notícias

PRF e Caminhos do Paraná realizam atividade com foco na redução de acidentes

Ação realizada na manhã deste domingo, 10, na BR-277, em Prudentópolis, visou alertar usuários sobre necessidade de evitar acidentes para reduzir colapso do sistema de saúde durante pandemia de Covid-19

Da Redação, com informações e fotos da PRF


Motoristas e passageiros receberam cartões com orientações para mudar o comportamento no trânsito
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Caminhos do Paraná realizaram uma ação de segurança no trânsito no Dia das Mães. A atividade teve duração de duas horas e foi realizada na manhã deste domingo, 10, na praça do pedágio do Relógio, no quilômetro 302 da BR-277, em Prudentópolis.

Confira os vídeos da ação no fim do texto

No período das 9 até 11 h, três agentes da PRF e três funcionários da concessionária abordaram 195 veículos e 300 pessoas. Os motoristas e passageiros receberam um cartão com uma mensagem de conscientização sobre as medidas de prevenção do coronavírus (Covid-19), movimento Maio Amarelo e o Dia das Mães. Em virtude da data, as mães foram presenteadas com um bombom.
A campanha Maio Amarelo tem a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o grande índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, sendo um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes.


Já a PRF lançou uma campanha com a finalidade de alertar as pessoas sobre a necessidade de mudar as atitudes no trânsito para evitar acidentes e não sobrecarregar o sistema de saúde no período de pandemia.

Três funcionários da Caminhos do Paraná e três policiais rodoviários participaram da ação
“A iniciativa visa evitar colapso no sistema de saúde em tempos de pandemia e tem relação com o movimento Maio Amarelo 2020: ‘Perceba o risco. Proteja a vida’. A PRF reforça as ações de conscientização e pede: ‘Se tiver que sair, respeite as leis de trânsito’. Perceba o risco, preserve a vida é uma maneira de mencionar a necessidade de não se arriscar não apenas no trânsito, mas com saídas desnecessárias de casa, já que a transmissão do novo coronavírus tornou-se comunitária no último mês”, ressalta a PRF.

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Confira dois vídeos da ação realizada pela PRF e Caminhos do Paraná