notícias

27 iratienses aguardam resultado do exame laboratorial de Covid-19

Com mudança no protocolo estadual, todo iratiense que apresentar síndrome gripal será testado. Cidade já registrou dois casos da doença

Da Redação


Boletim atualizado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica de Irati. Foto: Divulgação
Irati tem 27 casos em investigação de coronavírus (Covid-19). Todos aguardam resultado do exame laboratorial. Até agora, o município teve dois pacientes infectados, sendo que um deles já se recuperou. O paciente ativo é uma criança de 1 ano, que apresentou sintomas leves e está em isolamento no seu domicílio.

No total, foram notificadas 324 pessoas que apresentaram síndromes gripais e receberam atendimento médico no município. A quantidade de casos descartados por critério Clínico-Epidemiológico foi de 141. Já foram realizados 183 testes, com 154 apresentando resultado negativo. Vinte e sete pessoas aguardam o resultado. Desde semana passada, toda pessoa que apresentar síndrome gripal terá amostra coletada para exame. A mudança no protocolo segue recomendação estadual.


O Departamento de Vigilância Epidemiológica ressalta que a população deve manter as medidas de prevenção ao Covid-19, como utilizar máscaras de proteção, lavar as mãos com frequência utilizando álcool gel ou água e sabão, evitar aglomerações e manter uma distância segura das outras pessoas em ambientes públicos.

“Neste momento difícil que todos estamos vivendo, é crucial que tenhamos empatia e discernimento antes de fazer qualquer julgamento. Muitas pessoas, em virtude da característica essencial de seu trabalho, não têm a possibilidade de ficar em casa em isolamento, e assim, acabam se expondo diariamente ao risco de contaminação e ainda, de levar a contaminação aos seus familiares mesmo diante de todas as precauções adotadas”, afirma a Enfermeira-Chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Denise Homiak Fernandes.

A secretaria de Saúde de Irati esclarece que a divulgação de informações pessoais dos pacientes com coronavírus não podem ser repassadas por questões éticas. Nas redes sociais, moradores constantemente pedem que seja divulgado a identidade, endereço e locais que essas pessoas estiveram.

Situação de outros municípios da 4ª Regional

Outros municípios da 4ª Regional de Saúde divulgaram boletins de monitoramento de Covid-19 nesta segunda-feira, 1. Em Inácio Martins, a secretaria de Saúde monitora dois casos suspeitos. Seis casos notificados já foram descartados. A única moradora infectada está curada. Em Rebouças são dois moradores recuperados. Seis casos suspeitos da doença estão sendo investigados. Quarenta pessoas permanecem em monitoramento e 24 casos foram descartados. Em Teixeira Soares, três pessoas aguardam resultado do exame laboratorial e são enquadradas como casos suspeitos. Quatro moradores estão sendo monitorados e dez apresentaram resultado negativo no exame. A cidade não registrou diagnósticos de coronavírus.

Em Rebouças, dois moradores diagnosticados com a doença se recuperaram. Foto: Divulgação
Mais três cidades da região tiveram casos de coronavírus. São 32 registros em Imbituva, dois em Mallet e um em Fernandes Pinheiro. Esse último está hospitalizado em Ponta Grossa. Vinte e sete pacientes de Imbituva e os dois de Mallet estão recuperados. Teixeira Soares, Rio Azul e Guamiranga ainda não tiveram pessoas infectadas.

Teixeira Soares é uma das únicas cidades da região sem casos de Covid-19. Foto: Divulgação

Segundo o Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgado hoje, 1º, a 4ª Regional tem dez moradores de Fernandes Pinheiro aguardando resultado do exame laboratorial. Nos outros municípios são 12 investigados em Irati, oito em Imbituva, dois em Mallet, quatro em Rebouças, três em Teixeira Soares, dois em Guamiranga e um em Rio Azul.

Em Inácio Martins, a paciente infectada já se curou. Foto: Divulgação

Prudentópolis não registrou casos de Covid-19

Na 5ª Regional, Prudentópolis tem quatro moradores aguardando resultado do exame. São nove prudentopolitanos que apresentaram sintomas em quarentena em suas residências e 36 casos descartados com resultado negativo do exame. No boletim da SESA, Prudentópolis tem dois casos em investigação.

Prudentópolis também permanece sem registros da doença. Foto: Divulgação

Guarapuava teve 37 pessoas infectadas


Guarapuava, que é sede da 5ª Regional, registrou 37 pessoas infectadas com Covid-19. Desses, 12 pacientes se recuperaram, 22 estão em isolamento domiciliar e três internados. A cidade ainda apresenta 45 casos em investigação, 126 monitorados, 668 liberados da quarentena e 517 descartados.

Mais oito municípios da 5ª Regional registraram casos de coronavírus. São cinco registros em Laranjeiras do Sul e Foz do Jordão, um em Candói e Goioxim, três em Pinhão e Pitanga, quatro em Reserva do Iguaçu e dois em Rio Bonito do Iguaçu. Além de Guarapuava somente o Pinhão tem dois moradores recuperados, conforme boletim da SESA.

Guarapuava tem 25 casos ativos de coronavírus. Foto: Divulgação 


Ponta Grossa já notificou 80 casos

Na 3ª Regional, Ponta Grossa já notificou 80 casos de Covid-19. São 29 casos ativos e 51 recuperados. Somente uma pessoa está internada em um leito clínico. As demais se recuperaram em casa. Outras cidades da 3ª Regional registraram casos da doença. Arapoti e São João do Triunfo (1), Ivaí (2), Carambeí (3), Castro e Palmeira (4) e Jaguariaíva (7). Desses, dez pessoas estão curadas, sendo três em Castro, duas em Ivaí, Palmeira e Jaguariaíva e uma em Carambeí. Jaguariaíva também tem uma morte em decorrência da doença.

Ponta Grossa já notificou 80 casos de coronavírus. Foto: Divulgação