notícias

Irati confirma mais dois casos de coronavírus

Município já registrou sete diagnósticos da doença. Bebê de 1 ano é o terceiro paciente recuperado em Irati

Da Redação


Boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica divulgado na noite desta segunda-feira, 8. Foto: Divulgação
Dois novos casos de coronavírus foram registrados em Irati nesta segunda-feira, 8. Um dos moradores que teve resultado positivo no teste é um homem, de 60 anos, que mora em um bairro da cidade e apresentou sintomas leves. Ele passa bem e está sendo monitorado em casa. Ele é marido da terceira pessoa diagnosticada com a doença no município. A mulher, de 55 anos, também está se recuperando em casa. Ela foi o terceiro caso de Covid-19 registrado em Irati no dia 3 de junho.

Também nesta segunda-feira, 8, uma mulher, de 44 anos, que faz tratamento contra o câncer, foi notificada com coronavírus. Ela também está em sua casa, conforme informações da secretaria Municipal de Saúde. A pasta também comunica que o bebê, de 1 ano, é o terceiro paciente recuperado da doença na cidade. A criança realizou a coleta do material no dia 28 de maio após apresentar síndrome gripal. O resultado do teste foi divulgado no dia 30 de maio.

Até a noite de hoje, 8, Irati tem sete casos confirmados de Covid-19 e três pessoas recuperadas. Nenhum óbito foi registrado e 15 casos estão em investigação aguardando resultado do exame laboratorial.


Segundo a secretaria de Comunicação Social, a partir de amanhã, 9, o boletim de casos de coronavírus passará a ser divulgado de forma mais transparente e adequado ao cenário epidemiológico atual. O modelo será semelhante ao adotado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), com gráficos ilustrativos e informações sobre os casos confirmados.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica indica que o “atual quantitativo de casos confirmados permite ao setor fazer uma análise epidemiológica mais específica, possibilitando a emissão de um boletim apropriado a este momento”.

Situação nos outros municípios da 4ª Regional de Saúde

Nos outros municípios da região, Mallet já registrou dois casos de Covid-19. Os dois já se recuperaram da doença. Mais dois malletenses estão sendo monitorados e 35 casos foram descartados, de acordo com informações do último boletim divulgado pela secretaria Municipal de Saúde na manhã de hoje, 8. Em Rebouças, dois dos três moradores diagnosticados com coronavírus já estão curados. Três reboucenses apresentaram sintomas suspeitos e aguardam resultado do exame laboratorial. Dezoito moradores estão sendo monitorados e 41 casos foram descartados.

Em Teixeira Soares são dois casos suspeitos aguardando resultado do exame, 23 pessoas monitoradas e 18 testes com resultado negativo. O município ainda não teve moradores infectados.

Em Fernandes Pinheiro, o único caso registrado foi de um homem, de 49 anos, que morreu no dia 4 de junho em virtude de complicações causadas pela doença. São três pessoas em análise (aguardando resultado do exame). Treze munícipes estão sendo monitorados em suas casas. Eles vão permanecer em quarentena no período de 14 dias. Essas pessoas apresentaram sintomas gripais, mas não realizaram coleta para o exame. São 82 casos descartados, sendo 58 por critério epidemiológico e 24 laboratorial. O critério epidemiológico considera a pessoa que não apresentou sintomas após 14 dias de isolamento social. Esses moradores são monitorados, mas não realizam o teste. Já o critério laboratorial se refere aos cidadãos que realizaram exames e tiveram resultado negativo.

Rio Azul registrou o primeiro caso de Covid-19 nesta segunda-feira, 8. O paciente, de 23 anos, apresentou sintomas leves da doença e está em casa. Guamiranga não tem nenhum morador diagnosticado com a infecção. Apenas uma pessoa aguarda resultado do exame laboratorial, segundo boletim da SESA. Inácio Martins teve seis diagnósticos de coronavírus, sendo que apenas um caso é ativo. Os demais já se recuperaram. Já em Imbituva apresentava 35 registros de Covid-19 e 34 pacientes recuperados até o fim de semana. Nos últimos dias, a prefeitura não atualizou os dados.

Paraná registra 134 novos casos e seis mortes

O boletim estadual divulgado às 16h30 desta segunda-feira, 8, mostra 134 novos casos e seis mortes em decorrência da doença. No total, o Paraná registra 7.031 diagnósticos e 243 óbitos pela infecção. Aproximadamente 70% das cidades paranaenses registra pelo menos um caso de coronavírus.  Dos 399 municípios, 283 já registraram pessoas infectadas. Já os falecimentos ocorreram em 84 cidades. São 307 pessoas com Covid-19 internadas em hospitais, sendo 226 em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e 82 na rede privada. Na rede pública são 82 pessoas internadas em UTIs e 144 em leitos clínicos e enfermaria. Na rede privada são 33 pacientes em UTIs e 49 em leitos clínicos e enfermaria.

As mortes registradas no boletim da SESA se referem ao período de 3 a 7 de junho. As vítimas foram um morador de Rolândia, de 81 anos, um homem de Curitiba, 85 anos, e quatro mulheres de Maringá, Araucária e duas de Londrina. Elas tinham 81, 50, 86 e 47 anos, respectivamente.

Noventa pessoas que foram atendidas no Paraná residem em outros Estados. Desses, sete pacientes morreram. A quantidade de pacientes recuperados no Paraná é de 2.558 (36,4% do total de infectados). Já a taxa de letalidade é de 3,4%.