notícias

Imbituva tem 14 casos confirmados de coronavírus

Somente nesta quinta-feira, 14, foram confirmados 8 novos casos no município


Imbituva tem o maior número de casos de Covid-19 entre os municípios da 4ª Regional de Saúde. Foto: Prefeitura Municipal de Imbituva
Da redação

Imbituva registrou mais 8 casos de coronavírus (Covid-19) nesta quinta-feira, 14. Somados aos outros 6 confirmados anteriormente, o município passou a contabilizar 14 pacientes infectados com o vírus, registrando o maior número de casos confirmados entre os municípios da 4ª Regional de Saúde, que tem até agora 19 pacientes diagnosticados com a doença. Mallet (2), Irati (1), Inácio Martins (1) e Rebouças (1) também tiveram casos.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, 15, a Secretaria Municipal de Saúde de Imbituva informou que 13 deles foram identificados através do teste rápido, fornecido e validado pelo Ministério da Saúde, e um foi por critério clínico-epidemiológico.

Os casos confirmados foram os seguintes:

- Homem de 59 anos com sintomas acentuados, está evoluindo com melhora e esteve em observação no Pronto Atendimento Municipal;

- Homem de 45 anos com sintomas mais acentuados. Ele está evoluindo com melhora, mas não precisou de internação;

- Mulher de 42 anos que segue com melhora e não foi internada;

- Homem de 27 anos que teve sintomas leves e se recupera bem;

- Mulher de 25 anos com sintomas leves. Ela se recupera bem;

- Criança de 04 anos que teve sintomas leves e se recupera bem;

- Mulher de 38 anos com sintomas leves. Ela se recupera bem;

- Mulher de 20 anos com sintomas leves e boa recuperação;

- Adolescente de 17 anos com sintomas leves e boa recuperação;

- Mulher de 23 anos com sintomas leves, caso recuperado;

- Homem de 35 anos com sintomas leves, caso recuperado;

- Criança de 11 meses com sintomas leves, caso recuperado;

- Homem de 32 anos com sintomas leves, caso recuperado;

- Mulher de 23 anos com sintomas leves, caso recuperado.

Dos casos que ainda estão em investigação, dois foram descartados e outros dois aguardam resultado de exames feitos pelo Laboratório Central do Estado (LACEN). Outros 10 pacientes estão sendo monitorados, mas ainda não realizaram exames.
Continuamos monitorando várias pessoas, entre pacientes com quadro de Síndrome Gripal que consultam nas unidades de saúde e Pronto Atendimento e contatos dos casos confirmados de Covid-19”, diz um trecho do comunicado. 
A secretaria informa que todos os casos, confirmados e em investigação, têm ligação entre si. Apenas uma pessoa que não tinha ligação com os casos positivos testou negativo para o coronavírus. 


Em nota, a pasta informa que não revela os nomes dos pacientes porque o código de ética prevê que estes dados devem ser preservados e mantidos sob sigilo. Todas as pessoas que tiveram contato direto com casos confirmados da Covid-19 estão sendo informadas da situação, permanecendo isoladas e sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça as orientações de prevenção, como isolamento social, lavagem das mãos, uso de álcool gel e o uso obrigatório de máscaras ao sair de casa”, afirmou a secretaria, em nota.
Fazemos um apelo à população, que se precisar ir ao comércio, que seja apenas uma pessoa da família, pois apesar de constar a recomendação em decreto, famílias inteiras insistem em circular pelas ruas, entrando em mercados, lojas, farmácias, desrespeitando as leis e ao próximo. O vírus está em transmissão comunitária em nossa cidade, portanto devemos ter o máximo de cuidado e precaução”, finalizou.



Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, Secretaria de Saúde de Imbituva divulgou novos casos de Covid-19. Foto: Divulgação