notícias

Pacientes com sintomas respiratórios e suspeitas de Covid-19 são atendidos em alas isoladas na Santa Casa de Irati

Dois casos suspeitos de Covid-19 estão internados na Santa Casa de Irati, um de outro município e outro de Irati. Situação foi verificada no dia da realização desta reportagem (21/05/2020).

Sala de emergência no pronto socorro específico para suspeitas de Covid-19, na Santa Casa de Irati. Foto Jussara Harmuch/Najuá
Karin Franco, com reportagem de Jussara Harmuch

Dois casos suspeitos de Covid-19 estão internados na Santa Casa de Irati, um de outro município e outro de Irati. Situação foi verificada no dia da realização desta reportagem (21/05/2020).

Veja mais fotos do ambiente onde são realizados os atendimentos no final deste texto. Vídeos que mostram este isolamento estão nas redes sociais da Najuá.

Por causa disso, muitas pessoas têm tido receio de procurar atendimento, com medo de se contaminar. Mas segundo o provedor da instituição, Dr. Ladislao Obrzut Neto, o hospital tem adotado medidas para manter a segurança com a triagem de toda a pessoa que entra no hospital, inclusive dos próprios funcionários.
Aqui é o lugar que estamos fazendo a proteção efetiva. Aonde só entra aqui dentro da Santa Casa quem é atestado, disse.
Os locais de atendimentos dos pacientes também são realizados de forma separada, em alas diferentes, relata o administrador da instituição, Sidnei Barankiewski.
O paciente entra, fica em um isolamento. Não tem contato com nenhum outro tipo de paciente. O funcionário que atende esse isolamento também fica atendendo somente a esses pacientes para não ter contato com nenhum tipo de paciente dentro do hospital.

Dr. Ladislao explica também que a Santa Casa está preparada para atender casos graves, se precisar. Para isso, a área que antes era utilizada pela pediatria foi reformulada com um setor adequado para servir de unidade de terapia Intensiva - UTI, com quatro respiradores artificiais, que estavam em desuso por problemas técnicos, mas que foram recuperados pela prefeitura. Além disso, outra parte, ao lado, foi reformada com quartos de enfermarias clínicas para dar suporte ao tratamento.
Se houver um agravamento de número de casos e precisar de a gente ter que fazer uma UTI aqui, você verá que temos quatro leitos prontos para receber os pacientes, e temos as enfermarias de apoio para receber os pacientes.
Área preparada para, eventualmente, atender pacientes de Covid-19, com necessidade de ventilação mecãnica
Protocolo de Atendimento

O atendimento de casos suspeitos da Santa Casa de Irati passa por um protocolo. Em geral este paciente vem encaminhado do Pronto Atendimento (PA) e ao chegar na instituição hospitalar pelos seguintes passos:

Área de triagem com acesso direto ao setor isolado para Covid-19
- Triagem de todas as pessoas que entram no hospital, inclusive funcionários: em uma tenda instalada na parte externa, com acesso à ala isolada para atendimento respiratório com suspeita de Covid-19, é feita uma avaliação médica onde se verificará o estado geral, se tem sintoma respiratório, febre, etc;

- Casos suspeitos de Covid-19 recebem os primeiros atendimentos no pronto socorro instalado dentro desta mesma ala de isolamento para suspeitos de Covid-19;

- Casos com suspeita que requerem observação ficam alojados em uma sala dentro do pronto socorro com disponibilidade de respirador;

- O paciente terá acesso ao exame de tomografia computadorizada, que auxilia no diagnóstico da doença;

- Mediante a avaliação médica sobre a gravidade do estado do paciente, a central de leitos do governo estadual já é acionada, mesmo antes da confirmação do exame laboratorial específico, o PCR, e o paciente é transferido, a princípio para o hospital de referência em ponta Grossa - Hospital Regional.

No caso do paciente de Fernandes Pinheiro, diagnosticado com coronavírus na terça-feira (19), o encaminhamento se deu pela ambulância do Samu.

A respeito do uso de cloroquina e hidroxicloroquina, Dr. Ladislao disse que será utilizada, eventualmente, dependendo da avaliação médica.

Tomografia Computadorizada é utilizada como auxiliar no diagnóstico
Hospital particular

A Najuá procurou o hospital particular Agnus Dei para saber se existe um protocolo de atendimento. A direção informou que não é referência para Covid. “Os pacientes que ligam e são inquiridos se apresentam algum sintoma gripal, se sim, são orientados a procurar o PA ou Santa Casa de Irati”.

Já os pacientes que chegam com quadro gripal, que são poucos, recebem atendimento num consultório destinado especificamente a essa finalidade, se necessitarem internamento, são encaminhados à Santa Casa.

A direção ainda informa que estão seguindo o protocolo da Zecretaria de Estado da Saúde - SESA e da prefeitura de Irati e que reduziu 20% do quadro de funcionários em atenção às medidas para conter o avanço da pandemia. Para atendimentos de emergência a instituição possui um ventilador mecânico e dois carrinhos de anestesia (que podem ser utilizado como respirador).















Isolamento da maternidade e pediatria