notícias

Irati tem 15 casos suspeitos de coronavírus em investigação

Os 15 moradores em investigação aguardam resultado do exame laboratorial. Único iratiense diagnosticado com a doença já se recuperou

Da Redação


Boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Irati divulgado nesta quinta-feira, 28. Foto: Divulgação
Irati tem 15 casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) em investigação. Esses moradores tiveram amostra de exame coletada e aguardam resultado do teste laboratorial, que vai apontar se houve contaminação.

Desde terça-feira, 26, todos as pessoas que procurarem as unidades de saúde do município e que se enquadrem na definição de síndrome gripal terão o material coletado para teste. Segundo a secretária de saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, antes do novo protocolo, o teste RT-PCR somente poderia ser feito depois de sete dias da manifestação dos sintomas. Com essa nova metodologia, o número de casos em investigação aumentou durante essa semana. O boletim divulgado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica na tarde desta quinta-feira, 28, mostra que já foram notificados 290 casos de iratienses que apresentaram síndromes gripais e receberam atendimento médico. São 139 casos descartados por critério Clínico-Epidemiológico. A quantidade de testes realizados foi de 151. Desses, 135 tiveram resultado negativo e 15 aguardam resultado do exame laboratorial. O paciente diagnosticado com a doença já se recuperou.

Nos outros municípios da 4ª Regional, nenhum caso novo foi registrado no Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e também pelas secretarias municipais de saúde em seus boletins divulgado até a conclusão deste texto. Em Imbituva, mais três pessoas se recuperaram. Com isso, o município já soma 27 moradores curados. No total, 28 imbituvenses foram diagnosticados com a doença. Sendo assim, apenas um caso permanece ativo.

Imbituva teve mais três pacientes recuperados. Foto: Divulgação
Em Teixeira Soares são três casos suspeitos, 12 monitorados e 51 descartados, conforme dados divulgados pelo município na tarde de hoje, 28. Em Fernandes Pinheiro, o paciente, de 49 anos, que foi contaminado, está internado no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. Onze munícipes que realizaram exames tiveram resultado negativo. Vinte e seis pessoas que apresentaram sintomas gripais estão sendo monitoradas. Esses moradores não realizaram coleta de material para o teste. Mesmo assim, eles permanecerão 14 dias em isolamento domiciliar. Trinta e cinco casos já foram descartados por Critério Clínico-Epidemiológico. Nesta condição, os moradores também não coletaram o material, mas apresentam melhoras nos sintomas de saúde após quarentena de duas semanas.

Teixeira Soares está investigando três casos suspeitos de Covid-19. Foto: Divulgação


Em Rebouças, o último boletim divulgado pelo município na terça-feira, 26, indicava quatro casos suspeitos, 33 monitorados e 20 descartados. Os dois moradores diagnosticados com Covid-19 já se recuperaram. Já em Rio Azul, conforme dados de quarta-feira, 27, a cidade contava com três pessoas aguardando resultado do exame laboratorial. Doze munícipes estavam em monitoramento e 16 moradores que realizaram exame apresentaram resultado negativo.

Em Guamiranga, o setor de Vigilância Epidemiológica está acompanhando a evolução de um morador que apresentou sintomas suspeitos e monitorando 11 pessoas. As cidades de Inácio Martins e Mallet não divulgaram dados sobre o monitoramento de coronavírus nesta semana.

No total, a 4ª Regional de Saúde já notificou 35 casos da doença, sendo 28 em Imbituva, dois em Rebouças e Mallet, e um nos municípios de Irati, Fernandes Pinheiro e Inácio Martins. São 32 pacientes recuperados (27 em Imbituva, dois em Rebouças, um em Mallet, Irati e Inácio Martins). Rio Azul, Guamiranga e Teixeira Soares são os únicos municípios da 4ª Regional que ainda não registraram casos de Covid-19.

No boletim da SESA, a 4ª Regional registra 15 pessoas aguardando resultado do exame laboratorial. São sete moradores de Irati, cinco de Imbituva, dois de Rebouças e um de Rio Azul.

Fernandes Pinheiro zerou número de casos suspeitos. Cidade teve um paciente infectado, que segue internado em Ponta Grossa. Foto: Divulgação