notícias

4ª Regional registrou 76 casos de Covid-19

São 12 casos ativos, 62 pessoas recuperadas e dois óbitos registrados

Da Redação


Em Mallet já foram confirmados quatro casos de Covid-19. Foto: Divulgação
Com registros de casos de coronavírus em todos os seus nove municípios da área de abrangência, a 4ª Regional tem 76 pessoas diagnosticadas com a doença, segundo dados das secretarias municipais de saúde. São 12 casos ativos, 62 moradores recuperados e dois óbitos registrados.

Em Irati já foram contabilizados 19 casos, sendo que 12 estão curados e sete permanecem em isolamento domiciliar. Imbituva teve 36 registros. Uma pessoa morreu e as outras 35 se recuperaram.

Em Rebouças, os três moradores diagnosticados com a Covid-19 estão curados. O município ainda conta com dez pessoas que apresentaram sintomas suspeitos e aguardam a análise dos exames laboratoriais. Quarenta e quatro reboucenses estão sendo monitorados e 107 casos foram descartados, sendo 53 através de exame sorológico e 54 do teste RT-PCR.

Em Inácio Martins, os sete moradores contaminados também são considerados curados da doença, conforme boletim da secretaria Municipal de Saúde divulgado hoje, 17. Nove pessoas estão em investigação aguardando resultado do exame laboratorial. Oitenta e oito martinenses foram monitorados desde o início da pandemia. Desses, 79 já foram liberados e nove seguem em monitoramento. A cidade tem 45 casos descartados, sendo 30 por exame RT-PCR e 15 por testes rápidos.



Inácio Martins zerou o número de casos ativos. Foto: Divulgação
Em Fernandes Pinheiro, o boletim divulgado nesta quarta-feira, 17, mostra dois casos confirmados de Covid-19, sendo que um paciente faleceu por complicações causadas pela doença. Quatro casos suspeitos estão em análise aguardando resultado do exame e sete pessoas permanecem em monitoramento. Noventa e cinco casos foram descartados, sendo 33 por critério laboratorial com resultado negativo do exame e 62 por critério epidemiológico, que são aquelas pessoas que não tiveram sintomas após 14 dias de isolamento.

Fernandes Pinheiro registrou dois casos, sendo que um paciente morreu em decorrência da Covid-19. Foto: Divulgação
Em Guamiranga, o último boletim Epidemiológico foi divulgado na segunda-feira, 15. Até essa data, o município registrava um caso de coronavírus e um paciente recuperado. Quatro casos foram descartados com resultado negativo do teste do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) e duas pessoas estavam sendo investigadas.

Em Guamiranga, a única moradora que contraiu a doença já se recuperou. Foto: Divulgação
Em Mallet, o setor de Epidemiologia publicou uma nota confirmado o quarto caso de Covid-19. Um homem, de 39 anos, foi diagnosticado com a infecção através de teste rápido. Porém, ele já é considerado um paciente recuperado, pois foi notificado com síndrome gripal no dia 14 de abril. Na ocasião, ele sentiu febre e apresentou quadro de tosse.

O malletense foi monitorado pela secretaria de Saúde e cumpriu isolamento domiciliar. Entretanto, ele não realizou o teste naquela oportunidade, pois o protocolo estadual não obrigava a realização do exame. Recentemente, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) alterou o protocolo e passou a orientar os municípios para testarem os pacientes que haviam apresentado síndromes gripais anteriormente. Desta forma, a secretaria de Saúde de Mallet já realizou 40 testes rápidos nos moradores que foram notificados com diagnóstico de síndromes gripais desde 11 de março e que não foram testadas para COVID-19.

O boletim da secretaria de Saúde de Mallet divulgado hoje, 17, apresenta quatro casos confirmados, três recuperados, 27 pessoas monitoradas, 15 suspeitos e 50 descartados com resultado negativo do exame. Até agora foram notificados 122 casos de síndromes gripais sintomáticos respiratórios desde o início da pandemia.

Em Teixeira Soares são três casos confirmados. Os três pacientes estão internados, sendo dois no hospital do Rocio, em Campo Largo, e um no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. A cidade ainda possui sete casos suspeitos, 44 monitorados e 24 descartados.

Os três pacientes de Teixeira Soares que foram contaminados estão internados. Foto: Divulgação
Já em Rio Azul, o único morador diagnosticado com coronavírus já está recuperado. São cinco rio-azulenses aguardando resultado do exame, 18 monitorados e 48 casos descartados.

Último boletim divulgado pela secretaria de Saúde de Rio Azul. Foto: Divulgação
Situação no Estado e no Brasil

A SESA registrou mais 529 casos e 22 óbitos de Covid-19 no Informe Epidemiológico desta quarta-feira, 17. Todas as pessoas que faleceram estavam internadas. As vítimas foram dez mulheres e 12 homens, com idades que variam de 15 a 92 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 10 e 17 de junho. Os paranaenses que morreram residiam em Curitiba (7), Cascavel (5), Rolândia (3), Fazenda Rio Grande (2) e Almirante Tamandaré, Assaí, Cornélio Procópio, Londrina e São José dos Pinhais (1).

No total, o Paraná possui 11.085 diagnósticos de coronavírus e 386 mortos. Atualmente, 348 pacientes estão internados com Covid-19 no Estado. Desses, 243 pacientes estão em leitos SUS (113 em UTI e 130 em leitos clínicos/enfermaria) e 105 em leitos da rede particular (38 em UTI e 67 em leitos clínicos/enfermaria). Outras 893 pessoas hospitalizadas aguardam resultados de exames. Elas estão nas redes pública e particular e são consideradas casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2. Com novos registros da doença em Bom Sucesso, Diamante D’ Oeste e Formosa do Oeste, o Paraná alcançou 311 cidades com casos de coronavírus. Os óbitos ocorreram em 112 municípios.

O monitoramento da SESA registra 140 casos de pessoas que foram diagnosticadas no Paraná, mas não moram no Estado. Destas, oito faleceram.

O Brasil chegou hoje a 960.309 casos e 46.665 mortes por Covid-19. O Ministério da Saúde registrou 1.269 mortes e 32.188 casos nas últimas 24 horas, com total de 955.377 diagnósticos e 46.510 óbitos durante a pandemia.