notícias

Guamiranga notifica 2º caso de Covid-19

Homem, de 30 anos, está em isolamento domiciliar e apresenta boa evolução, conforme secretaria Municipal de Saúde

Rodrigo Zub

Secretaria de Saúde de Guamiranga publicou uma nota para comunicar 2º caso de Covid-19. Foto: Divulgação
A secretaria de Saúde de Guamiranga registrou o segundo caso de coronavírus (Covid-19). Um homem, de 30 anos, foi diagnosticado com a infecção depois de ter amostra do exame analisada pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR). O resultado positivo do teste foi divulgado na noite de sexta-feira, 19.

O paciente não tem comorbidades, ou seja, outras doenças associadas. Ele teve diarreia, febre, coriza, diminuição do paladar e tosse. Atualmente está em isolamento domiciliar e apresenta boa evolução, conforme comunicado da secretaria de Saúde assinado pela enfermeira Neurice Rodrigues da Silva e a responsável pela pasta Rosana do Nascimento Fiuza. Os familiares do homem infectado estão sendo investigados e acompanhados pelas equipes de saúde.


A secretaria de Saúde de Guamiranga ressalta que a outra moradora diagnosticada com coronavírus já está recuperada. A mulher, de 68 anos, que é hipertensa, foi diagnosticada com Covid-19, por meio de um teste rápido. Uma moradora de Curitiba também testou positivo ao realizar o procedimento em Guamiranga. Porém, o caso dela não é contabilizado em Guamiranga, pois sua residência fica na Capital do Estado. Ela já retornou para Curitiba e está sendo acompanhada pelo serviço de saúde da Capital.

No comunicado, a secretaria de Saúde de Guamiranga reforça o pedido para as pessoas cumprirem as medidas de prevenção: distanciamento social, isolamento domiciliar, uso de máscaras e álcool gel. O município ainda pede que os moradores não realizem eventos comemorativos com aglomerações de pessoas. Outra recomendação é evitar de receber ou fazer visitas, principalmente de pessoas que residem fora do município.

Conforme dados atualizados da secretaria de Saúde, Guamiranga tem dois casos confirmados, sendo um recuperado, além de cinco em investigação, um monitorado e cinco descartados com resultado negativo do teste do Lacen.