notícias

Covid-19: Prudentópolis tem 22 casos confirmados e 9 recuperados

Neste domingo, 28, secretaria de Saúde registrou um novo caso e mais três pessoas recuperadas

Da Redação


Imagem aérea de Prudentópolis. Foto: Prefeitura de Prudentópolis/Divulgação
A secretaria de Saúde de Prudentópolis confirmou o 22º caso de coronavírus (Covid-19) no domingo, 28. O paciente diagnosticado com a doença tem 50 anos e reside no interior do município. Ele teve sintomas leves e está em isolamento domiciliar.

O resultado positivo foi confirmado através de exame RT-PCR analisado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR). O morador não possui vínculo com outros casos confirmados, de acordo com nota assinada pelo Secretário de Saúde, Marcelo Hohl Mazurechen.

Durante o fim de semana, Prudentópolis registrou mais cinco pacientes recuperados de Covid-19. São eles: dois homens, de 35 e 43 anos, duas mulheres, 32 e 47 anos, e um adolescente, de 12 anos. No total, a cidade possui nove moradores curados. Eles e seus contatos domiciliares estão liberados para retornarem as atividades.


O secretário relata que uma pessoa é considerada recuperada quando não apresenta sintomas e finaliza o período de isolamento. “Em pacientes sintomáticos o isolamento inicia no 1º dia de sintomas e vai até completar o 14° dia. Nos casos assintomáticos, o primeiro dia de isolamento inicia na data do resultado de exame positivo e vai até o 14° dia após o resultado”, explica.

Trinta e sete prudentopolitanos aguardam resultado do exame RT-PCR enviado para análise do Lacen. O município ainda tem 129 moradores em monitoramento.

A secretaria de Saúde orienta todos os moradores com sintomas suspeitos e os diagnosticados com coronavírus para respeitarem o isolamento domiciliar. A mesma solicitação foi repassada para os contatos domiciliares de pessoas que tiveram Covid-19.

Secretário de Saúde de Prudentópolis confirmou 22º caso de Covid-19 em nota publicada no facebook da prefeitura. Na mesma publicação, ele destaca que a cidade tem mais três pacientes recuperados. Foto: Divulgação