Publicidade Topo

notícias

Prefeitura instala ponto de apoio na fila da Caixa para orientar sobre auxílio emergencial

Nesta quinta, 30, fila para receber auxílio emergencial de R$ 600,00 foi a maior desde que se iniciou o pagamento pela agência da Caixa Econômica Federal de Irati. A fila se estendia por quase todo o quarteirão da agência bancária (Assista vídeo no final do texto)

Tenda de apoio e banheiros químicos foram instalados pela prefeitura de Irati, que disponibilizou oito funcionários para atuar na fila, nesta quinta-feira, 30

Jussara Harmuch


A Najuá esteve lá e constatou que a prefeitura de Irati montou um posto para auxiliar as pessoas que buscam orientações e que não compreendem como lidar com os aplicativos.

Vanessa Sérgio, funcionária do setor de assistência social da prefeitura municipal de Irati contou que a equipe é composta por oito pessoas que percorrem a fila para dar orientações e verificar a situação específica de quem está ali. Também a disponibilização de internet e computadores no ponto de apoio montado pela prefeitura, possibilita a verificação dos cadastros no que diz respeito a autorização do auxílio e até mesmo a solicitação, no caso dos que ainda não entraram com o pedido.

O gargalo está no aplicativo Caixa Tem.
Dúvida no aplicativo Caixa Tem para gerar o código e pessoas que chegam sem tentar baixar o aplicativo, ou até mesmo sem a aprovação do pedido, diz Vanessa.
Ela orienta que o melhor seria que as pessoas se dirigissem até um Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, porém, a reportagem da Najuá também percorreu duas destas unidades, na Vila São João e Rio Bonito e constatou que o movimento não é expressivo, poucas pessoas sendo atendidas, em relação à fila da Caixa.

Outro funcionário, Luan Biscaia, também orienta que a melhor maneira seria que as pessoas procurassem ajuda nos CRAS, mas ele relata que o apoio da equipe está sendo fundamental na organização das informações e documentos, para que o banco gere o código do auxílio.

Além da disponibilização de internet, graças a parceria com empresas locais de fornecimento de dados e de informática, a prefeitura de Irati instalou uma tenda e dois banheiros químicos na frente da agência da Caixa. Um ponto de lavagens de mãos, que anteriormente havia na frente do estabelecimento, foi retirado.

Funcionários da própria Caixa estavam na fila para adiantar a organização da documentação para o saque.

No CRAS Rio Bonito conversamos com Alessandra Teixeira, que explicou que atendimento é feito com base nos mesmos aplicativos que estão disponíveis à população.

Agências da CAIXA em Irati, Ponta Grossa e Castro abrirão neste sábado (02), de 8h às 12h, para atendimento exclusivo de informações e saque sem cartão do auxílio emergencial. Nascidos em setembro e outubro já poderão sacar já no sábado.


Funcionários da Caixa atuaram na fila para organizar a documentação para o saque