notícias

Irati registra 2º caso de Covid-19

Criança de 1 ano foi infectada. Ela apresentou sintomas leves da doença e está em sua casa, segundo a secretária de Saúde de Irati

Da Redação


Foto ilustrativa
O município de Irati confirmou o segundo caso de coronavírus (Covid-19) na noite deste sábado, 30. O paciente é uma criança, de 1 ano, que apresentou sintomas leves da doença, segundo informações da Secretária de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen. Ela informou que a criança fez o teste na quinta-feira, 28, pois apresentou síndrome gripal.

“Ela está bem, em casa”, disse a secretária em mensagem repassada pela secretaria de Comunicação Social da Prefeitura.

Desde terça-feira, 26, toda pessoa notificada com síndrome gripal tem o exame encaminhado ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) ou laboratórios credenciados, conforme normativa da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Os pais não apresentavam sintomas da doença. Por isso, eles fizeram os testes somente no sábado, 30, com a confirmação do diagnóstico positivo da criança. Todos os contatos dela também estão sendo monitorados.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica também se manifestou sobre os questionamentos de algumas pessoas que solicitam a divulgação dos locais onde o paciente infectado circulou. Esse tipo de procedimento é adotado no caso do sarampo, que é transmitido de forma diferente do coronavírus. “O sarampo se transmite por aerossol e, nesse caso, as partículas podem ficar suspensas no ar por até duas horas quando o indivíduo contaminado passa por um determinado local. Já a Covid-19 se transmite por gotículas, que são partículas pesadas que, quando expelidas, caem até um metro de distância da pessoa que expeliu, ficando nas superfícies, e não suspensas no ar”, explica a Enfermeira-Chefe da Vigilância Epidemiológica, Denise Homiak Fernandes.

O boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica divulgado na noite de domingo, 31, às 22h55, mostra que já foram notificados 315 casos de síndromes gripais que receberam atendimento médico desde o mês de março (início da pandemia). 139 casos foram descartados por critério Clínico-Epidemiológico. São 176 exames realizados. Desses, 154 apresentaram resultado negativo e foram descartados por critério laboratorial. Vinte iratienses permanecem aguardando o resultado do exame e estão em investigação.

Irati já registrou dois casos de Covid-19, sendo que o primeiro paciente infectado já se recuperou. Conforme a Vigilância Epidemiológica, não há relação entre a criança e o primeiro morador de Irati diagnosticado com a doença.

A 4ª Regional de Saúde de Irati confirmou mais um caso de coronavírus neste sábado, 30. De acordo com o Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgado hoje, 30, Imbituva registrou o 30º morador infectado. Vinte e sete pessoas já se recuperam no município. No total, são seis municípios da 4ª Regional com diagnósticos da doença. São 30 casos em Imbituva, dois em Irati, Rebouças e Mallet e um em Inácio Martins e Fernandes Pinheiro, que apresenta o paciente com caso mais grave. Ele está hospitalizado há 11 dias em Ponta Grossa. Seu estado de saúde é considerado grave. Em toda a área de abrangência da 4ª Regional são 27 pessoas curadas em Imbituva, duas em Mallet e Rebouças e uma em Irati e Inácio Martins.