notícias

Moradores da Vila São João fazem limpeza do Rio das Antas

Grupo de amigos se reuniu e fez o trabalho no último sábado. Continuidade dos trabalhos depende de mais apoio do município

Paulo Henrique Sava 

Moradores da Vila São João se uniram e decidiram fazer a sua parte para ajudar a preservar o meio ambiente. Eles criaram o grupo “Amigos do Rio das Antas”, que fez a limpeza de um trecho do rio através de trabalho voluntário.

O serviço foi realizado no último sábado, 09. O grupo contou com apoio da Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente, que fez o transporte e deu a destinação correta para recolhimento do lixo e de embalagens. 

O voluntário João Carlos Machado, o “Zezé”, conta que o grupo encontrou vários materiais dentro do rio já no primeiro dia de limpeza.
“Tem muito lixo, pneus, roupas, televisão, cadeira, tem de tudo no rio, está feio de limpar”. 
Conforme João, cerca de 20 pessoas participaram do grupo. Ele afirma que a maior parte do material retirado do rio é de produtos recicláveis, que tem recolhimento regular em Irati. 


“É tudo lixo reciclável que, em vez de as pessoas descartarem de forma correta, estão jogando no rio”. 

O voluntário pede que as pessoas valorizem o Rio das Antas e passem a vê-lo com o olhar da preservação.

“As pessoas só lembram do rio nos momentos de tragédia, mas ninguém lembra em dias de tempo seco. É só na tragédia que o pessoal lembra do rio. É importante divulgar este trabalho, e esperamos que mais bairros se organizem e façam este mutirão para seguirmos em frente”.

A continuidade dos trabalhos depende da limpeza das cabeceiras das pontes, o que deve ser feito pelo Executivo municipal. Além disso, o grupo irá solicitar que a Prefeitura limpe as manilhas, que estão cheias de sujeira. Além disso, o esgoto de algumas casas e estabelecimentos próximos vem sendo jogado diretamente no rio, o que constitui crime ambiental.

Nossa reportagem entrou em contato com a secretária de Ecologia e Meio Ambiente, Magda Lozinski, que está em férias. Ela disse que até o momento a secretaria não tinha conhecimento da necessidade de limpeza das cabeceiras e das manilhas, e que nenhum representante do grupo foi conversar sobre o assunto após a ação. No entanto, ela afirmou que há possibilidade de que o trabalho seja realizado.

Fotos: Divulgação Amigos do Rio das Antas

Voluntários fazem a limpeza próximo a galerias no Rio das Antas

Durante o trabalho, o grupo encontrou muito material reciclável dentro do rio

Voluntários perceberam a importância de se manter o rio limpo

Continuidade da limpeza depende de mais apoio da Prefeitura Municipal