notícias

Irati apresenta cinco casos e dois pacientes recuperados de Covid-19

Jovem iratiense apresentou sintomas da doença em abril e já produziu anticorpos, conforme a secretaria Municipal de Saúde. Diagnóstico positivo foi constatado em teste rápido realizado em função da mudança do protocolo estadual

Da Redação


Dois dos cinco pacientes diagnosticados com Covid-19 já estão recuperados, conforme boletim da Secretaria de Saúde de Irati. Foto: Rádio Najuá
Com a mudança do protocolo da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que orientou os municípios paranaenses a realizarem o teste rápido sorológico em pessoas que sentiram sintomas gripais, o município de Irati registrou um caso de uma moradora que teve contato com o novo coronavírus (Sars-CoV-2), mas que é considerada como uma paciente recuperada da doença.

O diagnóstico positivo passou a constar no Informe Epidemiológico estadual no sábado, 6. No boletim municipal, a iratiense é assinalada como um caso curado. Com isso, Irati tem cinco casos confirmados de Covid-19 e dois pacientes recuperados. Nenhum óbito foi registrado.

“Se trata de uma mulher jovem que fez o teste rápido. Isso significa que já produziu anticorpos e que não representa mais perigo de contaminação e nem precisa de quarentena. Ela entrou em contato com o vírus e passou quase que sem sintomas”, afirma o enfermeiro Agostinho Basso, responsável pela Sala de Situação de Risco da Covid-19.

Já a secretária de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, relata que a jovem iratiense tinha apresentado sintomas gripais e permaneceu em isolamento por 14 dias. Inicialmente, o caso havia sido descartado por critério Clínico-Epidemiológico. Porém, ela foi notificada para realizar o teste rápido por conta da nova normativa da SESA. “Tendo em vista as alterações na nota técnica da SESA, todos os pacientes que procuraram atendimento médico com queixa de síndrome gripal, estão sendo convidados a realizar o teste rápido sorológico. O objetivo é saber se a pessoa já teve contato com o vírus Sars-CoV-2. Após a divulgação do boletim do dia 5, um paciente teve o resultado reagente no teste rápido. Trata-se de um paciente que apresentou sintomas no início de abril. Importante frisar que já é um paciente considerado recuperado”, ressalta Jussara.

Conforme o boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria Municipal de Saúde atualizado na noite de sábado, 6, Irati já teve 356 moradores notificados com síndromes gripais que receberam atendimento médico desde o início da pandemia em março. 225 pessoas já realizaram testes no município. Desses, 196 casos foram descartados por critério laboratorial, ou seja, resultado negativo do teste. Já a quantidade de casos descartados por critério Clínico-Epidemiológico foi reduzida para 131, justamente porque essas pessoas estão sendo convidadas a realizarem o teste rápido. São 24 iratienses em investigação aguardando resultado do exame laboratorial.

Boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica atualizado na noite de sábado, 6. Foto: Divulgação