notícias

Igrejas de Irati terão missas drive-in a partir deste fim de semana

Paróquias Nossa Senhora da Luz e Perpétuo Socorro farão as celebrações para pessoas assistirem de dentro dos carros no sábado e no domingo

Paróquias Nossa Senhora da Luz e Perpétuo Socorro farão missas drive-in aos sábados e domingos, sempre às 15 horas.  
Paulo Henrique Sava

As paróquias de Irati adotarão um novo sistema para as celebrações das missas a partir deste fim de semana. Trata-se das missas drive-in, das quais as pessoas poderão participar de dentro dos próprios carros. 

As paróquias Nossa Senhora da Luz e Perpétuo Socorro farão as celebrações drive-in aos sábados e domingos, sempre a partir das 15 horas. 

O padre Alexandre Spena, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Luz, comenta que, desta forma, será possível que crianças menores de 12 anos, idosos com mais de 60 anos e pessoas incluídas nos grupos de risco da Covid-19 participem das missas, observando todas as demais medidas para evitar o contágio (uso de máscara, higienização das mãos com álcool gel e distanciamento social). 

O padre ressalta que a solução foi adotada também porque a capacidade de público dentro das igrejas foi limitada a apenas 30%, por conta da pandemia de coronavírus.
Percebemos que muitos idosos e crianças que não estão contemplados nesta percentagem desejam participar da Santa Missa. Em conformidade com as diretrizes, decidimos nós realizarmos todo sábado e domingo, às 15 horas, a Santa Missa, na qual será permitido que idosos acima de 60 anos, crianças abaixo de 12 anos e pessoas que estão nos grupos de risco, participarem no sistema drive-in.
Nas duas paróquias, os fiéis que participarem das celebrações devem ficar dentro dos carros, respeitando a capacidade de veículos de cada estacionamento. Nos dois locais, será montado sistema de som do lado de fora para que todos possam acompanhar as orações. No caso da Paróquia Nossa Senhora da Luz, quem não tem carro poderá se dirigir até o pátio, onde participará da missa em cadeiras que serão colocadas em alguns pontos, de acordo com o Padre Alexandre.
Pedimos encarecidamente que respeitem o número máximo que podemos comportar dentro do nosso estacionamento para que muitas pessoas possam ser contempladas. Esta é uma oportunidade principalmente para os nossos paroquianos

Na Paróquia Perpétuo Socorro, os fiéis receberão a comunhão dentro dos veículos, para evitar aglomerações em filas. O pároco, Padre Nelson Bueno da Silva, pede a colaboração dos fiéis para que as celebrações aconteçam de forma organizada e seguindo todas as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde, pelo município e pela Diocese. 
Somos muito a favor da vida. Queremos rezar, mas de modo organizado e responsável, não queremos abusar com nada e pedimos a colaboração de todos para, ao virem à missa, utilizarem máscaras. 
Para o padre, a missa drive-in foi a maneira encontrada para que as pessoas dos grupos de risco da Covid-19 participem da celebração. 
Vocês ouvem a Palavra de Deus e recebem a Santa Comunhão, participando da missa de uma forma presente. Que o Espírito Santo vá nos iluminando. 
Outros horários

Além dos dois horários drive-in, as paróquias continuam com suas celebrações nos demais horários, respeitando o limite de 30% da capacidade de público. Na Perpétuo Socorro, as missas são no sábado às 15h (drive-in e presencial) e às 17 horas (transmissão pelo Facebook) e no domingo às 8h (transmissão pela Najuá FM 106,9), 10h, 15h (drive-in e presencial) e 17 horas. 

Na Paróquia Nossa Senhora da Luz, as celebrações são no sábado às 15h (drive-in e presencial) e às 17 horas, e no domingo às 10h (Transmissão pela Super Najuá 92,5), 15h (drive-in e presencial) e  17 horas.