notícias

Major Joas recebe promoção e deixará comando da 8ª Companhia

Joas foi promovido a Tenente-coronel e será designado para outra função na corporação

Tenente-coronel Joas Marcos Carneiro Lins deixará comando da 8ª CIA após quatro anos de serviços prestados. Foto: Arquivo Najuá
Paulo Henrique Sava

O Major Joas Marcos Carneiro Lins, comandante da 8ª Companhia Independente de Irati, foi promovido a Tenente-coronel da Polícia Militar e deixará o comando da unidade iratiense depois de quatro anos.

A promoção aconteceu no dia 21 de abril. Com isso, Joas deve permanecer no comando da 8ª Cia até que seja designado para outra função dentro da corporação, que pode ser no comando de um batalhão ou no Estado Maior. Depois, ele deve indicar outro nome para assumir o comando em Irati.

Fui promovido pelo critério de merecimento, e é evidente que, devido a esta promoção, não ficarei mais à frente do comando da 8ª Companhia porque esta é uma unidade na qual o comando é exclusivamente de major. Não sei ainda para onde será feita a nossa classificação, mas digo que, para onde eu for, vou trabalhar da mesma forma e com o mesmo carinho com que trabalhei à frente da 8ª Companhia, cuidando da tropa, da saúde dos policiais, dos anseios, dando condições para que eles possam efetivamente prestar um serviço de excelência para a nossa sociedade, papel principal da nossa atividade de prevenção e manutenção da ordem pública através do policiamento ostensivo.


Joas diz procurou manter um trabalho alinhado com empresários, Ministério Público e a sociedade. 
Temos esta característica de estarmos sempre juntos com o empresariado, estamos sempre juntos e entrosados com o Ministério Público, o Poder Judiciário e as prefeituras. Não trabalhamos sozinhos, tudo o que foi feito foi em conjunto, desde o nosso policial mais moderno até o comandante. Trabalhamos sempre juntos nas ações bem sucedidas que tivemos ao longo destes quatro anos e foram objetos de um trabalho em conjunto. Não posso deixar de manifestar meu agradecimento aos policiais militares da 8ª CIPM e aos nossos amigos e parceiros da Guarda Municipal e outras forças de segurança que sempre nos deram apoio. 
O Tenente-coronel diz que indicará um nome para o comando que possa dar continuidade ao trabalho que está sendo realizado. Ele acredita ter cumprido seu papel e que sua promoção foi o resultado do trabalho desenvolvido. 
Fizemos a lição de casa. Trabalhamos, estudamos e corremos atrás para que esta promoção fosse efetivada. Aguardamos o decreto do governador para assinatura das promoções e a classificação. Eu ainda não sei para onde, mas pode ser uma função de comandante de batalhão ou de Estado Maior, podendo ser em Curitiba ou em comandos regionais. Vamos aguardar, mas para onde for classificado, vou trabalhar da mesma forma
Funções desempenhadas por Joas na PM

Joas chegou em Irati em março de 2016 para substituir o Major Jean Rafael Puchetti Ferreira, que passou a comandar a Escola de Cadetes na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. 

Joas é formado em Geografia e possui especialização em Segurança Pública pela Universidade Federal da Paraíba (UFP). Ele ainda possui especializações em Polícia Jurídica Militar e Gestão Pública e pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas.
O agora Tenente-Coronel entrou na Polícia Militar no dia 9 de março de 1992 como cadete. Em 1995, foi promovido a assistente oficial. Em janeiro do mesmo ano foi transferido para Guarapuava, onde atuou como 2º tenente como comandante do Pelotão de Trânsito e oficial de ligação do PROERD. Em 2001, foi transferido para Pato Branco, onde atuou nas mesmas funções.

Em 2003, foi transferido para a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), no 2º Pelotão que incluía as cidades de Irati, Guarapuava e Pitanga. Nesse tempo também foi promovido a 1º tenente. Em 2006 foi transferido para o 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), onde assumiu o cargo de oficial de logística. 

Em 2008 foi promovido a capitão e exerceu a função de profissional de planejamento. Em 2010 realizou um curso de aperfeiçoamento de oficiais na Polícia Militar da Paraíba, onde ficou 11 meses. Em 2011, ele retornou ao 16º BPM, onde assume como oficial de recursos humanos. Em 2012, ele acumula a função de Subcomandante do batalhão. Em 2014, se tornou major e assumiu definitivamente como subcomandante até ser nomeado para comandar a 8ª Cia em março de 2016. 



Em publicação nas redes sociais, Joas demonstrou alegria e emoção ao saber da promoção. Foto: Arquivo pessoal