notícias

Ponta Grossa tem 40 casos confirmados de coronavírus

São 16 casos ativos, sendo 15 em isolamento e apenas um internado em enfermaria. 24 pessoas já se recuperaram da doença na cidade

Da Redação


Boletim da Fundação Municipal de Saúde mostra os casos de coronavírus em Ponta Grossa. Foto: Divulgação
Ponta Grossa registrou o 40º caso de coronavírus (Covid-19) neste domingo, 17. O último diagnóstico foi de uma profissional de saúde, de 48 anos, que está em isolamento domiciliar e segue em monitoramento pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Controle da Doença.

A mulher é considerada um caso ambulatorial. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) considera que a cidade conta com 16 casos ativos, sendo 15 em isolamento domiciliar e um internado em enfermaria. São 24 pessoas recuperadas. Esses pacientes tiveram resultado do exame positivo para Covid-19, não apresentam mais sintomas e receberam alta médica. O município tem 1.605 casos monitorados (são moradores que apresentaram sintomas gripais ou tiveram contato com suspeitos). Cinco ponta-grossenses suspeitos estão hospitalizados.

Entre os infectados, são 12 pessoas na faixa etária entre 30 e 39 anos e nove com idade entre 40 e 49 anos. Oito jovens com idade entre 20 e 29 anos foram diagnosticados com a doença. São cinco moradores com Covid-19 na faixa etária de 60 a 69 anos, dois contaminados entre dez e 19 anos, um entre 0 e 4 anos, um entre 5 e 9 anos, um entre 50 e 59 anos e um entre 70 e 79 anos. A quantidade de profissionais de saúde com a doença é de 13,32%.



Dos 40 casos notificados de coronavírus, 30 foram identificados através dos testes realizado no método RT-PCR. Quarenta e quatro pessoas tiveram sintomas gripais, com sinais de gravidade e tiveram a amostra de sangue coletada. Esses casos suspeitos aguardam resultado do teste laboratorial. Outros 276 testes foram descartados. Dez testes rápidos tiveram resultado positivo e 40 descartaram a contaminação. Ponta Grossa não tem óbitos suspeitos. Por outro lado, 15 moradores que faleceram não tiveram como causa a Covid-19.

O protocolo de monitoramento, acompanhamento e testagem realizado em Ponta Grossa segue as diretrizes do Ministério da Saúde.

A Fundação Municipal de Saúde afirma que está ampliando a quantidade de testes na população com objetivo de identificar pessoas que já foram ou estão contaminadas pelo coronavírus, mas que não apresentam sintomas ou possuem sintomas moderados. Esses moradores não necessitam buscar atendimento nos postos de saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais.

Ponta Grossa tem 1.605 casos monitorados. Foto: Divulgação

Outros casos na 3ª Regional de Ponta Grossa


No Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgado hoje, 17, Ponta Grossa aparece com 32 casos confirmados e 15 recuperados. Os outros municípios da 3ª Regional com pessoas infectadas são: Castro (3), Palmeira (2), Ivaí e Jaguariaíva (1). Três pacientes de Castro, dois de Palmeira e um de Ivaí já se recuperaram.

Casos na 5ª Regional de Guarapuava

Em Guarapuava são 16 casos confirmados e nove pessoas recuperadas. Seis guarapuavanos tiveram amostras de sangue coletadas e aguardam resultado do exame. O número de pessoas liberadas do isolamento é de 463. Já a quantidade de moradores em quarentena (monitoramento) é de 163. São 423 casos descartados com resultado negativo do exame. Mais dois municípios da 5ª Regional registraram pessoas contaminadas. Duas notificações no Pinhão e uma em Laranjeiras do Sul. Os dois moradores do Pinhão já se recuperaram, conforme a SESA.

Guarapuava tem seis casos em investigação. Foto: Divulgação

União da Vitória registra mais um caso de Covid-19

Na 6ª Regional, União da Vitória registrou mais um caso de coronavírus neste domingo, 17. O paciente trabalha com transporte e foi infectado em outro município. Ele está em isolamento domiciliar e passa bem. O homem e seus familiares estão sendo monitorados e recebendo acompanhamento das equipes de saúde. A cidade da região Sul do Estado já registrou nove notificações da doença, sendo que sete pacientes estão curados. União da Vitória ainda tem 12 moradores que aguardam resultado do exame laboratorial e 154 casos descartados. Mais três pessoas foram diagnosticadas com a doença na 6ª Regional, sendo duas em General Carneiro e Paula Freitas.

Em União da Vitória são nove pessoas infectadas, sendo que sete já estão recuperadas. Foto: Divulgação


Paraná tem 2.286 casos e 124 mortes

O Informe Epidemiológico da SESA confirmou mais 44 infectados e um óbito em Londrina neste domingo, 17. No total são 2.286 casos da doença no Paraná e 124 mortes. Até agora, 176 cidades registraram moradores contaminados e 46 tiveram óbitos.

Os novos casos foram confirmados em Agudos do Sul (2), Andirá (1), Campo Bonito (1), Campo Mourão (1), Cascavel (2), Curitiba (10), Guaraniaçu (1), Imbituva (1), Londrina (3), Mamborê (1), Maringá (8), Medianeira (1), Mirador (3), Palotina (1), Paraíso do Norte (1), Paranaguá (2), Paranavaí (2), Piraquara (1), Ponta Grossa (1) e Siqueira Campos (1).

Brasil passa de 16 mil mortes

Até a noite deste domingo, 17, haviam sido registradas 16.122 mortes e 240.991 casos confirmados de Covid-19 no País. Segundo boletim do Ministério da Saúde, 2.450 óbitos suspeitos ainda estão em investigação e 130.840 casos seguem em acompanhamento. Cerca de 94.122 pacientes já se recuperaram da doença.