notícias

Paciente de Fernandes Pinheiro com Covid-19 é transferido para Ponta Grossa

Homem, de 49 anos, foi transferido para o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais e está entubado, em estado grave

Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Jussara Harmuch

Paciente de Fernandes Pinheiro com Covid-19 está internado no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, que é uma das unidades de referência para tratar a doença. Foto: Divulgação

O município de Fernandes Pinheiro confirmou o primeiro caso de Covid-19 na terça-feira (19). O paciente é um homem de 49 anos, que possui comorbidades, sendo diabético e hipertenso, além de ex-fumante.

O homem foi internado na Santa Casa de Irati, após apresentar dificuldade respiratória. Em seguida, ele foi transferido para o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa ainda na terça-feira. Ele está entubado e o estado de saúde é considerado grave.

De acordo com a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, não é possível saber onde houve a transmissão.
Ele é um pedreiro e trabalhava em Irati. Nós não sabemos se contaminou dentro do município ou se contaminou no município vizinho, disse.

A prefeita esclareceu que a Secretaria de Saúde do Município já localizou as pessoas que tiveram contato direto com o paciente.
Já foram notificadas as pessoas que tiveram contato direto. Estas pessoas estão sendo monitoradas e foram notificadas para que não saiam do isolamento, disse.
Elas devem ficar em isolamento social por 14 dias e a violação pode incorrer em crime.



Momento de calma

A prefeita ainda destacou que apesar da gravidade do caso confirmado no município, o momento precisa ser de calma.
Estamos seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde. Pede-se muita calma neste momento, sensatez. Quem tinha que ser isolado, já foi isolado. Quem teve contato de longe com vizinho, com parente, que imagina que possa vir a ter sido contaminado, que mantenha calma, que aguarde, que veja se vai apresentar algum sintoma e que daí procure alguma Unidade Básica de Saúde, disse.
Cleonice reiterou que a população deve seguir as normas de segurança para combate do Covid-19, como evitar aglomeração e fazer uso das máscaras.

Próximos passos

Uma reunião na tarde de terça-feira também definiu os próximos passos para evitar o contágio de outras pessoas. Os decretos municipais seguem com as mesmas determinações anteriores.  A Prefeitura de Fernandes Pinheiro poderá alterá-los dependendo da evolução dos casos.

A prefeitura também irá aumentar a quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Será feita uma aquisição de mais de R$ 25 mil em equipamentos como máscaras para as equipes.
Estamos adotando, e vai fortalecer nas nossas unidades de saúde, a nota técnica da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] de 04/2020, indica que para cada setor de atividade existe um tipo de EPI. Esses EPIs nós vamos seguir à risca o que fala essa norma, disse.
Casos

O último boletim divulgado na quarta-feira (20) mostra apenas um caso confirmado. Três casos são suspeitos e os testes ainda estão em análise.

Outros 17 casos estão sendo monitorados, ou seja, apresentam sintomas gripais, não tiveram coleta para teste e estão em isolamento social por 14 dias.

Há ainda 12 casos descartados epidemiologicamente (casos monitorados, sem coleta para exame, mas com melhora após 14 dias de isolamento) e outros três descartados com exame laboratorial negativo para Covid-19.