notícias

Inácio Martins e Rebouças recebem caminhões-pipa

Veículos serão utilizados para atender agricultores prejudicados pela estiagem e auxiliarão na limpeza e desinfecção de vias urbanas e no combate a incêndios

Paulo Sava


Inácio Martins e Rebouças receberam caminhões-pipa entregues para 20 municípios do Paraná pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Governo do Paraná. Segundo informações da Agência Estadual de Notícias (AEN), estes veículos serão utilizados no abastecimento de água, combate a incêndios e principalmente na higienização de ruas e calçadas próximas a hospitais.

No total, o investimento é de R$ 4,1 milhões oriundos do IAT e de emendas parlamentares. Cada veículo custou R$ 207.575 aos cofres do Estado. “Estamos passando por um momento muito crítico, na qual a falta de chuva prejudica nossos reservatórios e colabora para ocorrências de incêndios ambientais”, disse o secretário Márcio Nunes à AEN. “Esses caminhões farão grande diferença para os municípios”, acrescentou.

A entrega dos veículos aconteceu na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, na semana passada. Os prefeitos tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de funcionamento dos veículos. “O caminhão tem jato de água na frente e atrás para ajudar na limpeza pública. Na lateral contém uma bomba para abastecimento de reservatório e caixa d’água. E em cima do tanque tem uma bomba com jato d’água para combate de pequenos incêndios”, explica o gerente administrativo do IAT, Dahir Elias Fadel Junior.

O prefeito de Inácio Martins e presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), Júnior Benato, ressalta que o caminhão será utilizado para abastecer os reservatórios de água das comunidades, afetadas pela estiagem mais forte dos últimos 30 anos. “Nossos postos de saúde estão com água escassa através de fontes. Temos poços artesianos perfurados, mas ainda não foi feita a conclusão da instalação deles”, frisou.

Além do abastecimento de água para as comunidades, o caminhão poderá ser utilizado para combater incêndios, uma vez que as unidades do Corpo de Bombeiros mais próximas do município ficam em Irati e Guarapuava. O veículo também fará a limpeza das vias urbanas do município. “Ele tem todos os equipamentos, como mangueira própria do Corpo de Bombeiros para combate de incêndios, e também faremos um treinamento com o nosso pessoal que está pré-agendado para esta semana com o próprio Corpo de Bombeiros. O caminhão fará também a limpeza de vias urbanas. É um veículo bem versátil, bem completo, que vai ajudar muito o município de Inácio Martins nestes requisitos, inclusive na recuperação de estradas rurais em períodos secos. Quando se reconstroem as estradas em períodos que o cascalho não assenta, o caminhão pode molhar o pavimento para que ele seja compactado com o rolo compactador”, pontuou.


O município de Rebouças também recebeu um caminhão-pipa através de emenda do Deputado Estadual Luiz Cláudio Romanelli.

A prefeitura informa que o veículo vai prestar auxílio aos produtores que estão sofrendo com a estiagem. O caminhão também será utilizado nas ações de limpeza e desinfecção contra o coronavírus e no combate a incêndios.