notícias

Produção de iratienses é escolhida para ilustrar campanha nacional do Dia Mundial das Comunicações

JARDIM DA PAZ
Material com a imagem de três iratienses, Herculano Batista Neto, Bárbara Gardin e Emanuelly das Graças Rocha, da Paróquia Nossa Senhora da Luz, e edição do designer Lucas Oliveira, morador de Reserva, foi escolhido para ilustrar campanha da Igreja Católica


Integrantes da PASCOM da Paróquia Nossa Senhora da Luz de Irati, Herculano Batista Neto, Bárbara Gardin e Emanuelly das Graças Rocha estampam material de divulgação do 54º Dia Mundial das Comunicações, que está sendo divulgado em todo o Brasil. Foto: Divulgação PASCOM

Paulo Henrique Sava

A Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Igreja Católica divulgou no último dia 17 o resultado de um concurso que escolheu o material de divulgação do 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, comemorado no próximo dia 24 de maio. O trabalho produzido pelo designer Lucas Oliveira, do município de Reserva, integrante da Diocese de Ponta Grossa, foi selecionado para ilustrar a campanha. 

A imagem retrata três iratienses, Herculano Batista Neto, Bárbara Gardin e Emanuelly das Graças Rocha transmitindo uma mensagem entre si. Ela foi registrada dentro da Paróquia Nossa Senhora da Luz sem o uso de equipamentos profissionais, conforme explica Bárbara, atual coordenadora da pastoral paroquial.
“Não teve uma superprodução, não teve câmera profissional, iluminação ou equipamentos profissionais que pudessem contribuir com a imagem, feita com o celular mesmo, mas com certeza teve a Graça de Deus e a presença do Espírito Santo para que a gente pudesse conquistar o título e esta imagem ser a representação do tema proposto pelo Papa Francisco, no qual a comunicação faz história e é passada de geração para geração”, frisou.
Em entrevista à Assessoria da Diocese de Ponta Grossa, o designer contou como surgiu a iniciativa de participar do concurso.
“Após alguns dias, o padre Rodrigo (Ribas), a quem devo muito, pois sempre me apoiou e incentivou meu trabalho, me avisou que haveria prorrogação na data de entrega. Na mesma semana fui visitá-lo em Irati, contei minha ideia e ele me ajudou a tirar a foto, com a ajuda do Herculano, da Bárbara e da Manu, da Paróquia Nossa Senhora da Luz”, relembra. “Para mim foi uma alegria imensa ter ganho. Saber que fui escolhido dentre pessoas do Brasil inteiro é uma grande honra”, comemora.

Participações

O trabalho teve as participações do Padre Rodrigo Ribas, assessor eclesiástico diocesano da Pastoral da Comunicação e vigário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Irati, e do advogado Julcinei Freitas, da Paróquia São José, de Ponta Grossa.

Segundo o Padre Rodrigo, a participação dos iratienses no concurso da PASCOM Brasil tem objetivo de mostrar que uma mensagem de fé pode ser transmitida através das gerações.
“Foi então que o Lucas, que é o designer da equipe diocesana da PASCOM veio me visitar e nós procuramos a Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Luz, pois havia a possibilidade de fazer este trabalho. Temos o Herculano, que foi o fundador da PASCOM na Paróquia, e a Bárbara, atual coordenadora. Nós os procuramos, pedimos ajuda e eles aceitaram, por intermédio do Padre Alexandre, vigário. Fizemos a foto e posteriormente foi produzido o material, com o resultado que temos hoje”, frisou.
Escolha

Bárbara destaca que a escolha da imagem para representar a campanha nacional do Dia Mundial das Comunicações só foi possível graças a contribuição de várias pessoas, entre elas os integrantes da Pastoral de Comunicação Diocesana e da paróquia.
“É muita alegria para nós, é um motivo de satisfação fazer parte desta iniciativa. Agradecemos à Diocese, nas pessoas do Padre Rodrigo e do Lucas. Com certeza é uma conquista de todos; é claro que o mérito é todo do Lucas, que teve a ideia e o trabalho de designer, de criação, mas com a graça de Deus e um pouquinho de cada um, pudemos participar desta conquista no âmbito da comunicação”, pontuou.
Histórico

Herculano Batista Neto, integrante da PASCOM, relembrou como foi o início do trabalho da Pastoral da comunicação na Paróquia Nossa Senhora da Luz, há mais de 30 anos.
“Se colocarmos um olhar sobre o nosso passado, existimos como Pastoral de Comunicação há muito tempo, quando começamos com os jovens e depois com o Myriam, que foi uma continuidade do jornal que tínhamos com os jovens na época. Ele sempre foi a vitrine daquilo que estávamos fazendo, com um olhar voltado para as atualizações, a informação e a formação. Desta forma, é um prêmio para a minha geração porque é o resultado de um esforço continuado desde o nosso tempo de juventude”, comentou.
O ex-coordenador estendeu a conquista a todo o grupo da PASCOM Paroquial e enalteceu a participação da juventude na continuidade dos trabalhos da pastoral.
“Me sinto feliz de ver isto, e temos que ter este olhar de continuidade e trazer pessoas novas. Por isto, houve meu interesse pessoal de que nós tivéssemos representantes da juventude junto, porque amanhã ou depois você estará em uma situação de não poder fazer e de confiar em quem está vindo. O prêmio é importante para nós, pastoral da nossa comunidade, para o grupo, para você, para mim e para a geração que vem, é importante para a Diocese. Foi uma experiência bem interessante. Tomara que venham outras nas quais possamos mostrar o trabalho que estamos fazendo”, relatou.