notícias

Deputado Emerson Bacil apresenta requerimento para instalação de IML em Irati

Requerimento foi enviado ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior e ao secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, Coronel Rômulo Marinho Soares

Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava

Viatura do IML. Atualmente, corpos de pessoas que morrem em Irati e região são encaminhados para unidade em Ponta Grossa, que também atende outros municípios dos Campos Gerais. Foto: Folha do Litoral
O deputado Emerson Bacil (PSL) apresentou um requerimento solicitando a instalação de uma unidade do Instituto Médico-Legal (IML) regional para Irati. O requerimento foi direcionado para o governador Carlos Massa Ratinho Júnior e para o secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, Coronel Rômulo Marinho Soares.

De acordo com o deputado, a instalação de um IML em Irati ajudará a região no atendimento de casos que envolvam perícia. “Em União da Vitória, que é sede da 6ª Regional de Saúde, já há um IML, assim como a 3ª Regional de Ponta Grossa. E a 4ª Regional precisa. Quando se precisa do IML é um momento de angústia e tristeza e também os serviços servem para lesão corporal, atos libidinosos, enfim o IML é muito importante”, explica.

Com o requerimento aprovado pelos deputados e enviado ao Executivo Estadual, representantes da região começam a realizar uma articulação política para que a demanda seja atendida pelo Estado.
“O requerimento é o início de tudo. É uma articulação política, inclusive, tivemos um apoio do governo da liderança do deputado Hussein [Bakri- líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná] e também nessa semana acabei falando com o secretário da Casa Civil, Guto Silva, que também recebeu de pronto a importância do IML. E essa questão de estarmos sensibilizando o governo para instalação”, disse Bacil.


O documento também foi endossado por 12 deputados: Delegado Jacovós, Mara Lima, Rodrigo Estacho, Soldado Fruet, Ricardo Arruda, Mabel Canto, Alexandre Amaro, Tercílio Turini, Alexandre Curi, Artagão Júnior, Cobra Repórter e Do Carmo.

Deputado Emerson Bacil foi autor de requerimento solicitando instalação de IML em Irati. Documento foi endossado por mais 12 parlamentares. Foto: Assessoria Deputado Emerson Bacil
Apoio

O envio do requerimento foi celebrado na região. O delegado da Polícia Civil de Irati, Paulo César Eugênio Ribeiro, disse que um IML em Irati ajudará a agilizar os trabalhos da Polícia Cientifica. Atualmente, os corpos da região podem ser levados para o IML em Ponta Grossa ou Guarapuava, causando uma sobrecarga nos peritos.

“Nós sabemos da necessidade de um efetivo que a Polícia Científica tem e isso acaba gerando uma demora na elaboração dos laudos, nos exames de necropsia, e mesmo os outros exames que o IML faz, como os exames de lesão corporal em decorrência de violência doméstica, os exames de abuso sexual, de conjunção carnal e ato libidinoso. Isso é importante para uma cidade como a de Irati, inclusive pelo porte que Irati tem que poderia atender toda a região, facilitando a liberação de corpos, facilitando o andamento processual, o andamento das investigações de crimes graves, como o homicídio e estupro de vulnerável”, ressalta o delegado.

Ribeiro chama atenção que para o projeto ser viável, uma Subdivisão Policial deverá ser instalada em Irati. “Para que isso seja viável e seja possível há a necessidade de criação de uma Subdivisão Policial aqui em Irati para atender toda a região. Essa Subdivisão Policial vem junto com o IML, como acontece em outras subdivisões, em outros locais que tem o IML, e traz consigo o Instituto de Criminalística que é um outro importante órgão da perícia, que realiza perícias em locais de crime, que realiza perícias em veículos. Isso também é de extrema relevância considerando a quantidade de casos que temos na cidade de Irati e região”, destacou.

O empresário e ex-deputado estadual Márcio Pauliki (SD) também parabenizou a ação do deputado Bacil. Ele ainda relembrou que essa também foi uma pauta sua durante seu mandato e disse que é preciso estar atento ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

 “E principalmente levando esse serviço tão importante em um momento difícil da família, termos o IML mais próximo para um atendimento mais rápido. Inclusive esse IML, não apenas a estrutura, mas as pessoas que podem trabalhar nesse complexo, também é importante lutar pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que num momento do Covid-19 é de muita utilidade para que saibamos as mortes que acontecem dentro do domicílios que se colocam como mortes naturais, também sabermos o real motivo desse falecimento”, disse.

O ex-vereador de Irati, José Ronaldo Ferreira (Ronaldão), também parabenizou Bacil pelo requerimento e disse que esta ação é uma “luz no fim do túnel” de uma luta que teve por oito anos. O ex-vereador relembrou que em seu mandato tentou articular a instalação do IML, mas foi informado sobre os custos que a estrutura poderia trazer ao município. Ele ainda pediu que a articulação seja feita junto à Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Estado do Paraná (AMCESPAR). “É um benefício importantíssimo, mas torno a dizer tem que ter união de todos para que seja feita uma coisa concreta e desta vez dê certo”, disse.