notícias

4ª Regional registra mais quatro casos de coronavírus

Foram diagnosticados mais três casos em Imbituva e um em Rebouças, conforme dados das secretarias Municipais de Saúde divulgados nesta terça-feira, 2

Da Redação

Rebouças registrou 3º caso de Covid-19 nesta terça-feira, 2. Foto: Divulgação
A 4ª Regional de Saúde de Irati registrou mais quatro casos de coronavírus (Covid-19) nesta terça-feira, 2. Uma pessoa foi infectada em Rebouças e três em Imbituva, segundo dados das secretarias Municipais de Saúde.

Os três imbituvenses diagnosticados com a doença são um homem, de 55 anos, e duas mulheres, de 32 e 53 anos. Todos tiveram sintomas leves e estão em isolamento domiciliar sendo monitorados pelas equipes de saúde. Os três moradores têm relação entre si e também com outra pessoa contaminada em Imbituva. Os dados atualizados pela secretaria de Saúde de Imbituva mostram que a cidade já registrou 35 casos de Covid-19. Vinte e oito moradores cumpriram o período de quarentena e não apresentam mais sintomas. Com isso, eles se são considerados como casos curados. Seis pessoas permanecem em casa se recuperando da infecção. Já uma mulher permanece internada em estado grave no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, que é referência no tratamento da doença.

Em Imbituva são 35 casos confirmados desde o início da pandemia e 28 pessoas curadas. Foto: Divulgação
Em Rebouças, o terceiro diagnóstico positivo de coronavírus foi confirmado na tarde de hoje, 2. A moradora da área urbana se enquadra na faixa etária entre 60 e 65 anos. Ela tem trombose em uma das pernas e foi internada no hospital Dona Darcy Vargas, em Rebouças, no dia 26 de maio. No mesmo dia, ela foi transferida para a Santa Casa de Irati. Os primeiros sintomas gripais leves apareceram na sexta-feira, 30. O resultado do exame realizado pelo Laboratório Central do Paraná (LACEN) foi positivo para Covid-19. Segundo a secretária Municipal de saúde, Tânia Aparecida Selhorst, a paciente apresentou melhoras e passa bem. A família dela está em quarentena, mas é muito pouco provável que os familiares tenham contraído o vírus, pois eles não tiveram contato com a mulher desde que ela foi internada.


Dos três casos confirmados, Rebouças tem dois pacientes recuperados. São oito moradores que apresentaram sintomas suspeitos da doença, 36 pessoas monitoradas e 28 casos descartados com resultado negativo do exame.

Fernandes Pinheiro também atualizou os dados de monitoramento de coronavírus nesta terça-feira, 2. O município teve um caso da doença. O paciente, de 49 anos, está internado no hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, há 14 dias. Mais dois moradores estão em análise aguardando resultado do exame laboratorial. Vinte e dois pessoas apresentaram sintomas gripais e estão em isolamento domiciliar por 14 dias. Esses munícipes estão sendo monitorados e não fizeram coleta de material para o exame. Sessenta e três casos já foram descartados, sendo 43 por critério Epidemiológico e 20 por critério laboratorial. O primeiro critério leva em conta as pessoas que permanecem em isolamento por 14 dias e não apresentaram sintomas da doença. Já o critério laboratorial considera o morador que teve o resultado negativo no exame.

Fernandes Pinheiro registrou um caso de coronavírus e dois pacientes suspeitos. Foto: Divulgação
Já em Irati, o número de pessoas que apresentaram síndromes gripais e receberam atendimento médico no município subiu para 334. Desses, 141 casos foram descartados por critério Clínico-Epidemiológico. 193 pessoas foram testadas no município. 161 testes apresentaram resultado negativo. Trinta pessoas aguardam o resultado do exame laboratorial. Desde semana passada, toda pessoa com sintomas de síndrome gripal terá amostra coletada para exame. A determinação faz parte de uma nova recomendação do governo estadual.

Irati registrou dois casos de coronavírus. O primeiro paciente diagnosticado com a doença já se recuperou. O segundo é uma criança de 1 ano que apresentou sintomas leves e está em isolamento domiciliar.

Nos nove municípios que abrangem a 4ª Regional, Imbituva aparece com o maior número de casos de Covid-19. São 35 diagnósticos. Depois aparece Rebouças com três infectados seguido de Irati e Mallet com dois e Fernandes Pinheiro e Inácio Martins um. No total, são 44 casos confirmados e 34 curados, sendo 28 em Imbituva, dois em Rebouças e Mallet e um nas cidades de Irati e Inácio Martins. Os municípios de Guamiranga, Rio Azul e Teixeira Soares ainda não tiveram pessoas infectadas com o coronavírus.

Em Irati, número de pessoas em investigação subiu para 30. Foto: Divulgação