notícias

Obra da Sanepar afetará abastecimento de água em dois bairros de Irati

Serviços serão realizados na terça-feira, 12, das 8 às 17 h

Da Redação


Foto: Assessoria da Sanepar
Moradores dos bairros Santa Fé e Pedreira podem ficar sem água na terça-feira, 12, em virtude de obras na rede de distribuição. Os serviços da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) serão realizados entre 8 e 17 h. A normalização do sistema está prevista para o período da noite, mas acontecerá de forma gradativa.

A Sanepar solicita aos consumidores que instalem caixas d’ água de pelo menos 500 litros, conforme recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Desta forma, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

A orientação é evitar desperdícios, principalmente em função da falta de água causada pelo longo período de estiagem no Estado, que ficou quase um mês sem registrar chuvas. Na quinta-feira, 7, o governador Ratinho Junior decretou situação de emergência hídrica por 180 dias.



O decreto 4.626 regulamenta e dá respaldo às empresas de água que atuam no Estado para tomar medidas de racionamento, equilibrando a distribuição entre todos os consumidores e regiões. Fica permitido rodízio no abastecimento por até 24 horas. Além da Sanepar, consórcios municipais e uma empresa privada prestam o serviço no Paraná.

“O Paraná atravessa a estiagem mais forte dos últimos 30 anos. Esse decreto permite ganhar agilidade nas ações por parte do Governo do Estado. Precisamos da consciência de todos para evitar o desperdício. Com todos colaborando, não vai faltar água para ninguém”, disse o governador.

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) alerta que o período de estiagem no Estado deve se estender pelo menos até setembro, criando um cenário de seca ao logo do outono e do inverno. Com isso, os mananciais levarão ainda mais tempo para recuperar as condições normais de abastecimento. As informações são da Agência Estadual de Notícias. 

Clientes com problemas no abastecimento de água ou na rede de esgoto podem entrar em contato pela Sanepar no telefone 0800-200-0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, é necessário informar o número da matrícula.