notícias

Imbituva confirma quatro novos casos de Covid-19

Cidade já registrou 23 pessoas infectadas, sendo que 16 pacientes se recuperaram

Rodrigo Zub


Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Imbituva atualizado nesta quinta-feira, 21. Foto: Divulgação
A secretaria de Saúde de Imbituva confirmou quatro novos casos de coronavírus (Covid-19) nesta quinta-feira, 21. O boletim Epidemiológico atualizado pelo município registra um total de 23 pessoas infectadas com a doença na cidade. São 16 moradores recuperados e sete que apresentam sintomas e estão em isolamento domiciliar.

Um dos novos casos é de um homem, de 65 anos, com sintomas moderados. Ele está em casa recebendo monitoramento das equipes de saúde. Outra paciente contaminada é uma mulher, de 58 anos, que apresentou sintomas leves e está sendo acompanhada em casa. Duas crianças também foram diagnosticadas com Covid-19. Uma delas de 6 anos teve sintomas leves e está se recuperando. A outra criança, de 5 anos, sentiu sintomas leves e já está recuperada, segundo a secretaria Municipal de Saúde. Esse caso foi identificado através de um teste rápido validado pelo Ministério da Saúde apenas para confirmação do diagnóstico. No entanto, a secretaria de Saúde esclarece que essa criança já encerrou o período de quarentena de 14 dias.

Ainda conforme a secretaria de Saúde, todos os imbituvenses que tiveram coronavírus têm relação com o primeiro caso, que é um dos 16 pacientes recuperados no município. “A Secretaria de Saúde, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, reforçam a necessidade do isolamento social e também das medidas de higiene (lavar as mãos, uso de álcool gel e máscara), a fim de controlar a circulação do vírus em nosso município”, solicita o município em publicação em sua página no Facebook.

A partir de ontem, 20, entrou em vigor em Imbituva o decreto que determina a suspensão das atividades não essenciais do comércio por dez dias.

Em vídeo postado no Facebook da prefeitura de Imbituva na quarta-feira, 20, a coordenadora da Vigilância Sanitária de Imbituva, Marilaine Wiezbicki, disse que a medida foi adotada para diminuir o ciclo de transmissão do vírus.


“Como que vamos conseguir isso? Através do isolamento social. O fechamento, a suspensão de determinadas atividades nada mais é para contribuir com o isolamento social. A partir do momento que nós pedimos para as pessoas ficarem em casa, onde algumas atividades são suspensas, é para não ter motivo para a população circular e haver essa transmissão indesejável do vírus. É uma forma de quebrar esse ciclo de transmissão”, relatou Marilaine.

Com as novas confirmações de Covid-19 em Imbituva, a 4ª Regional de Saúde contabiliza 29 casos confirmados da doença. São 23 pessoas infectadas em Imbituva, duas em Mallet e uma nas cidades de Irati, Fernandes Pinheiro, Rebouças e Inácio Martins. O total de recuperados é de 18, sendo 16 em Imbituva, um em Mallet e um em Inácio Martins.