notícias

Irati confirma primeiro caso de coronavírus

Esse foi o 11º caso registrado na 4ª Regional de Saúde. Dois pacientes já se recuperaram

Da Redação


Imagem ilustrativa
O primeiro caso de coronavírus (Covid-19) foi confirmado em Irati na noite desta quinta-feira, 14.

Segundo informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria Municipal de Saúde, o paciente infectado é um morador do interior do município. Ele teve contato com um caso confirmado de outro município da 4ª Regional de Saúde. O iratiense passa bem e está em isolamento domiciliar por 14 dias. Os contatos dele estão sendo monitorados e acompanhados pelo setor de epidemiologia.

O município alerta que as medidas de proteção e prevenção deverão ser intensificadas. É necessário manter o distanciamento social, realizar a lavagem das mãos com frequência, usar álcool gel e máscaras. Já as pessoas que fazem parte dos grupos de risco devem permanecer em casa. “Alertamos que, se houver o agravamento da pandemia em nosso município, medidas mais duras deverão ser tomadas, entre elas, o fechamento dos serviços não essenciais”, diz a nota assinada pelo prefeito Jorge Derbli, pela secretária de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, e pela enfermeira-chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Denise Homiak Fernandes.

Em Fernandes Pinheiro, o boletim divulgado nesta quinta-feira, 14, mostra que o município tem um caso suspeito de Covid-19. Um munícipe está em análise e oito apresentaram síndrome gripal. A cidade não teve pessoas infectadas.

Esse foi o 11º caso de coronavírus registrado na 4ª Regional de Saúde. São seis notificações em Imbituva, duas em Mallet e uma nos municípios de Irati, Rebouças e Inácio Martins. Um morador de Mallet e uma mulher que reside em Inácio Martins já se recuperaram.



Ponta Grossa confirma mais dois casos de Covid-19

Em Ponta Grossa foram confirmados mais dois casos no boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) de hoje, 14. Com isso, o município sede da 3ª Regional já notificou 27 casos de coronavírus. Quinze moradores da cidade diagnosticados com a doença estão curados. Os pacientes notificados com coronavírus em Castro, Palmeira e Ivaí já se recuperaram, conforme a SESA. Foram três registros em Castro, dois em Palmeira e um em Ivaí, que está investigando o caso de uma pessoa que morreu com suspeita de Covid-19.

19 pessoas em investigação em Guarapuava

A 5ª Regional de Saúde tem 18 casos confirmados, sendo 16 em Guarapuava e dois no Pinhão, que já se recuperaram. O boletim da secretaria de Saúde de Guarapuava mostra que a cidade já descartou 408 casos com resultado negativo do exame laboratorial. Dezenove pessoas estão em investigação aguardando resultado do exame e nove já estão curadas. O município ainda contabiliza 445 guarapuavanos liberados do isolamento domiciliar e 159 monitorados em casa.

Boletim da SESA mostra mais dois infectados em União da Vitória 

Em União da Vitória, o boletim da SESA mostra dois novos casos de coronavírus. Com isso, a cidade subiu para nove infectados. Seis deles já estão recuperados. Os dados municipais revelam que o município da região Sul do Estado tem seis suspeitos, 149 descartados, sete curados e oito infectados- tratado como um caso atual, pois os outros já foram liberados da quarentena após encerrado o período de 14 dias sem sintomas da doença.

A secretaria de Saúde de União da Vitória divulgou que esse novo caso é um paciente adulto que mora na cidade, mas trabalha em outro município. A faixa etária e sexo não foram divulgados. Ele passa bem e está em isolamento domiciliar.

O morador de União da Vitória procurou o hospital São Braz, em Porto União/SC, assim que sentiu os primeiros sintomas da doença. Lá, foi coletado o material para os exames, que confirmaram a contaminação.

Paula Freitas notifica 1º caso de coronavírus

A 6ª Regional ainda tem dois casos confirmados em General Carneiro, que constam no Informe Epidemiológico da SESA, e um de Paula Freitas, que foi divulgado hoje pela secretaria Municipal de Saúde. “O paciente já estava isolado em seu domicílio, paciente que não tem sintomas graves, então não precisou de hospitalização. Os dados do informe epidemiológico do Estado são atualizados às 15 h. Esse caso foi após esse horário, portanto, só vai aparecer a partir de amanhã [sexta-feira, 15], essa atualização”, segundo o secretário de Saúde de Paula Freitas, Jociel Wacilkoski, que gravou um vídeo falando sobre o assunto.

O morador de Paula Freitas também passa bem e está em isolamento domiciliar. A cidade ainda tem 13 casos monitorados, 14 registros de alta do monitoramento e dois casos descartados, segundo o boletim municipal.

Jociel solicita as pessoas que apresentarem sintomas gripais para entrarem em contato nas unidades de saúde, por telefone, para evitar o contato com outras pessoas. O telefone do posto do centro é 3562-1165 e da unidade da Rondinha 3562-2083. “Para que dessa forma a gente possa organizar melhor o atendimento desse paciente na unidade evitando se for o caso a proliferação do vírus”, afirma o secretário.

Paraná passa de 2 mil casos 

A SESA confirmou mais duas mortes e 69 novos casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no Paraná. No total, o Estado registra 2.063 casos e 119 óbitos em decorrência da doença. As vítimas estavam internadas e residiam em Paranavaí e Curitiba. Eles tinham 85 e 80 anos, respectivamente.

No Paraná, 165 dos 399 municípios registraram pelo menos uma pessoa contaminada. Já são 45 cidades com registros de óbitos. São 1.449 recuperados (70,2% do total de infectados com coronavírus no Estado). A taxa de letalidade é de 5,8%. São 171 pessoas internadas, sendo 93 em enfermarias e 78 em UTIs.

Os casos confirmados hoje, 14, foram nas cidades de: Agudos do Sul (3), Alvorada do Sul (1), Ampére (1), Araucária (1), Barracão (1), Cambé (1), Campina Grande do Sul (1), Cascavel (5), Cidade Gaúcha (2), Colombo (3), Curitiba (11), General Carneiro (1), Imbituva (5), Iretama (1), Itaipulândia (1), Kaloré (1), Londrina (3), Mallet (1), Mamborê (1), Maringá (2), Paranaguá (5), Pinhais (1), Piraquara (2), Ponta Grossa (2), Prado Ferreira (1), Querência do Norte (1), Quitandinha (1), Ribeirão do Pinhal (1), São José dos Pinhais (2), Umuarama (5) e União da Vitória (2).

Brasil contabiliza mais de 200 mil pessoas infectadas

O Brasil já tem mais de 200 mil pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus. O número de mortes, segundo levantamento do portal G-1, era de 13.999, até a conclusão desta reportagem. Foram 844 óbitos confirmados nas últimas 24 horas. A taxa de letalidade é de 6,9%. 2 mil óbitos estão em investigação. O governo divulgou que 109.446 pacientes (53,9%) estão em acompanhamento e 79.479 (39,2%) já se recuperaram da doença.