município que pertence à 5ª Regional, segundo boletim divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde, cinco casos estão aguardando resultados de exames, 41 foram descartados e 7 pacientes apresentaram sintomas e estão se recuperando em casa.