notícias

Sete iratienses aguardam resultado de exame de coronavírus

Irati tem um caso confirmado e sete em investigação, conforme boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria Municipal de Saúde

Da Redação


Irati aumentou para sete casos em investigação. Foto: Divulgação
O Departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde de Irati atualizou os dados de coronavírus na tarde desta quarta-feira, 20. O município tem um caso confirmado da doença e sete pessoas em investigação aguardando resultado do exame laboratorial.

Já foram identificados 232 iratienses com síndromes gripais que procuraram atendimento médico. Desses, 122 casos foram descartados por critério Clínico-Epidemiológico, que se refere as pessoas notificadas com síndrome gripal, mas que não apresentavam sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e nem histórico de viagem ou de contato próximo com uma pessoa infectada e que teve resultado do teste positivo para Covid-19. O número de moradores submetidos aos testes é de 110. Cento e três exames descartaram a contaminação. Os outros sete aguardam resultado.


Fernandes Pinheiro tem um caso confirmado e três suspeitos 

Em Fernandes Pinheiro, o último boletim divulgado na tarde desta quarta-feira, 20, mostra que a cidade tem um caso confirmado, três descartados por critério laboratorial (resultado negativo do teste) e 12 moradores monitorados sem coleta de exame e com melhoras no quadro clínico após 14 dias de isolamento. O município ainda apresenta três munícipes considerados suspeitos que aguardam resultado do exame e 17 pessoas monitoradas que devem permanecer em suas casas por 14 dias.

Em Fernandes Pinheiro são três casos suspeitos aguardando resultado do exame. Foto: Divulgação

Rio Azul também possui três moradores suspeitos


Em Rio Azul, o número de casos suspeitos subiu de um para três, conforme dados da secretaria Municipal de Saúde. Dezenove rio-azulenses estão sendo monitorados e 13 casos foram descartados.

Rio Azul não tem nenhum caso confirmado de Covid-19. Foto: Divulgação


Situação dos outros municípios da 4ª Regional

Em Guamiranga, os dados atualizados pelo setor de Vigilância Epidemiológica indicam que a cidade tem cinco casos monitorados. Rio Azul, Guamiranga e Teixeira Soares são os únicos municípios da 4ª Regional que ainda não tiveram moradores infectados. As outras seis cidades de abrangência da 4ª Regional registram pelo menos um paciente contaminado. São 19 notificações em Imbituva, duas em Mallet, uma em Irati, Fernandes Pinheiro, Rebouças e Inácio Martins. Dezessete pacientes já se recuperaram, sendo 15 em Imbituva, um em Mallet e um em Inácio Martins, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Os dados estaduais indicam que a 4ª Regional possui 16 pessoas aguardando resultado do exame laboratorial. São nove moradores de Imbituva, quatro de Irati, um de Mallet, um de Rio Azul e um de Teixeira Soares.

Guarapuava registra 20º caso de Covid-19

Na 5ª Regional, Guarapuava confirmou mais um caso e chegou ao total de 20 pessoas infectadas por coronavírus. Doze guarapuavanos já estão recuperados. O município não tem nenhum óbito em decorrência da doença. Além disso, são 516 pessoas liberadas do isolamento domiciliar, 146 monitoradas em casa, 16 aguardando resultado do exame laboratorial e 425 casos descartados.

Guarapuava registrou 20º paciente infectado nesta quarta-feira, 20. Foto: Divulgação


Pitanga notifica o 1º caso

Também na 5ª Regional, Pitanga registrou o primeiro caso de Covid-19 nesta quarta-feira, 20. Segundo a secretária de Saúde, Emilly Sakurai, o paciente é um caminhoeiro e está hospitalizado. Ele permaneceu um mês em Belém/PA e entrou em contato com a equipe de saúde assim que apresentou os sintomas. Desta forma, ele foi atendido logo que chegou no município. Outros dois municípios da 5ª Regional tiveram casos diagnosticados. Foram dois contaminados em Pinhão e um em Laranjeiras do Sul. Os pacientes do Pinhão já se recuperaram. No boletim da SESA, a 5ª Regional aparece com sete casos em investigação, sendo quatro em Guarapuava, dois em Laranjeiras do Sul e um em Prudentópolis.

Ponta Grossa tem 22 casos ativos e 25 curados

Em Ponta Grossa, a Fundação Municipal de Saúde diagnosticou mais quatro casos de Covid-19. Com isso, a cidade já registrou 47 infectados e tem 25 curados. Sendo assim, são 22 casos ativos. O município ainda contabiliza 1.617 moradores monitorados, cinco suspeitos hospitalizados e um óbito em investigação. Até agora, ninguém morreu em virtude de coronavírus em Ponta Grossa. No Informe Epidemiológico da SESA, Ponta Grossa tem três casos a menos (44) e apresenta 17 recuperados. Os outros municípios com pessoas infectadas foram Castro (3), Palmeira (2), Ivaí, Jaguariaíva e Carambeí (1). Esse último registrou o primeiro caso de Covid-19 nesta quarta-feira, 20.

Os moradores de Castro, Palmeira e Ivaí identificados com a doença já se curaram. No Informe Epidemiológico Estadual, Ponta Grossa tem 21 casos em investigação e Castro cinco pessoas.

Estado registra sete mortes e 137 infectados em 24 horas

Conforme a SESA, já foram registradas 2.616 pessoas contaminadas da doença no Paraná e 137 mortes. Foram 136 novos casos e sete mortes nas últimas 24 horas.

Embora o número de casos seja disponibilizado diariamente, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria, reúne as informações enviadas pelos laboratórios, municípios e regionais de saúde para a consolidação dos dados. Por isso, os números publicados no dia não representam, necessariamente, que o aumento de casos tenha ocorrido de terça, 19, para quarta-feira, 20.

Os sete pacientes que faleceram estavam internados. As três mulheres residiam em Tamarana, Apucarana e Londrina. Elas tinham 38, 60 e 80 anos. Já os quatro homens que morreram eram de Sarandi, Paraíso do Norte, Francisco Beltrão e Cascavel. Eles possuíam 47, 69, 72 e 86 anos. No Paraná são 1.608 pessoas recuperadas (61,5% do total de infectados).

Brasil chega próximo de 19 mil mortes por coronavírus

No Brasil são 18.894 mortes provocadas pela Covid-19 e 293.357 casos confirmados da doença em todo o País. Foram 888 novos óbitos confirmados pela Ministério da Saúde somente hoje, 20. Conforme a pasta, 116.683 pacientes já se recuperaram da doença.

Os números de diagnósticos e óbitos confirmados pelo governo entre um dia e outro não necessariamente ocorreram de ontem para hoje. O Ministério da Saúde explica que há atrasos de até dois meses nos registros feitos pelas secretarias, provocados pela fila de testes, e que as confirmações podem refletir ocorrências desde o início da pandemia.