notícias

Região tem mais sete moradores recuperados de coronavírus

Seis moradores de Imbituva e um de Rebouças são considerados como casos curados, segundo secretarias Municipais de Saúde

Da Redação


Número de casos confirmados, recuperados e em isolamento em Imbituva. Foto: Divulgação
Mais sete moradores da área de abrangência da 4ª Regional de Irati se recuperaram do coronavírus (Covid-19), conforme dados das secretarias Municipais de Saúde divulgados nesta segunda-feira, 25.

Seis pacientes de Imbituva e um de Rebouças que haviam sido diagnosticados com a doença estão curados depois de cumprirem o período de quarentena e não apresentarem sintomas.

Em Imbituva já foram notificados 26 casos de Covid-19. Desses, 22 pessoas já estão recuperadas. Os outros quatro imbituvenses permanecem em isolamento domiciliar.

No fim de semana foram registrados três novos casos em Imbituva. Duas mulheres, de 26 e 48 anos, tiveram sintomas leves e estão sendo monitoradas em casa. Já um adolescente, de 18 anos, também teve sintomas leves. Porém, ele já cumpriu o período de quarentena. O rapaz realizou um teste rápido validado pelo Ministério da Saúde apenas para confirmar o diagnóstico da doença.


“A Vigilância em Saúde informa que já está no fim das investigações para levantamento de novos contatos, isolamento, testagem e monitoramento dos casos relacionados ao primeiro diagnóstico de Covid-19 no município. Na última semana foram 23 exames realizados de possíveis contatos e que tiveram o resultado não detectável para COVID-19, o que mostra que os esforços por parte da equipe de Vigilância em Saúde e Atenção Primária em Saúde foram efetivos para conter a disseminação da doença no município, a partir dessa fonte conhecida. Mas, é válido reforçar a necessidade das medidas para evitar a contaminação (uso de máscara e álcool gel, além de manter o isolamento social) ”, informou a secretaria de Saúde de Imbituva em publicação no facebook da Prefeitura.

Morador de Imbituva apontado como caso suspeito de Covid-19 morreu no fim de semana

Um morador de Imbituva, de 69 anos, apontado com um caso suspeito de Covid-19 faleceu no domingo, 24. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, que é referência na região para tratamento da doença.

O exame laboratorial vai identificar se a causa da morte foi coronavírus. Um exame realizado em Imbituva apresentou resultado negativo.

Rebouças tem dois pacientes recuperados

Em Rebouças, a secretaria Municipal de Saúde também confirmou que o segundo morador diagnosticado com coronavírus se recuperou da doença em postagem na página da prefeitura no facebook nesta segunda-feira, 25.

O homem, que está enquadrado na faixa etária entre 40 e 45 anos, estava na lista de pessoas monitoradas, pois teve contato com o primeiro paciente identificado com Covid-19 no município, que também é considerado como um caso curado. No sábado, 23, a secretaria de Saúde já havia informado que o homem estava na fase final de recuperação. Desta forma, Rebouças registra dois moradores recuperados. O boletim de hoje, 25, ainda apresenta dois casos suspeitos de pessoas que tiveram sintomas de coronavírus. Trinta reboucenses estão sendo monitorados e 20 casos foram descartados por apresentarem resultado negativo do exame laboratorial.

Boletim atualizado nesta segunda-feira, 25, pela secretaria de Saúde de Rebouças. Foto: Divulgação

Cinco moradores aguardam resultado do exame em Fernandes Pinheiro

Em Fernandes Pinheiro, o boletim atualizado pela secretaria Municipal de Saúde indica que cinco pessoas tiveram amostras de sangue coletadas e aguardam resultado do exame laboratorial. Seis casos foram descartados com resultado negativo do exame. Por outro lado, 21 moradores tiveram sintomas de síndromes gripais e permanecem em isolamento social por 14 dias. Já 27 casos foram descartados por critério epidemiológico. Nesta condição, as pessoas não coletaram o exame, mas não tiveram sintomas depois de permanecerem isoladas por 14 dias. Já o paciente de Fernandes Pinheiro que foi infectado segue internado no hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. O pedreiro, de 49 anos, reside na área urbana da cidade.

Fernandes Pinheiro tem um caso confirmado de coronavírus. Paciente está hospitalizado em Ponta Grossa. Foto: Divulgação


Irati tem sete pessoas em investigação

Em Irati, segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria Municipal de Saúde, foram notificados 256 moradores que apresentaram síndromes gripais (SG) e receberam atendimento médico. 133 casos foram descartados por critério Clínico-Epidemiológico. O número de testes realizados foi de 123. Desses, 116 tiveram resultado negativo. Sete iratienses aguardam resultado do exame laboratorial. Já o homem diagnosticado com a doença está curado.

Em Irati, sete pessoas aguardam resultado do exame laboratorial. Foto: Divulgação


Dados da 4ª Regional de Saúde

A 4ª Regional de Saúde de Irati já contabilizou 33 pessoas infectadas desde o início da pandemia. São 26 diagnósticos da doença em Imbituva, dois em Mallet e Rebouças, um nos municípios de Irati, Fernandes Pinheiro e Inácio Martins. São 27 pessoas recuperadas na região, sendo 22 em Imbituva, duas em Rebouças e uma em Mallet, Inácio Martins e Irati. Somente as cidades de Rio Azul, Guamiranga e Teixeira Soares ainda não tiveram pessoas infectadas com coronavírus até o momento.