notícias

Imbituva confirma 29º caso de Covid-19

Município conta com dois casos ativos e 27 recuperados. Última paciente diagnosticada com a doença apresentou sintomas leves e está em isolamento domiciliar

Da Redação


Boletim Epidemiológico da secretaria de Saúde de Imbituva divulgado hoje, 29. Foto: Divulgação
Imbituva confirmou um novo caso de coronavírus (Covid-19) na manhã desta sexta-feira, 29. Segundo informações da secretaria Municipal de Saúde, a mulher, de 56 anos, apresentou sintomas leves e está em isolamento domiciliar desde sábado, dia 23, data que foi realizada a coleta para o exame.

No total, 29 imbituvenses foram diagnosticados com a doença e 27 já se recuperaram. Sendo assim, a cidade conta com dois casos ativos.

Em Fernandes Pinheiro, o morador infectado permanece internado no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. De acordo com a Secretária de Saúde, Emanuelle de Matos, o paciente continua entubado, mas apresentou melhoras em seu quadro clínico nesta sexta-feira, 29, que completou dez dias de internamento em Ponta Grossa. Ele permaneceu mais quatro dias na Santa Casa de Irati antes de ser transferido para a unidade de referência para atendimento da Covid-19 na região dos Campos Gerais. “Ontem [quinta-feira, 28] teve uma piora no quadro e hoje [sexta] teve uma reação positiva, mas não teve alta. [Também] estamos com nove casos suspeitos que foram coletados os testes hoje e aguardamos o resultado até terça-feira”, relata a secretária.


Fernandes Pinheiro ainda apresenta 11 casos descartados laboratorialmente com resultado negativo do exame e 23 moradores monitorados em isolamento social por 14 dias depois de apresentarem sintomas gripais. Trinta e nove casos foram descartados por critério epidemiológico. Nesta condição, a pessoa não sentiu sintomas da doença após duas semanas em quarentena.

Em Teixeira Soares, o boletim atualizado da secretaria de Saúde mostra que o número de moradores suspeitos subiu de três para cinco. A cidade não teve pessoas infectadas. São 14 casos monitorados e 51 descartados.

Teixeira Soares não teve casos diagnosticados de Covid-19 até essa sexta-feira, 29. Foto: Divulgação

Em Fernandes Pinheiro, nove moradores aguardam resultado do exame laboratorial. Foto: Divulgação

Em Irati, o boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológica divulgado nesta sexta-feira, 29, mostra que o município notificou 298 pessoas com síndromes gripais que receberam atendimento médico desde o início da pandemia. 139 casos foram descartados por critério Clínico-Epidemiológico. O número de testes realizados foi de 159. Desses, 142 casos foram descartados por critério laboratorial com resultado negativo do exame. São 16 iratienses em investigação. Eles tiveram amostra coletada e aguardam resultado dos exames que são realizados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) e outros estabelecimentos credenciados. O paciente infectado com coronavírus em Irati já se recuperou.

Em vídeo divulgado pela Secretaria de Comunicação, o prefeito Jorge Derbli agradeceu a população que está cumprindo as medidas sanitárias e decretos municipais que visam evitar o contágio. “Nenhum caso a mais chegou a ser confirmado em Irati, a não ser aquele único que já está recuperado. Temos ainda 16 casos em investigação. Mas todos estão fazendo a sua parte e, certamente, não teremos novos registros em Irati. Graças à esta compreensão de todos, seguindo as normas de segurança e obedecendo aos decretos municipais, isso tem ajudado muito a mantermos esta situação favorável”, avaliou Derbli.

Mallet teve o segundo paciente curado de coronavírus, conforme o Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgado nesta sexta-feira, 29. Com isso, os dois malletenses diagnosticados com a doença se recuperaram. Em Rebouças, as duas pessoas contaminadas também finalizaram o período de recuperação e já podem retornar a rotina normal. Os municípios de Guamiranga e Rio Azul não tiveram casos confirmados de Covid-19. Em Inácio Martins, a única moradora que foi infectada já se curou.

Com os dados atualizados hoje, 29, a 4ª Regional já registrou 36 casos de Covid-19. São 29 diagnósticos em Imbituva, dois em Rebouças e Mallet, e um nos municípios de Irati, Fernandes Pinheiro e Inácio Martins. São 33 pacientes recuperados (27 em Imbituva, dois em Rebouças e Mallet e um nos municípios de Irati e Inácio Martins). Desta forma, os três casos ativos são de dois imbituvenses e do morador de Fernandes Pinheiro hospitalizado em Ponta Grossa.

Paraná registra 253 casos e quatro óbitos

No Paraná, a SESA confirmou mais 253 casos e quatro óbitos em decorrência do coronavírus. No total, o Estado já registrou 4.236 confirmações de diagnóstico de Covid-19 e 173 mortes. Um caso foi excluído do monitoramento porque foi registrado em duplicidade. São 317 pacientes internados, sendo 127 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 190 leitos de enfermaria. A quantidade de pacientes recuperados é de 1.863, o que corresponde a 44% do total de infectados. A taxa de letalidade é de 4,1%. A média de ocupação entre os leitos de todo o Paraná para tratamento da Covid-19 é de 41% em UTI adulto, 27% em enfermaria adulto, 24% em UTI pediátrico e 7% em leitos de enfermaria pediátrica.

Taxa de ocupação das UTIs do Hospital Regional é de 80% 

No Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, a taxa de ocupação é de 80% na UTI adulto e 16% nos leitos clínicos. Nos leitos de UTI ocupados, são dois pacientes de municípios da região dos Campos Gerais notificados com Covid-19, dois suspeitos da doença que não residem em Ponta Grossa e quatro casos descartados, sendo um de Ponta Grossa e três de cidades da região. Os quatro leitos clínicos por duas pessoas diagnosticadas com a doença (uma de Ponta Grossa e outra que mora na região), um caso suspeito de coronavírus que reside em Ponta Grossa e um descartado.

Os quatro óbitos registrados no boletim da SESA desta sexta-feira, 29, ocorreram em Terra Rica (1) e Curitiba (3). No Paraná, 236 cidades registraram pelo menos um caso de Covid-19. Em 71 municípios há registro de óbitos. Apenas a 4ª e 5ª Regionais de Saúde não têm mortes em consequência da infecção pelo Sars-CoV-2.

Brasil passa Espanha no número de mortes pelo novo coronavírus

Até a noite desta sexta-feira, 29, haviam sido registradas 27.944 mortes e 468.338 casos de coronavírus no País. Com 1.124 mortes confirmadas entre quinta, 28, e sexta-feira, 29, o Brasil tornou-se o quinto país com mais vítimas da doença no mundo, ultrapassando a Espanha no total de mortes (27.121 óbitos), segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Segundo o balanço mais recente do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 26.928 novos diagnósticos nas últimas 24 horas e agora soma 465.166 casos confirmados de covid-19 em todo o território. O Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de casos confirmados da doença, atrás dos Estados Unidos.