notícias

NEDDIJ realiza atendimento virtual e por telefone durante pandemia

Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude suspendeu o atendimento presencial durante o todo o período de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub


Atendimentos do NEDDIJ podem ser feitos virtualmente pelo telefone ou WhatsApp. Foto: Divulgação
O Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ), projeto de extensão da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), suspendeu o atendimento presencial durante o todo o período de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Como alternativa, nesse período, as orientações têm sido prestadas de modo virtual, pelo WhatsApp ou pelo telefone.

Ouça o áudio desta reportagem no fim do texto

O NEDDIJ, que existe desde 2014, atua na promoção, defesa e controle dos direitos da criança e do adolescente. Com profissionais e estudantes de Psicologia e do Direito, o projeto atende a crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social e de violação de direitos.

“Trabalhamos alinhados ao sistema de garantia de direitos, que envolve tanto a Secretaria de Assistência Social – trabalhamos diretamente com os profissionais e os equipamentos do município, com o Conselho Tutelar e com o SAI (Serviço Auxiliar da Infância e da Juventude), do Poder Judiciário”, explica a coordenadora e supervisora da área de Psicologia do NEDDIJ, Michele da Rocha Cervo.



O trabalho desenvolvido pelo projeto envolve representação jurídica de crianças e adolescentes, assim como dos pais ou responsáveis, em ações judiciais e procedimento extrajudiciais em trâmite na Comarca de Irati, que abrange os municípios de Irati e Inácio Martins. O núcleo também presta atendimento jurídico, psicológico e psicojurídico a crianças, adolescentes e seus responsáveis.

Enquanto durar o isolamento social devido à pandemia de Covid-19, o atendimento está sendo prestado pelo telefone ou pelo WhatsApp (42) 99144-7154, em horário comercial, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nesse período, a equipe atua em regime de home office, mas mantém o cronograma de trabalho, disponível pelo telefone de plantão.

O NEDDIJ presta cerca de 200 atendimentos mensais, em média, levando-se em conta os atendimentos psicológicos, jurídicos, triagem e orientações por telefone.

A equipe é composta por duas advogadas, um psicólogo, duas bolsistas de graduação em Psicologia e duas bolsistas de graduação em Direito.

As coordenadoras são Michele da Rocha Cervo, que atua como supervisora da área de Psicologia, e a Doutora Sammidy Mendes, que trabalha como orientadora de Direito. Os demais profissionais que atuam no projeto são: Gustavo Filipowski, Lorena Matias Hurbik, Thaysa Christiny Correia e os bolsistas de Graduação, Carolina Pinheiro Silva de Almeida Prado, Julia Ribeiro, Karoline Mudre e Morgana Costa Gomes.

Endereço do NEDDIJ: Rua Coronel Pires, número 826, centro de Irati, anexo ao Centro Administrativo Municipal (CAM).